Como Crenças Incorretas Causam o Fracasso de Muitos Empreendedores
Muitos empreendedores falham por ter crenças limitadoras e incorretas a respeito de si mesmo e do mundo empresarial. Por isso, é importante conhecer essas crenças e saber como evitá-las para não levar o negócio ao fracasso.
Para muitos empreendedores, o objetivo de criar uma empresa é para não ser mandado pelos outros, não trabalhar para os outros, para fazer tudo do jeito que quiser, etc. Pensa que como dono da empresa, pode usar como um objeto de uso pessoal. Mal sabe, que terá que cuidar da empresa, clientes, funcionários, dinheiro, fluxo de caixa, etc.
Porém, dirigir uma empresa não é como dirigir um veículo, não basta só os olhos enxergarem bem. Não são os olhos físicos que dão a direção correta da vida pessoal e profissional. Existe a mente oculta que faz agir e tomar decisões que levam rumo ao abismo das dificuldades empresariais.
O mundo empresarial, pode ser comparado a uma floresta densa, com pouca luminosidade, onde não é possível ter a noção exata da direção a seguir. Por isso, a visão correta da vida, não depende só dos olhos físicos. Para caminharmos na direção certa dentro de uma densa floresta, precisamos de uma bússola. Qual é a bússola que faz caminhar na direção certa da gestão empresarial?
Neste artigo vamos analisar como algumas crenças incorretas a respeito do empreendedorismo acabam levando muitos empreendedores ao fracasso empresarial e o que deve ser feito para corrigir e mudar o rumo da empresa através da mudança de crenças e conceitos do próprio empreendedor.
O que faz a vida se mover em uma direção certa ou errada
É muito comum ver pessoas colocarem as mãos sobre a cabeça e exclamarem: “Não sei porque fiz isso!”, “Não sei porque isso acontece comigo!”, “Juro que não queria fazer isso!”, “Juro que não pensei em fazer isso!”, etc. Mas, se não queria agir desta forma, o que fez agir dessa forma?
O que precede a ação não é o pensamento? Pensamos antes de agir. Antes de ir almoçar, pensamos em ir a um restaurante. O pensamento precede a ação de ir ao restaurante. Não agimos sem pensamento. Creio que nenhum empreendedor pense – “vou fazer isso para afundar a empresa!”. Então, onde está o pensamento que faz tomar a decisão errada?
Existe um pensamento que faz agir de forma errada, tomar a direção errada da vida e traça o destino da vida pessoal, profissional e empresarial. Este poderoso pensamento invisível é conhecido como crença. A palavra crença faz pensar na fé religiosa. Fé é uma poderosa força mental que faz mover todas as barreiras. O que importa é que a “fé move montanhas”.
A questão é que se a fé correta move montanha certa, a fé errada move a montanha errada.
A pessoa que age movida pela fé, não age pensando conscientemente. A força mental da crença, faz agir de forma automática. A fé, a crença é um hábito mental. O hábito age automaticamente. O hábito mental errado, agirá automaticamente de forma errada.
Outro pensamento oculto que faz também agir de forma automática é o conceito formado que temos a respeito de um assunto. Quando temos um conceito gravado na nossa mente, significa que temos um julgamento, uma definição. Por exemplo, quando temos o conceito de que um produto é bom, não pensamos muito para comprar.
Como as crenças e conceitos são gravadas na mente
Depois de contar a mesma mentira várias vezes, você já não sabe se está mentindo ou falando a verdade. Aprendemos a tabuada pela repetição. Por isso, não questionamos porque 2 x 2 = 4. Simplesmente aceitamos que 2 x 2 = 4 e nunca mais duvidamos disso.
As crenças e conceitos são fixadas na nossa mente através de repetições:
a) pensar ou falar a mesma coisa várias vezes;
b) ouvir ou ler várias vezes a mesma frase;
c) ver a mesma cena várias vezes.
Exceção a esta regra é um acontecimento que provocou uma forte emoção. Uma forte emoção tem a força para fazer gravar instantaneamente na mente da pessoa aquela situação.
Correta visão da vida, direção correta, destino certo
Uma crença é o pensamento oculto que influencia no modo de pensar e agir de uma pessoa. Se você tiver o conceito de que um determinado ato é bom, age em função da crença que está gravada na sua mente, nem pensa para decidir. A questão é: o que acontece se a sua crença estiver errada?
A crença é como bússola que orienta a vida de uma pessoa. É a visão interna que funciona como uma bússola e orienta para a direção certa ou errada. Ter a visão correta significa caminhar na direção correta e chegar sempre no destino certo. Visão errada leva à direção errada, que termina num destino infeliz.
Crença errada, direção errada, resultado errado
A visão errada do empreendedorismo faz com que o empreendedor tome decisões erradas, aja de forma errada e leva a um final triste. A empresa que ele criou para ter liberdade, paz e harmonia o leva a uma situação de refém, um prisioneiro sem grade. O que era para ser uma vida cheia de alegria, passa para cheia de problemas, sofrimentos, cheia de problemas financeiros e dívidas impagáveis.
As consequências desastrosas do conceito errado “a empresa é minha”
O conceito errado arraigado dentro do empreendedor de que “a empresa é minha”, “sou dono da empresa” faz tratar a empresa como um objeto de uso pessoal. A primeira coisa mais importante é ter a conscientização de que a empresa não é como um veículo de sua propriedade, que pode pegar, usar quando e como quiser conforme a sua vontade.
Os que pensam desta forma usam o dinheiro da empresa para viajar, comprar e pagar contas pessoais, o carro da empresa é para uso pessoal, com despesas pagas pela empresa. É onde inicia o descontrole financeiro, o problema com o fluxo de caixa nas micro e pequenas empresas. Não há separação da conta bancária da empresa e conta da pessoa física do empreendedor.
O problema não se restringe ao descontrole financeiro, porque ao misturar as despesas pessoais com as da empresa, não há como medir o desempenho, nem saber qual é o custo operacional da empresa. Não há como definir uma política de preços, prazos, saber se a empresa é lucrativa ou deficitária, não há como planejar nem controlar.
Entendendo como age uma crença, um conceito
Vamos tomar como exemplo, um empreendedor cujo objetivo de criar uma empresa é “não quero mais trabalhar para os outros”. Neste caso, a empresa serve para o propósito de “não ter que trabalhar para os outros”, ou seja, a empresa trabalhará para o empreendedor. Além disso, a empresa é dele, ou seja, a empresa é o empreendedor e o empreendedor é a empresa.
Se a empresa tiver clientes, a “empresa terá que deixar de trabalhar para o empreendedor” e “o empreendedor terá que trabalhar para os outros”. A crença agirá de forma a não ter clientes, ou seja, fará escolher o lugar errado para abrir o negócio, não irá planejar corretamente porque não pensa nos clientes, não irá atender os clientes de forma a proporcionar alegria, satisfação e alívio pela solução de um problema, etc.
A verdadeira causa da alta mortalidade das empresas antes de completar 2 anos de vida
Entre as principais causas apontadas para a alta mortalidade das empresas antes de completar 2 anos de vida temos a falta de planejamento do empreendedor em relação ao mercado, ou seja, clientes, desconhecimento da quantidade de clientes e seus hábitos de consumo. Tudo se resume em “total desinformação e desinteresse pelos clientes”.
Por que este total desinteresse e desinformação pelos clientes? Se é óbvio que o mais importante para uma empresa são os clientes? O que faz a cabeça do empreendedor não pensar nos clientes? Estas coisas apontadas como causa, não são as verdadeiras causas. São “condições” criadas para o negócio dar errado. O que leva a agir de forma errada ou tomar decisão errada?
O empreendedor não pensa nos clientes devido a ignorância, o desconhecimento ou falta de habilidade na gestão empresarial? Será que não sabe da importância dos clientes? Claro que sabe. Então, o que leva a não fazer o óbvio? Será que não é induzido a tomar uma decisão errada? Não será devido a crença errada – “não quero mais trabalhar para os outros”?
A verdadeira causa do fracasso de muitos empreendedores são as diversas crenças e conceitos errados arraigados na mente deles. Existe uma variedade muito grande de crenças e conceitos, de modo que não é possível generalizar em apenas uma forma ou citar todas. Para explicar, seria necessário fazer uma análise minuciosa de cada uma delas.
O que fazer para mudar as crenças e conceitos errados
Crenças e conceitos são difíceis de serem reconhecidos e modificados, porque a pessoa em si pensa que está certa. E como pensa que está certa, não aceita a ideia e rejeita sem sequer reflexionar um pouco. O primeiro passo é aprender a ouvir, começar a reflexionar porque faz certas coisas óbvias que levam ao erro, à dificuldade, ao fracasso.
A única forma de conseguir realizar uma total mudança interior é assumir: “Sou 100% responsável por tudo que acontece comigo”. Se fizer isso, deixará de culpar o governo, chineses, impostos, concorrentes, sogra, etc. Enquanto pensar que a culpa é dos outros, nunca examinará dentro de si, ou seja, as crenças e os conceitos. Sem isto, nunca irá começar a promover as mudanças interiores.
Uma vez decidido a promover a mudança interior, o método para fazer a mudança é bem simples. Já fez o mais difícil que é o arrependimento pelos sentimentos errados em relação ao trabalho. Peça perdão a todos os clientes pelo tratamento errado de até agora e agradeça. A segunda parte é utilizar a técnica semelhante da engenharia reversa.
As crenças e conceitos foram fixados na mente pela repetição. Portanto, para gravar a nova crença, basta pensar, ouvir ver, ler, falar a mesma coisa para si próprio várias vezes. Obviamente a nova crença deve ser no sentido de ser útil, de fazer feliz, ajudar a solucionar o problema de maior número possível de clientes.
Compartilhe esse conteúdo: