4 Benefícios de um Software ERP para Distribuidoras
Com um Software ERP para Distribuidoras, a empresa consegue crescer com estrutura enxuta e eficiente, tornando o processo de vendas extremamente ágil e o controle de estoque otimizado e inteligente, com foco em atender a demanda sem perder vendas ou gerar estoques em excesso.
Um saudoso professor de Comércio que tive na faculdade dizia “o segredo do comércio é comprar bem, se comprar bem pode vender com lucro”. Esta frase sintetiza bem todos os benefícios de um sistema para distribuidoras. Além dos benefícios comuns a todas as empresas que adotam um ERP, como facilitar, agilizar e dar velocidade às operações diárias, um software para distribuidoras traz os seguintes principais benefícios:
1. Aumento da Produtividade e Redução de Custos com Informações Atualizadas e Confiáveis em Tempo Real
É difícil imaginar uma distribuidora operar sem um sistema de vendas integrado a compras e controle de estoques. Imagine uma cena de uma antiga loja de “secos e molhados” em que o balconista saia para ir no fundo da loja, com a lista de compras do cliente para verificar se tinha o produto no estoque.
Agora, pense como seria transpor esta cena para os dias atuais? Com a dinâmica exigida no mundo dos negócios, a quantidade e diversidade de itens no estoque, enorme volume de consultas, orçamentos e transações realizadas diariamente?
A conclusão óbvia é que seria impossível uma empresa distribuidora sobreviver num cenário assim, sem as informações atualizadas em tempo real na tela do computador do vendedor. Assim, o maior benefício do ERP, sistema integrado para distribuidoras é disponibilizar informações atualizadas em tempo real e possibilitar a tomada de decisões rápidas e certeiras.
2. Facilita a reposição de mercadorias para não perder as vendas
Não deixar faltar estoque é um dos segredos do êxito de uma distribuidora. Geralmente os clientes quando procuram uma mercadoria querem para pronta entrega. A falta de um item por falta de estoque pode levar a perder a venda de todos os demais itens do pedido.
Uma das atribuições fundamentais de um sistema para distribuidora é notificar a necessidade de reposição, com tempo hábil para comprar, repor o produto, sem deixar faltar.
A aritmética para poder formular um aviso de reposição necessita das seguintes informações:
a) Quantidade média de vendas por dia;
b) Saldo em estoque;
c) Número de dias necessários para processar as compras;
d) Prazo de entrega do fornecedor;
e) Número de dias de margem de segurança;
f) Disponibilidade financeira para determinar quanto comprar;
Com as cinco informações iniciais em mãos é possível calcular e emitir um aviso de reposição de mercadoria. Junto com as informações financeiras atualizadas em tempo real, torna viável realizar uma boa negociação de compra: Comprar quantidade certa, com o menor preço e melhor prazo.
3. Melhorar o Relacionamento com os Clientes e Aumentar as Vendas
Adotar um slogan “Cliente em primeiro lugar”, não torna nenhuma empresa distribuidora líder do seu mercado de atuação. Ter o discurso “cliente em primeiro lugar”, mas não conseguir identificar o cliente quando este entra em contato para realizar uma compra, significa que a empresa mal sabe quem é o cliente de fato.
Já imaginou entrar numa loja que concede desconto a clientes e quando solicitar o desconto no caixa, o balconista te informar que é necessário provar que se é cliente? Você considera que isso seja colocar em prática o discurso de “cliente em primeiro lugar”? É exatamente para dar o suporte necessário e não deixar acontecer um fato tão negativo, que existe o sistema de gestão de relacionamento com clientes, o CRM.
Relacionar com clientes significa resumidamente solucionar alguma dificuldade, necessidade do cliente e proporcionar um alívio, uma felicidade. Quando o cliente entra em contato, o que ele mais quer é obter uma resposta que o faça feliz, no menor tempo possível. Relacionar bem com clientes significa apresentar uma resposta rápida e correta.
É este o principal benefício do CRM para gestão de relacionamento com clientes, módulo que faz parte de um bom Software ERP para distribuidoras. Em resumo, o CRM fornece os recursos necessários para os colaboradores exercerem na prática o bom relacionamento com os clientes.
4. Controle de Estoques Confiável e Inteligente para Eliminar Desperdícios de Dinheiro, Espaço e Mão de Obra
A atualização do estoque no momento da venda de um produto proporciona a segurança necessária para dar suporte ao bom atendimento comercial. Significa que o estoque disponível para venda é real. Na prática, isso significa atender o cliente dentro do prazo. E como todos sabem, um cliente satisfeito é o cliente que volta a comprar no futuro.
Além disso, o módulo de Controle de Estoque do ERP para distribuidoras integra com o sistema de compras, o que na prática significa ter em mãos a informação de quanto e quando determinado produto vai estar disponível no estoque. Essa é informação vital para não desperdiçar vendas, mesmo não tendo a disponibilidade imediata. Perder uma venda por falta de informação é o pior desperdício comercial.
Além disso, com o controle de estoques em dia e com dados documentados de vendas médias individuais de cada produto pode-se configurar os limites corretos do estoque mínimo e estoque máximo. São parâmetros fundamentais para eliminar o desperdício de dinheiro imobilizado no estoque e desperdício de espaço ocupado pelo produto estocado, dificultando a separação de mercadorias vendidas.
Então, o que você está esperando?
Agora que você já conhece todos os benefícios de um Software ERP para sua empresa de distribuição, aproveite para conhecer a solução OTK para o segmento de distribuidoras.
Gostou do conteúdo? Então não deixe passar a oportunidade de entrar em contato com nossa equipe para tirar suas dúvidas e também testar nosso software de controle de estoque, o OTK Web.
Compartilhe esse conteúdo: