Como motivar colaboradores: 5 estratégias para aplicar de forma fácil
Toda empresa tem seus valores para transmitir através de cada colaborador, mas o que você está fazendo hoje para inspirar as pessoas que trabalham para divulgar estes valores? Veja como motivar colaboradores neste artigo.
Aqui no blog, sempre falamos de temas muito voltados para gestão empresarial, porém para qualquer empresa ter sucesso um dos pontos mais importantes é a preocupação com as pessoas e a humanização dos processos. Por isso, neste artigo decidimos compartilhar com você um pouco das ações que realizamos para motivar nossos colaboradores aqui na OTK.
De acordo com a pesquisa feita pelas empresas DynamicSignal e Mindshare, cerca de 66% dos colaboradores acreditam que já são defensores de suas empresas e marcas, mas sentem falta de ferramentas que os permitam engajar mais.
Os colaboradores, como qualquer pessoa, precisam ser sempre incentivados e impactados com novidades. Eles são atingidos por tanta informação durante o dia, que se uma mensagem não passar de forma repetida e se não forem lembrados de qual a missão deles no dia-a-dia, simplesmente deixarão de lado a mensagem que é tão importante para o negócio.
É por isso que hoje as empresas investem cada vez mais em tecnologia para a gestão de recursos humanos, mas saindo um pouco da ideia de RH e Departamento Pessoal, neste artigo focaremos nos seus colaboradores e na humanização dos mesmos.
Você quer ter clientes que são divulgadores e evangelizadores da sua marca? Comece com seus colaboradores. Se estes estiverem felizes, com certeza vão transmitir tal sentimento a todos que estão à sua volta, inclusive para possíveis novos colaboradores e também para clientes em potencial.
Neste artigo vamos compartilhar algumas ações que já testamos por aqui e que já deram muito certo no incentivo aos colaboradores, principalmente pensando em reforçar os ideais da empresa:
1. Utilizar um fluxo de e-mails para motivar os colaboradores
Optamos por começar com o formato mais simples de ser implantado em sua empresa: envio de e-mails.
Você já deve usá-lo diariamente para trocar informações com clientes e fornecedores, ou até mesmo para fazer alguns anúncios de Recursos Humanos ou mesmo para a divulgação da festa de fim de ano, mas já experimentou utilizar esta ferramenta para interação e motivação interna?
É possível criar uma sequência de e-mails (com uma frequência semanal ou mesmo quinzenal) com mensagens motivadoras aos seus colaboradores, frases para reflexão, lições e dicas para facilitar a rotina e também reforçar os ideais da empresa e a missão principal de todos.
Caso opte por esta estratégia, não se esqueça do principal: criar o hábito e manter uma recorrência. Não adianta você mandar um e-mail a cada dois meses e querer que seu time esteja empolgado todos os dias. Todas as estratégias de motivação devem ter constância, ou seja, precisa ter repetição, pois assim você conseguirá deixar a sua mensagem para todos.
Para criar e-mails recorrentes e fluxos que vão disparar automaticamente, existem ferramentas como o Mailchimp e o RD Station para auxiliá-lo, mas se não tiver nenhuma destas ao seu alcance, utilize o próprio Outlook, organize as datas que vai disparar os e-mails e mãos a obra: escreva todos e se programe para enviar nas datas corretas!
2. Implementar um chat interno
Além de ser uma ferramenta muito importante para a comunicação rápida, o chat interno pode ser usado para anúncios gerais, divulgações importantes de acontecimentos da empresa e também o reforço dos valores da empresa.
Se o chat que você usa tem um grupo que todos os colaboradores façam parte, basta criar uma campanha semanal ou mesmo mensal para reforçar as metas da empresa, os principais objetivos, as motivações, enfim, realmente fale sobre isso com a maior frequência possível para fixar tal mensagem. Existem alguns ótimos chats como o Slack e o Teams que trazem esta função de grupo geral.
Um exemplo que pode ser facilmente aplicado é a divulgação das novas vendas feitas, pois assim você incentiva os colaboradores a apoiarem o time comercial, além de ficarem informados se a meta está sendo alcançada, se a empresa está crescendo, e aí está uma ótima oportunidade de reforçar tais objetivos dos negócios.
Um segundo exemplo para motivar os colaboradores é enviar frases para reflexão ou mesmo com dicas que são úteis para a rotina deles, tanto a rotina profissional e até mesmo a pessoal, mostrando assim um valor importante que é o incentivo de crescimento dos colaboradores.
3. Adquirir uma TV Corporativa
Uma televisão, um suporte e um pequeno computador para sua TV, é isso que você precisará para ter um meio muito forte de engajamento no dia-a-dia dos seus colaboradores. Esta TV pode ser posicionada tanto no ambiente de trabalho comum de todos, quanto em outros pontos na empresa como copa, local de repouso, etc.
Com esta ferramenta é possível divulgar tudo que está se passando na empresa, sejam futuros eventos, aniversariantes do mês, datas comemorativas, até mesmo anúncios de novos colaboradores, números da empresa (como vendas) e também o posicionamento nas redes sociais.
Como a TV é um meio que os colaboradores sempre dão uma olhada, eles serão diretamente impactados pelas mensagens que você escolher, por isso, é importante incluir na sua estratégia de TV Corporativa mensagens sobre a empresa, como a visão e a missão de todos. Ela pode ser trabalhada de diversas formas como mensagens, vídeos institucionais, frases de colaboradores, entre outros.
4. Utilizar estratégias de Gamificação
A Gamificação (ou, em inglês, gamification) é um tipo de estratégia que transforma algumas atividades e tarefas em jogos, para que sejam pontuados, tenham um ranking e no final exista uma recompensa.
Ou seja, podem ser criados desafios que valem pontos ou prêmios para os colaboradores. Tais pontuações e desafios vão gerar grande competitividade entre os setores e também muito engajamento e união, pois afinal, existem recompensas envolvidas, e quem não ama recompensas?
Existem plataformas muito completas que organizam tudo isso como a Peepi, entretanto, se esta ferramenta não for acessível para você, você pode fazer de um jeito diferenciado, por exemplo usando planilhas, formulários e e-mails bem legais.
5. Realizar eventos e atividades para crescimento e motivação dos colaboradores
Para finalizar, uma estratégia simples e muito eficaz que pode ser implementada é a realização de eventos internos. Se você não tem muito espaço físico, não tem problema, com certeza podemos localizar uma atividade que se enquadra em seu ambiente. Veja alguns exemplos:
- Palestras de saúde, motivação e reflexão
- Aulas de ferramentas utilizadas no dia-a-da como Excel, Word e outros
- Bate-papo sobre educação financeira
- Meditações semanais
- Ginástica laboral com frequência
- Vídeos temáticos para crescimento pessoal
- Festinha para comemorar os aniversariantes do mês
Cada uma destas atividades vão motivar e muito seus colaboradores, afinal, você mostra que se importa com o bem-estar dos mesmos e o principal: que está de olho no crescimento pessoal deles.
Existem atividades que podem ser até mesmo gratuitas com empresas que oferecem tal serviço e tem outras que você pode realizar de forma fácil.
Por exemplo: uma programação de vídeos do Youtube semanais com temas como disciplina, organização e produtividade. Esta atividade pode ser feita se você tiver uma TV Corporativa e é um momento de descompressão da sua equipe, que pode ser utilizado de muitas formas e com muitas lições.
Comece hoje, crie o hábito e estabeleça uma forte recorrência!
Você viu que dá para montar uma estratégia completa para motivar os colaboradores de forma bem fácil né? Mesmo que não exista um budget alto para investir nas ferramentas e nas atividades citadas, é possível criar e-mails, mensagens, vídeos e eventos simples mas que trarão um impacto grande ao seu negócio.
O caminho para ter uma empresa com divulgadores e pessoas que amam a sua marca é: reconhecer seus colaboradores e motivá-los. Afinal, se eles estiverem felizes, eles compartilharão rapidamente para todas as pessoas e principalmente nas redes sociais, como o Linkedin. Quantos exemplos conseguimos em apenas cinco minutos navegando pelo feed das nossas conexões no Linkedin?
Pense grande, comece com pequenas ações que farão a diferença, crie uma forte rotina de motivação e lembre-se: a sua missão, visão e valores só vão existir de verdade se seus colaboradores vestirem a camisa e passarem esta mensagem, e eles só farão isso se você incentivá-los.
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1 Comments
A estratégia do email motivacional ainda não tinha usado, mas vou implementar mais essa estratégia.