Como Mapear a Jornada de Compra do Cliente?
Este artigo foi criado pela equipe binds.co para uso exclusivo do blog OTK Sistemas.
A jornada de compra do cliente é o caminho que ele percorre durante o relacionamento com uma empresa. Ela é dividida em quatro etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.
Portanto, a jornada indica qual é a trajetória que o público realiza desde o primeiro contato com uma marca até o pós-vendas. Por isso, mapeá-la é importante para conhecer melhor as necessidades do seu público e oferecer soluções aos seus problemas.
Da mesma maneira, a jornada de compra contribui com a fidelização de clientes, aumento da lucratividade, assertividade no planejamento estratégico e muito mais. Vamos aprender algumas dicas para mapear essa jornada?
Determine as Personas do seu Negócio
O primeiro passo para que qualquer estratégia de marketing ou vendas dê certo é conhecer bem o seu público. Por isso, determinar quem são as personas do seu negócio é importante, pois é o momento em que você se dedica para compreender melhor quem é o seu consumidor.
Vale lembrar que personas são personagens semi-fictícios que representam o comprador ideal. Dessa forma, ao determiná-las, você entende:
- quais são as dores e problemas do seu público;
- quais são as suas ambições e sonhos;
- como é o seu dia-a-dia;
- quais são as redes sociais em que está presente;
- de que maneira interage no universo digital;
- quais são as marcas mais queridas por ele;
- qual é o tipo de linguagem mais adequada para atrair o potencial cliente;
- e muito mais.
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Determine Quais são os seus Objetivos
Para direcionar o seu planejamento estratégico digital, determine quais são os seus objetivos. O que você pretende alcançar com a jornada de compra? Por exemplo, o seu objetivo final pode ser:
- vender mais;
- qualificar os leads;
- oferecer um teste gratuito na plataforma;
- fazer com que o cliente entre em contato com a empresa;
- agendar uma demonstração gratuita;
- agendar uma reunião;
- melhorar a experiência do usuário;
- responder às principais dúvidas dos clientes;
- dentre outros.
Pensar nisso é importante porque essa resposta deve nortear todas as ações da jornada de compra. Assim, cada ação que você criar precisa ser pensada no objetivo final. Dessa forma, fica muito mais fácil conferir se as estratégias da jornada estão proporcionando os resultados que a sua empresa almeja.
Estude estratégias de Search Engine Optimization (SEO)
Dominar as regras de SEO é muito importante para criar uma jornada de compra que funcione. Afinal, você vai precisar conhecer quais são as principais palavras-chave que o seu cliente busca no Google, por exemplo, para escolher quais são os formatos de conteúdo mais interessantes que você pode investir.
Você pode utilizar uma série de formatos de conteúdo para atingir o seu público em todos os pontos da jornada de compra (blogpost, e-mail, SMS, social post, ebooks, vídeos, dentre outros). Portanto, o mais importante é identificar quais são os termos mais buscados por eles em cada canal e investir em muito conteúdo rico.
Então, não tenha dúvidas: as estratégias de SEO ajudam (e muito) a mapear a jornada de compra do cliente, pois ela se baseia em identificar quais são os termos mais procurados pelos consumidores na internet.
Aplique Pesquisas para Determinar a Jornada de Compra
Se você não domina o assunto e não sabe muito bem por onde começar, sabia que as pesquisas de satisfação podem ajudar a mapear a jornada de compra? Afinal, os feedbacks dos clientes são fundamentais para criar um ótimo planejamento estratégico.
Assim, saiba que você pode enviar pesquisas ao seu público nas quatro etapas da jornada de compra. Isso facilita para compreender quais são as suas reais necessidades em cada etapa para, por fim, elaborar ações mais assertivas e que realmente satisfaçam as suas dores.
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Imagens: Depositphotos
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