Como Fazer um Planejamento Financeiro para sua Empresa Crescer
Está preocupado com o futuro do seu negócio? Uma estratégia indispensável é montar seu planejamento financeiro para ter mais segurança do crescimento da empresa. Veja como montar o seu!
Com as muitas funções que os empresários assumem, muitas vezes é difícil encontrar tempo para sentar e focar nos planos financeiros da empresa. No entanto, aprender como fazer um planejamento financeiro empresarial é crucial para o crescimento e sucesso futuros.
O desenvolvimento e o uso de um plano financeiro permitem visualizar as áreas em que os recursos são mais necessários para o crescimento dos negócios, como marketing, expansão ou desenvolvimento de produtos. Sem essa visão, as decisões de negócios se tornam mais arriscadas e as empresas podem acabar perdendo grandes oportunidades.
As metas pessoais e comerciais devem ser separadas, e o mesmo vale para as finanças pessoais e comerciais. No entanto, ambos são igualmente importantes e um afetará o outro. Ao administrar um negócio, pode ser muito fácil negligenciar objetivos pessoais. É por isso que é essencial definir planos financeiros separados para o lado comercial e pessoal da vida.
Continue lendo o post para entender melhor como aplicar essa solução em sua empresa e alavancar no mercado. Confira!
O que é planejamento financeiro empresarial?
O planejamento financeiro analisa custos e receitas atuais e cenários futuros para ajudar a determinar o melhor plano de ação. Ele toca todos os aspectos de uma organização, incluindo folha de pagamento, treinamento da força de trabalho, marketing, inventário e pesquisa e desenvolvimento.
Essa estratégia abrangente demonstra o compromisso de uma empresa com práticas comerciais sólidas – uma capacidade contínua de cumprir obrigações financeiras e gastar com sabedoria. Isso pode incentivar investidores externos e aumentar a probabilidade de sucesso em longo prazo.
No entanto, muitas empresas ignoram o planejamento ou não prestam atenção suficiente a ele. Em alguns casos, eles podem achar intimidador o pensamento de criar um plano financeiro, mas ele é à base de uma boa saúde financeira institucional.
Assim, o planejamento financeiro é simplesmente o processo de alocar fundos e determinar como uma empresa alcançará diferentes metas e objetivos descritos pela empresa.
Esse processo é quase tão importante quanto à criação de um negócio. Esta é uma necessidade para qualquer empresa pertencente a qualquer setor. No entanto, nem todas as organizações adotam planejamento financeiro, especialmente pequenas empresas com orçamento limitado para investir.
Entretanto, o planejamento financeiro é importante para o funcionamento geral de uma empresa. Sendo assim, quase impossível para uma organização funcionar e ser financeiramente estável sem confiar em algum tipo de processo fiscal.
Podemos ver que nem todas as empresas conseguem alcançar o sucesso, uma razão disso pode ser a falta de comprometimento monetário. É urgente que as empresas aproveitem os benefícios deste processamento.
Para que serve?
Aqui estão algumas razões pelas quais o planejamento financeiro empresarial serve para uma empresa:
Uso judicioso de fundos
Um benefício inteligente e poderoso do planejamento de um programa financeiro é utilizar criteriosamente todos os fundos que você possui. Isso pode ser feito observando todos os ativos e passivos de uma empresa.
Planejar com antecedência todos os impostos que uma organização está sujeita a pagar, despesas gerais e diversas, salários, etc., fornecerá uma boa ideia de como gerenciar seus fundos.
Um sistema de gestão específico fornecerá todas as soluções possíveis para planejar bem suas finanças. Priorizar zonas e seções importantes da sua empresa o ajudará a identificar onde investir urgentemente e quais seções da sua empresa podem ser investidas posteriormente.
Visão de longo prazo
Com planejamento financeiro suficiente, as empresas podem ter uma visão mais clara em longo prazo de sua alocação de fundos. Analisar e implantar fundos para vários departamentos da sua empresa pode ter um efeito positivo em longo prazo.
Os relatórios financeiros fornecem insights profundos sobre o funcionamento de uma empresa. A alta gerência e os proprietários das empresas tomam esses relatórios financeiros como um guia para prever a organização no futuro. Isso exige uma decisão baseada em idéias.
Estratégia de marketing
As estratégias de marketing de negócios fornecem tarefas bem estruturadas para os negócios, começando com técnicas, execução e implementação. Planejar bem suas finanças ajudará sua empresa a identificar as estratégias importantes que precisam ser implementadas. As ações que você planeja para o seu negócio devem ser mensuráveis e poder gerar mais negócios.
A equipe de marketing da sua empresa pode ser especialista na criação de campanhas, conhecendo todas as áreas possíveis de marketing que estão funcionando maravilhosamente bem e aquelas que precisam de melhorias. No entanto, no final, tudo se resume aos consultores financeiros que pesquisarão e usarão estatísticas e relatórios para analisar se vale à pena investir esse valor em um método específico.
Ao elaborar uma estratégia de marketing comercial, é preciso ver a proporção de despesas e lucros em todas as táticas formuladas para os negócios. Isso fornece uma breve ideia de qual plano vale a pena implementar e qual não.
Para medir passivos e ativos
Quem monitora os ativos e passivos de uma empresa? Qual são a proporção de passivos e ativos para sua organização? Para a estabilidade de um negócio, a equipe financeira monitora regularmente os ativos e passivos de um negócio.
Isso dá uma ideia de todas as melhorias necessárias aos seus negócios e como aumentar seus ativos e diminuir seus passivos. Isso fornece uma visão geral de quais áreas da organização exigem investimentos anteriormente.
Medir lucros e perdas
Os relatórios compilados pela equipe financeira de sua organização geralmente ajudam a organização a avaliar os lucros e as perdas da organização. Além disso, isso ajuda a empresa a avaliar qual estratégia funcionou bem para sua empresa. Isso mostra o lucro líquido que uma empresa conseguiu alcançar e qual foi a principal razão para isso.
Não faz sentido ganhar dinheiro até e a menos que você seja capaz de obter lucros benéficos para o seu negócio. Para todos os proprietários de pequenas empresas, recomendamos que você considere o planejamento financeiro para manter sua estabilidade.
Importante sabemos que a cada 42% dos pequenos e médios empresários que iniciam seus negócios acabam falindo, pois não levam em consideração tudo isso que já foi mencionado. Não seja mais um a ter essa experiência negativa, faça uma boa programação.
Quando ele deve ser realizado?
O planejamento financeiro geralmente é executado seguindo um processo com as seguintes etapas:
- previsão de vendas;
- projeção dos ativos necessários para apoiar as vendas;
- projeção de fundos gerados dentro da organização;
- projeção de fundos externos que serão necessários;
- identificando os meios para angariar fundos;
- avaliação do efeito dos planos sobre índices financeiros e preço das ações.
O planejamento financeiro deve ser feito durante todo o ano que requer o suporte de relatórios e análises financeiros precisos. Não só precisa ser realizado constantemente, mas os resultados desses planos também precisam ser monitorados. Caso não estejam dando certo, novos planos precisam ser elaborados ou os antigos precisam ser modificados.
Quanto maior a empresa, maior o tamanho da equipe que trabalha no planejamento financeiro e maior a habilidade necessária. Dessa forma, ele começa antes do início de um empreendimento e continua durante toda a sua vida. É uma atividade vital para todas as empresas.
Assim podemos entender que é mais eficiente realizar uma organização nas contas fiscais com acompanhamento de métricas, para que sua empresa não faça parte das 316.680 empresas que faliram entre o período de 2013 à 2017.
Como fazer um planejamento financeiro?
Para criar um plano financeiro sólido, você precisará analisar os principais componentes do seu negócio. Faça suposições sobre o fluxo de caixa – quanto dinheiro você está recebendo e pagando. Quais são seus maiores custos e onde é provável que eles aumentem mais os gastos no futuro próximo? Onde você poderá cortar custos? Como a concorrência provavelmente afetará seus negócios?
Você também analisará possíveis mudanças em sua força de trabalho e em circunstâncias externas, como flutuações na economia – um ciclo de recessão ou crescimento – e inflação. Isso pode ter efeitos dramáticos no crescimento dos negócios.
Você também pode considerar como sua empresa se compara a empresas similares em seu setor. Suas histórias, principalmente se estão um pouco mais adiante em termos de experiência e sucesso, podem informar suas decisões. Como eles tendem a investir seus ganhos? Quais são as suas prioridades?
Lembre-se também de que um plano financeiro não é um evento único. As condições mudam. Você provavelmente repetirá o processo em diferentes estágios da sua empresa e verá resultados diferentes.
Todas essas variáveis ajudarão a orientar as ações da sua empresa. Alguns dos elementos importantes a serem incluídos no seu plano devem ser:
- quantia de capital necessária para operações;
- uso planejado dessa receita;
- ganhos futuros; balanço:
- um detalhamento de contas a linha de suas dívidas e receitas;
- fluxo de caixa.
As projeções de receita devem ser detalhadas e discriminadas trimestralmente nos primeiros dois anos e, em seguida, o plano deve oferecer projeções anuais para os anos três a cinco. Entre outras coisas, um plano financeiro deve explicar como você financiará seu empreendimento.
Esse processo fica mais eficiente ao implementar uma ferramenta, como um software, para monitorar suas finanças, permitindo avaliar seu progresso e resolver rapidamente os problemas. Aqui estão seis etapas para fazer seu plano ideal.
- revise seu plano estratégico;
- desenvolver projeções financeiras;
- organizar financiamento;
- plano de contingências;
- compare os resultados reais com as suas projeções;
- invista em um software.
Por fim, é importante saber como fazer um planejamento financeiro para que sua empresa consiga se manter com uma boa saúde fiscal. Além disso, sempre fique atento com as metas, sua situação atual e do mercado. Assim, você conseguirá acompanhar e se destacar no seu setor com boas métricas por meio de uma estratégia organizada. Gostou do post? Então aproveite para conhecer como funciona nosso software de controle financeiro empresarial!
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6 Comments
Muito Bom Este artigo me ajudou bastante eu recomendo!
Obrigada pelo feedback Luciana! Volte sempre para acompanhar mais conteúdos como este
Muito Bom Este artigo parabéns!
Gostei Bastante!
ÓTIMO ARTIGO, COM CERTEZA VOU SEGUIR AS DICAS E RECOMENDAR.
Olá Antônio, obrigada pelo feedback! Volte sempre para acompanhar conteúdos como este.