5 Vantagens do SaaS para Pequenas Empresas
O SaaS surge para as pequenas empresas como a oportunidade para a criação de novos negócios em plena época de Transformação Digital.
O SaaS, caso você ainda não saiba, é a definição de Software como Serviço ou Software as Service, e atende de forma especial uma forte necessidade que abrange grande parte das pequenas empresas. A resolução de problemas ligados à gestão e produtividade através da otimização de gastos.
Mas antes de começarmos a descrever as vantagens do SaaS para pequenas empresas quero combinar uma coisa com você, por alguns instantes tire da cabeça que a principal vantagem do SaaS é a redução de custos. Mesmo sabendo que essa é uma das vantagens mais conhecidas nesse modelo de distribuição de serviço.
O objetivo desse artigo é ir além e mostrar que a diminuição de despesas será uma consequência de vários benefícios associados. Então vamos seguir juntos na leitura do post.
O SaaS tem relação direta de como criar oportunidades de negócios
Você concorda comigo que se o objetivo das pequenas empresas for apenas reduzir custos elas não necessariamente precisam de adotar o modelo SaaS? Uma redução do quadro de funcionários, corte nas despesas básicas e outras ações bem conhecidas seria o caminho para resolver o problema de gastos, certo?
É por isso que estamos te pedindo para deixar a redução de custos de lado, por enquanto. Na verdade, o SaaS surge como um conjunto de benefícios que, quando adotados de forma planejada, cria oportunidades de negócios para as empresas de pequeno porte em diferentes segmentos.
São vantagens que beneficiam a gestão do negócio e aumentam a produtividade em um segmento de mercado que fica a cada dia mais competitivo.
O empreendedorismo através dos pequenos negócios, e você sabe mais do que ninguém disso, surge em um momento em se busca o reaquecimento da economia e como alternativa para o desemprego e por essa razão o SaaS converge para essa necessidade de se manter competitivo.
Então, vamos entender quais são as vantagens do SaaS para pequenas empresas.
1. O SaaS otimiza o uso de recursos de tecnologia
O SaaS elimina a necessidade das pequenas empresas instalarem e executarem aplicativos em seus próprios computadores. Isso elimina, por exemplo, as despesas de aquisição e manutenção de hardware, bem como licenciamento, instalação e suporte de software.
2. Pagamentos flexíveis para uso dos serviços de software
Ao invés de comprar um software de gestão ou operacional, e consequentemente um hardware adicional para suportá-lo, os clientes assinam uma oferta de SaaS. Geralmente, eles pagam por um serviço mensal usando um modelo de pagamento conforme o uso.
A transição dos custos para uma despesa operacional recorrente permite que muitas empresas exerçam um orçamento melhor e mais previsível. Os usuários também podem encerrar as ofertas de SaaS a qualquer momento para interromper esses custos recorrentes.
3. Acessibilidade no uso dos recursos ofertados pelo SaaS
Como os aplicativos no modelo de SaaS são entregues pela Internet, os usuários podem acessá-los a partir de qualquer dispositivo e local com acesso à Internet. Essa vantagem possibilita por exemplo, a agilidade de utilizar recursos móveis por parte do time externo da empresa.
Basicamente será utilizado um navegador ou aplicativo específico e uma conexão que possam garantir recursos online
4. Uso escalável de recursos
Os serviços na nuvem, a exemplo do SaaS, oferece alta escalabilidade. Isso quer dizer que os clientes têm a opção de acessar mais ou menos serviços ou recursos conforme a demanda.
Para pequenas empresas esse vantagem possibilita, por exemplo, adotar soluções de software conforme o crescimento acontece.
Na prática, podemos pensar adotar uma solução de ERP, na gestão de uma organização, com um número reduzido de usuários e seu aumento acontecerá conforme o sucesso dos resultados ou ainda de acordo com o período no ano onde ocorrem as maiores demandas.
5. A redução da responsabilidade quanto atualizações das versões de software
Percebeu que cada vantagem descrita tem uma relação direta com a redução de custos? São recursos associadas ao SaaS que resultam na convergência de soluções de tecnologia de ponta e na otimização nos gastos de aquisição e manutenção.
Assim voltamos a vantagem inicial, otimização de recursos financeiros. A economia feita com o uso do SaaS permite que as pequenas empresas possam direcionar seus investimentos ao core business, ou seja, ao que realmente importa para o negócio: a gestão, as operações, a capacitação de funcionários, entre outros.
Existem soluções SaaS que podem ser aplicados nos diferentes departamentos de uma pequena empresa, a exemplo de softwares para e-mail, gerenciamento de vendas, ERP, CRM, gerenciamento financeiro, recursos humanos, faturamento, ferramentas de colaboração, etc.
O SaaS pode se tornar um grande desafio se não existir um planejamento correto
Adotar o modelo SaaS em pequenas organizações pode ser uma tarefa fácil em virtude da flexibilidade que empresas desse porte possui para aderir a mudanças, característica um pouco mais complicada para empresas de médio e grande porte.
Porém, é preciso bom planejamento e um fornecedor confiável. Migrar para o SaaS requer dois importantes aspectos a serem observados.
O primeiro deles tem relação com a confiança em fornecedores externos para fornecer e manter em funcionamento as principais soluções de software adotadas pelas organizações.
Outro ponto importante diz respeito à necessidade de ter um ambiente seguro para os dados da empresa. Provedores que enfrentam interrupções de serviço, impõem impactos indesejadas na ofertas de serviços.
Experimentar uma violação de segurança ou qualquer outro problema pode ter um efeito profundo na capacidade dos clientes de usar todo o potencial de serviço do SaaS. Como resultado, os usuários devem entender o contrato de nível de serviço do provedor de SaaS e garantir que ele seja aplicado.
Os próximos passos
Agora que você conheceu as principais vantagens do SaaS está na hora de iniciar seu projeto de migração. Duas dicas são importantes nesse momento: fazer uma análise detalhada dos objetivos que devem ser alcançados com a migração e procurar por um especialista para orientar sobre o planejamento e execução do projeto.
Boa sorte e conte com a gente!
Compartilhe esse conteúdo:
1 Comments
Prazer em conhecê-los