CRM Integrado ao ERP: 5 Benefícios em Utilizar os Softwares em Conjunto
Ao incorporar o CRM – Sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente integrado ao sistema ERP são aprimoradas para outro nível.
Um dos maiores desafios das empresas está no gerenciamento do grande volume de dados que surgem diariamente. Realizar a integração entre diversos sistemas, planilhas e replicar as informações manualmente de um local para o outro acaba gerando diversos problemas, como erros de cadastro, ineficiência operacional, aumento da equipe, demora, e até mesmo a dependência de outras áreas.
Os softwares ERP – Entreprise Resource Planning, planejamento de recursos empresariais e o CRM – Customer Relationship Management, gestão de relacionamento com o cliente, são duas soluções poderosas que em vários aspectos se assemelham, e que embora possuam funções específicas, se somadas, podem alavancar os negócios empresariais refletindo em maior produtividade operacional, satisfação de clientes, qualidade e aumento no volume de vendas.
Quem são meus clientes? O que foi comprado por eles? Qual é o status do pedido? Quais os lançamentos financeiros previstos para recebimento? Que produto mais gira e qual a é a sua média de consumo mensal? Esses são alguns exemplos de informações que podem estar dispostas em um único sistema de gestão.
Listamos 5 benefícios do Software CRM integrado ao ERP para potencializar o seu negócio. Vamos conferir!
Benefícios da Integração entre o Software CRM e o ERP
1. Personalização do atendimento ao cliente
A visibilidade em tempo real das informações comerciais, capacita a equipe a fornecer um atendimento superior ao cliente e a construir relacionamentos mais fortes com ele. Supondo, por exemplo, que o cliente faz um pedido e entra em contato para tirar uma dúvida.
Todas as informações relacionadas ao pedido estarão dispostas em uma única plataforma, para que o atendimento seja mais ágil e completo. O atendente rapidamente conseguirá verificar todo o histórico de interação que aconteceu com o cliente e o status da sua solicitação, possibilitando que a empresa seja capaz de antecipar possíveis soluções antes mesmo que ele exponha suas dificuldades.
2. Vendas qualificadas
As empresas podem identificar facilmente quem são os clientes mais lucrativos e alocar mais recursos neles. Nesse contexto é possível agrupar clientes para fazer campanhas personalizadas e oferecer produtos direcionados com base nas suas últimas compras.
Também é possível fazer um trabalho de relacionamento mais efetivo de pós-venda, porque com o sistema torna-se simples identificar, de fato, quem é o cliente e o seu poder de compra. Assim, em uma visão geral, pode-se compreender o cliente como uma entidade única, mapeando todas as suas necessidades.
3. Análise financeiras mais rápidas
Permitir que o comercial visualize o limite de crédito do cliente, o seu saldo devedor atual e uma lista de faturas pendentes de pedidos anteriores fornece ao time um histórico financeiro completo que pode influenciar nos termos da proposta.
Conhecer com precisão quais recebimentos estão vencidos e quem está devendo direciona a ações eficazes de cobrança dos valores pendentes. Com essas informações os gerentes podem tomar decisões mais assertivas, por exemplo, exigindo o pagamento antecipado. Acabando por resultar em uma negociação mais ágil.
4. Redução de custos de estoque
A logística pode se organizar melhor. A data da última compra, frequência e periodicidade das compras dos clientes, por exemplo, ajudam os gestores a preverem a capacidade de estoque com mais precisão, evitando o acúmulo em excesso, o que compromete o dinheiro que poderia ser destinado a demandas mais urgentes.
Sem a integração, os insights são insuficientes e podem até ser contraditórios, o que pode levar a área de compras solicitar itens em quantidades insuficientes ou muito acima do que é necessário.
5. Decisões estratégicas eficientes
Com os dados da integração os gestores têm suporte para a geração de informações claras e segmentadas sobre o seu negócio. Essas informações serão o ponto de partida para melhores tomadas de decisões. A rapidez na tomada de decisões através de dados precisos ajuda as empresas a reduzirem seus custos em operações e aumentarem sua margem de lucro.
Software ERP e CRM se Completam
É importante ressaltar que, quando falamos de um Software CRM integrado ao ERP, estamos nos referindo a promoção completa de troca de informações em tempo real entre diversas áreas da empresa. Para que, dessa forma, as informações não parem de trafegar, garantindo assim que se tenha sempre dados atualizados em todas plataformas conectadas.
Dá para perceber que essa integração é mais que uma solução interessante, mas uma estratégia de negócios focada no cliente.
Ficou curioso e quer saber mais? Nesse artigo conferimos apenas um pouco do que o gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e o planejamento de recursos empresariais (ERP) permitem que as organizações façam quando os dois trabalham em conjunto.
O OTK ERP é totalmente integrado ao software CRM. As soluções e os serviços de aplicativos de negócios baseados em nuvem da OTK proporcionam à sua empresa uma infraestrutura de gerenciamento flexível e integrada, permitindo que você alinhe sua tecnologia com seus requisitos de negócios.
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