Datas e eventos sazonais que toda empresa precisa acompanhar para impulsionar o crescimento
Os gestores buscam sempre boas oportunidades de mercado para aumentar o lucro de suas empresas. Por isso, diversas vezes, o tema eventos sazonais é tido como uma excelente maneira de interagir com o público e aproveitar para realizar ótimas vendas.
Mas não basta apenas usar uma data simbólica para engajar seus clientes ao consumo. É preciso criar estratégias para que esse tipo de ação faça parte da vida daquele que participou do evento e fez a diferença em sua vida.
Sabendo disso, hoje, vamos falar mais sobre as formas que sua empresa pode usar e implementar em datas especiais e alcançar o sucesso. Confira!
5 datas sazonais que sua empresa precisa ficar de olho
Para dar início a sua nova estratégia é preciso se planejar o quanto antes e anotar no seu calendário quais serão os eventos sazonais que você dará mais destaque. Vejamos, abaixo, algumas alternativas que sempre funcionam e os consumidores ficam aguardando essas datas chegarem.
1. Dia do cliente
Esta data é realizada no dia 15 de setembro de cada ano. Foi uma maneira de estreitar a relação entre o comércio e consumidor. Ela serve para homenagear os clientes que tanto colaboram com a vida financeira das empresas.
Geralmente, todo dia 15 de setembro são realizadas promoções, descontos e liquidações para que haja uma maior fidelidade e uma experiência ímpar para impactar seu cliente.
2. Dia do consumidor
O Dia do Consumidor é comemorado todo dia 15 de março de cada ano. Ele é uma forma de assegurar os direitos, dar segurança e proteção aos consumidores.
Nela você pode convidar, por meio de e-mail, Whatsapp, ligação ou rede social, os seus clientes para informar e orientá-los sobre o Código do Consumidor e tudo aquilo que for melhorar sua reputação com o público.
3. Black Friday
Agora estamos falando de uma data de extremo consumo. A data não é fixa, pois sempre acontece na última sexta-feira do mês de novembro. Aqui, as lojas e empresas oferecem todo tipo de desconto e oferta.
Esta data é considerada entre as 5 primeiras que mais vende durante o ano no comércio atacadista ou varejista.
Muitos gestores têm feito uma adaptação para ser estendida às ofertas. Por exemplo:
- Faculdades ou instituições de ensino que oferecem desconto no curso ou na matrícula;
- Consultórios estéticos que promovem pacotes com preços muito acessíveis;
- Serviços e sistemas SaaS por assinatura/mensalidade (como Netflix, Spotify, etc;) que oferecem ótimos descontos para novos clientes;
Veja o que mais se enquadra na sua categoria e aproveite este evento sazonal!
4. Cyber Monday
Também é uma data que não tem o dia fixo, pois o parâmetro é a data nos Estados Unidos que acontece o dia de Ações de Graças (última quinta-feira de novembro). Sempre é na segunda-feira subsequente.
A maior intenção é a compra por meio digital, assim como diz a tradução do nome “cibernético”. Assim, quem perdeu as ofertas e descontos da Black Friday poderá aproveitar a data vizinha para encher seu carrinho de compras no melhor site que você conhece.
5. Além de outras que precisam ser avaliadas se fazem sentido para seu negócio, como: Dia das Mães, Pais, Natal, Páscoa, Dia das Crianças, Virada do Ano, etc.
Todas as datas citadas anteriormente são extremamente importantes, porém não podemos deixar de mencionar que alguns eventos sazonais são campeões de vendas e você poderá encaixar uma perfeita estratégia nelas.
Dia das Mães
Claro, você precisa escolher a data de acordo com sua atividade comercial. O Dia das Mães (segundo domingo do mês de maio) é o líder disparado de compras. Antigamente, as mães ganhavam mais flores e roupas, mas atualmente as opções cresceram muito, ampliando seu setor de vendas.
Dia dos Pais e Dia das Crianças
O Dia dos Pais (segundo domingo do mês de agosto) e das Crianças (12 de outubro) são datas que mexem muito com o lado sentimental e acabam trazendo uma bela transação no mercado. Sabemos que os gostos variam muito de data para data diante da faixa etária que será contemplada.
As crianças objetivam mais celulares, jogos eletrônicos, enquanto os papais buscam ferramentas virtuais, equipamentos para churrasco, viagens ou até mesmo uma entrada para um jogo de futebol.
Páscoa
A Páscoa é uma data muito importante dentro do cristianismo, ela é uma data bem móvel que é comemorada entre 22 de março – 25 de abril. Sempre depois da primeira Lua Cheia do equinócio.
Para empreendedores do ramo de chocolate é a principal data, pois a Páscoa foi vinculada ao “coelho que dá ovos de chocolates” neste dia às crianças. Caso você trabalhe com o produto, também pode agregar mais valores como brinquedos e lembranças.
Natal
O Natal é uma festa mundial que atinge bilhões de pessoas tanto de forma direta (recebendo presentes) ou indireta (fabricando-os). É uma data que une as famílias e facilita a exploração para fins comerciais, afinal, existem pessoas de todas as maneiras que aguarda receber algum tipo de produto ou serviço.
Esta data não pode ser ignorada jamais, já que aqui é o maior leque de opções e variedades a serem adquiridas. Portanto, trace uma boa meta e faça um bom planejamento para usufruir de todas estas datas mencionadas.
Virada do Ano
Por fim, esta data pode ser muito proveitosa para fazer promoções para fechar o ano, reforçando o apelo de alteração de valor (reajuste) do produto ou serviço após a virada do ano.
Alguns exemplos interessantes: “Última turma do curso XPTO com este valor” ou “Últimos produtos no estoque com este valor”.
Como aproveitar as datas e eventos sazonais para impulsionar o crescimento da sua empresa?
Não basta conhecer as datas e o que nelas pode ser oferecido, isso é apenas um passo para o sucesso. Implementar bons métodos é a outra etapa para atingir aquilo que foi projetado.
Por isso, nossa recomendação é conferir as datas citadas acima, unir com as estratégias que iremos compartilhar abaixo, e assim garantir muitas vendas de sucesso nos eventos sazonais! Vejamos:
Ofereça benefícios especiais para seus clientes
Todo consumidor gosta de um agrado, e caso ainda não seja fiel você pode alcançá-lo com a mesma estratégia. Receber algumas vantagens pode estreitar ainda mais esse laço.
Cupom de desconto
O cupom de desconto é uma excelente forma de atrair os consumidores. Ele é eficaz no meio cibernético ou até mesmo em lojas físicas. Em sites, você pode deixar preestabelecido o desconto anotado na imagem do produto ou do serviço a ser vendido. Receber desconto é algo que incentiva a comprar.
Frete grátis
Muitas pessoas fazem compras e ao fechar o negócio aparece a opção para digitar o seu CEP para que seja feito o cálculo do valor da entrega em sua residência. Grande parte dos consumidores desistem ao verem que, talvez, o valor de uma loja física fique mais barato.
Por isso é importante criar um convênio com uma transportadora que leve seu produto para todo lado do país e com valores que não extrapolam seu teto financeiro de transporte. Assim, você conseguirá beneficiar seu consumidor com essa vantagem.
Vales
Logo ao acessar um site de vendas você pode visualizar que o proprietário está te oferecendo um vale para receber “presentes” em alguns produtos que desejar colocar na cesta de compras. Por exemplo, compre um pacote de 1 kg de Whey Protein e receba um frasco de creatina.
Faça uma queima estoque
A queima de estoque é sempre necessária para que seu estoque seja sempre renovado e oferte produtos mais atualizados. Mas para que isso seja feito, é preciso se planejar para que você não tenha uma grande perda financeira. Sempre coloque seus itens mais antigos logo na frente para que tenha saída e os mais novos atrás.
Dessa forma, seu estoque ficará melhor organizado e a queima será feita apenas para não perder o produto e ainda agradar seu cliente.
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Crie novas parcerias de negócios
Como já foi dito anteriormente, quando citado o convênio com transportadoras, você também pode oferecer um ótimo software a um escritório e contratar parceiros para realizar a instalação com o valor embutido no acordo. Assim, o cliente não sentirá o custo e as vendas tendem a crescer de forma geométrica.
Por fim, os eventos sazonais são datas especiais a serem exploradas com inteligência, caso contrário a experiência afetiva não se concretizará e a estratégia não existirá. Pense, não é apenas para 2022, mas para um vínculo forte entre você e seu cliente.
Gostou do artigo? Então aproveite para implementar as dicas em sua empresa e gerar muitas vendas!