Saiba como ser produtivo em home office
Anote as dicas de como ser produtivo em home office, que vão desde a cuidar do ambiente de trabalho até a utilização de ferramentas práticas. Continue a leitura.
Muitos de nós estamos passando muito mais tempo em casa agora, devido à pandemia da Covid-19. Quando normalmente estaríamos nos reportando às nossas salas no trabalho, atualmente estamos tentando completar listas de tarefas sem a disciplina interna do escritório. As expectativas de como ser mais produtivo em home office são as mesmas, mas o ambiente não. E nem sempre é uma transição fácil.
A chave para o sucesso do trabalho em casa é criar um ambiente que permita que você se concentre nas tarefas que tem em mãos. Esteja você trabalhando em casa pela primeira vez ou apenas precise de uma atualização rápida. Por isso, no decorrer do conteúdo vamos revelar algumas dicas para criar uma área de trabalho funcional. Confira!
4 métodos para ser mais produtivo em home office
1. Crie um ambiente para home office
Muitos diriam que só o fato de você ficar em casa torna esse ambiente de trabalho perfeito, mas isso não é verdade. Trabalhar em casa pode ser mais confortável para você só de pensar nisso, entretanto, há muitos riscos com essa escolha, pois você pode se distrair muito mais facilmente, fazendo com que sua produtividade mude de forma muito negativa.
Então, como você faz para criar o ambiente de trabalho perfeito em casa, que vai permitir que você dê tudo o que tem todos os dias? Aqui estão alguns modos para você:
- selecione um local apenas para trabalhar;
- opte por cadeira e mesa de escritório confortáveis;
- escolha uma cor de parede que você sabe que não o vai distrair;
- preencha sua mesa apenas com as coisas importantes e organize;
- equilibre a luz ambiente;
- ajuste seus periféricos de computador;
- garanta itens para melhorar seu bem-estar durante o trabalho, como mousepads, tecladopads e suporte para notebook.
Tudo isso contribuirá para que você possa realizar suas tarefas de maneira eficaz e produtiva.
2. Mantenha a rotina
Não se esqueça, você ainda tem um trabalho a fazer, mesmo se estiver fazendo esse trabalho sentado no sofá. Você pode tentar fazer longos intervalos de lazer ou trabalhar de pijama, mas isso coloca você em uma mentalidade nada profissional.
Siga as rotinas que você normalmente teria no escritório:
- Faça intervalos programados para o almoço no mesmo horário todos os dias
- Programe intervalos para tomar um café e alongar pernas e braços
- Evite fazer grandes tarefas como lavar roupa ou fazer compras durante o horário de trabalho
Seguindo estas dicas, sua vida pessoal não se transforma na profissional e você se mantém produtivo em home office.
3. Use ferramentas para trabalhar em home office
Quando você pensa em trabalho remoto, provavelmente pensa em chamadas de vídeo, reuniões virtuais e apresentações remotas. E você está certo! Isso é uma grande parte do trabalho online, especialmente com equipes e clientes.
Portanto, ter uma ferramenta confiável e robusta para chamadas de vídeo é uma maneira segura de tornar o teletrabalho mais simples e o seu “tempo presencial” o mais eficaz possível. Aqui na OTK, usamos a ferramenta Teams da Microsoft.
Vejamos alguns exemplos que podem ser oferecidos por ferramentas realmente eficientes e que darão retorno ao seu negócio e o melhor: que manterão a sua produtividade até em home office:
- usar ferramentas na nuvem ou SaaS;
- utilizar acesso remoto;
- usar aplicações com controle de horas trabalhadas;
- utilizar ferramentas para foco e organização das tarefas do trabalho;
Para dar continuidade, vamos entrar em detalhes com algumas vantagens oferecidas por diversas ferramentas que guiam o trabalho em casa. Com isso, você aprenderá um pouco mais também como ser produtivo em home office.
Vantagens em ferramentas para administração do tempo de tarefas
Projetadas para capacitar as equipes de projeto com as ferramentas necessárias para serem mais produtivos, não importa se você usa uma abordagem de gerenciamento de projeto tradicional ou ágil. As tarefas devem ser altamente configuráveis — com propriedades definíveis como status, prioridade, responsável, categoria, datas de início e vencimento,% concluído, tempo gasto e subtarefas.
Cada tarefa pode ser meticulosamente controlada no tempo, integrada a um fluxo de trabalho e roteiro e gerenciada a partir de qualquer dispositivo móvel.
Alguns exemplos são Trello, Asana, Neotriad e Monday.
Vantagens na gestão de fluxo de trabalho
Depois de atribuir uma função a um usuário e, consequentemente, associá-lo a um projeto, você pode definir um fluxo de trabalho que esteja devidamente alinhado com sua estratégia de gerenciamento de processos.
O recurso de fluxo de trabalho pode ser projetado para que cada etapa do processo de gerenciamento de problemas só possa ser realizada por um participante com as permissões necessárias. No caso de tarefas recorrentes, todos os participantes do projeto são guiados por uma lista predefinida das próximas etapas possíveis.
Quer conferir mais exemplos de ferramentas que ajudam o trabalho remoto e colaboram para a melhora da produtividade? Confira os artigos:
? 10 Ferramentas de Produtividade e Comunicação Interna para a sua Empresa
? Transformação digital nas empresas: Como aplicar com 9 ferramentas
4. Desligar o aparelho celular
Você realmente precisa de notificações em seu aparelho — especialmente se estiver verificando a cada 10 minutos? Desative novos alertas de e-mail para o Gmail, por exemplo, e ele pode se tornar um aplicativo que você entra e sai algumas vezes por dia, em vez de algo que clama por sua atenção a cada minuto.
Você pode querer manter alertas sobre os aplicativos mais importantes, mas provavelmente há muitos para os quais você pode desativar as notificações push. Nós encorajamos desligar o maior número possível.
Use a tecnologia e mantenha o foco
Por fim, agora que você sabe como ser produtivo em home office, basta se adaptar às sugestões apresentadas e usufruir na melhora da sua performance e alavancar sua atividade ou negócio.
Na verdade, trabalhar em casa pode resultar em maior produtividade —, é isso que o mercado procura. No mais, pode ajudá-lo a alcançar aquele difícil equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Gostou do post? Então não deixe de conhecer como aplicar a transformação digital em sua empresa!
Compartilhe este conteúdo: