Indicadores de Desempenho, Balanced Scorecard e Sistema de Gestão Empresarial
Balanced Scorecard: O que é?
O “Balanced Scorecard – BSC” é uma metodologia de medição de gestão de desempenho. Define a estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão de qualidade.
O BSC deve ser implementado e acompanhado através de um sistema de gestão empresarial (ERP) e indicadores de desempenho (KPI – Key performance indicators).
Os sistemas tradicionais destacavam somente indicadores financeiros, o Balanced Scorecard abrange mais itens:
• Indicadores financeiros e não financeiros
• Objetivos de curto e longo prazos
• Indicadores de ocorrência e tendência
• Aspectos internos e externos da organização
Metodologia de Gestão Estatégica do Balanced Scorecard
Esta metodologia de gestão estratégica é baseada em 4 perspectivas:
1. Financeira: Para ter sucesso financeiramente, como nós devemos aparecer para nossos investidores? Por exemplo: Ter planejamento estratégico e orçamento empresarial como ferramenta de gestão.
2. Clientes:Para alcançar nossa visão, como devemos ser vistos pelos clientes? Por exemplo: satisfazer 90% dos clientes, retorno de visitas em 50% dos clientes, atingir anualmente 30% dos clientes, aumentar penetração no mercado, etc.
3. Processos Internos: Para satisfazer os clientes, em quais processos devemos nos sobressair? Por exemplo: obter excelência em serviços, reduzir o custo operacional, alternativas de interação com clientes, etc.
4. Aprendizado e Crescimento: Para alcançar nossa visão, como sustentar a habilidade de mudar e progredir? Por exemplo; reduzir turnover de funcionários, obter 90% de satisfação interna, incrementar capacitação de funcionários, incrementar o comprometimento dos funcionários à missão da empresa, etc.
Esta metodologia é fantástica, pois com estas perguntas já se inicia uma mudança de postura, começando a enxergar a empresa pela ótica do cliente, de fora para dentro.
Ao colocar em ação estas questões, pode acontecer uma verdadeira revolução na empresa, pois serão revistos processos, adotadas novas posturas e mudanças na gestão empresarial. Todas estas ações são benéficas, pois é um roteiro para colocar a casa em ordem.
Medidores de Desempenho:
Se um evento, uma atividade, uma nova implementação não pode ser medida, consequentemente não pode ser controlada. Na fase de planejamento deve-se pensar em como medir a atividade, é uma parte fundamental de qualquer novo projeto.
Com a medição adequada, a atividade pode ser gerenciada, saber onde seu curso poderá ser ajustado. Devemos formular perguntas que nos ajudem a definir quais processos devem ser monitorados. Estas perguntas devem ser abrangentes para termos uma visão contínua de todo o processo crítico:
• Por que medir? Avaliar progresso na implementação da estratégia e melhoria dos processos.
• Onde medir? Começo, meio e fim do processo próximo às atividades.
• Quando medir? Tão logo a atividade seja realizada – frequência coerente com o ciclo do negócio.
• O que medir? Eficiência, eficácia e adaptabilidade.
Sistema de Gestão Empresarial (ERP)
A implantação de um sistema de gestão empresarial (ERP) integra todos os processos operacionais executados pelos diversos departamentos de uma empresa, elimina os retrabalhos, padroniza os processos e armazena todas as informações num único banco de dados.
Desta forma, o sistema de gestão integrada possibilita a obtenção de dados atualizados em tempo real e confiáveis. É hora de saber utilizar as informações, é hora de saber interpretar os dados e transformar as informações em uma vantagem competitiva.
Uma coisa é obter os dados, ter acesso às informações, ter conhecimento. Outra coisa é transformar o conhecimento em uma habilidade, em uma ferramenta prática. Uma das formas é transformar os dados em indicadores para facilitar a visualização e análise para a correta interpretação das mudanças que estão ocorrendo no mercado.
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Conclusão:
Implementar o Balanced Scorecard (BSC) associado com a gestão empresarial (ERP) é o inicio de um processo muito importante que pode mudar o curso de sua empresa.
Autor: Theodoro Versolato Júnior
Consultor em contabilidade e planejamento econômico, com especialização em contabilidade internacional – IFRS pela Trevisan Escola de Negócios e contabilidade gerencial pela Universidade de São Caetano do Sul.
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