ERP para Indústria Farmacêutica: 5 Benefícios para Fabricantes e Distribuidores
O ERP para Indústria Farmacêutica é um importante aliado para otimizar a gestão e a integração de processos tanto de fabricantes quanto de distribuidores do segmento.
No cenário atual, onde cada vez mais aumenta o nível de complexidade das exigências do mercado, as empresas, e por consequência os profissionais, precisam lidar com uma série de desafios diários para se manterem competitivos e o mais inovadores possível em seus processos de negócios. É um consenso afirmar que manter um negócio atualmente é bem mais complicado do que a 100 anos atrás, não é verdade?
De fato, quando pararmos para pensar, enxergamos que empresas de qualquer tamanho ou segmento enfrentam muitas das mesmas dificuldades, como, por exemplo, se manter atualizada em frente às mudanças dos hábitos de consumo de seus clientes, que se alteram constantemente. Mas até aí, apesar de bastante desafiador, é algo comum a diversos negócios.
Mas como lidar com setores que precisam atender exigências específicas e fiscalizações rigorosas?
Esse é o caso da indústria farmacêutica, que além de precisar enfrentar aos desafios comuns a todas as empresas, como lidar com seus clientes e ser inovadora, ainda está sujeita a exigências de órgãos governamentais como os de vigilância sanitária, para garantir que os produtos que estão sendo produzidos para comercialização estejam em conformidade com regulamentos altamente rigorosos. Ou seja, seus processos são ainda mais desafiadores que a grande maioria dos setores empresariais.
Mas calma, ter um software ERP preparado para a indústria farmacêutica, ou seja, com recursos altamente especificados garante que tudo isso seja facilmente mantido sob controle.
Dê uma olhada em alguns dos pontos que listamos que devem ser considerados na escolha de um sistema de gestão empresarial para fabricantes e distribuidores de medicamentos.
1. Recursos de Rastreamento de Lotes
Muitas indústrias confiam no rastreamento de lote para recalls de produtos, bem como para melhores propósitos de gerenciamento de estoque. Devemos aqui destacar que o rastreamento de lotes não é apenas restrito para a conformidade regulatória em setores ligados a alimentos ou produtos farmacêuticos, mas também para muitas outras empresas de outros segmentos, como o de vestuário e têxtil, por exemplo.
Atualmente, as transações que envolvem laboratórios, fabricantes e distribuidores medicamentos são realizadas por meio do documento Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Nesse documento estão contidas informações como o nome do remédio ou medicamento, o número do lote, data de fabricação e validade, número do registro junto a ANVISA, código de agregação e o preço máximo destinado ao consumidor.
Por todas as informações estarem contidas na NF-e, registrar cada movimentação no sistema com seus respectivos lotes, não é suficiente, é necessária uma atenção especial por parte do gestor no controle do que está sendo recebido e faturado. A gestão começa desde a recepção dos produtos, passando pela armazenagem e, por fim, sendo tratada na saída, sendo necessário dentro desse fluxo a definição de regras automatizadas, como bloquear a entrada de lotes próximos do vencimento e priorizar lotes que vencem primeiro no processo na saída. Afinal, lotes vencidos ou próximos do vencimento podem causar impactos negativos à saúde financeira da empresa.
2. Mudanças e Tendências na Tecnologia
A tecnologia está em constante mudança e evolução. À medida que as novas tecnologias e inovações se tornam realidade, as empresas devem se manter atualizadas em seus processos para acompanhar. Esse tipo de ambiente flutuante exige que as empresas tenham um sistema ERP mais flexível para lidar com os avanços à medida que forem surgindo.
Podemos citar como exemplo o Layout da NF-e 4.0 que trouxe consigo a criação do grupo rastreio de produto que possibilita a rastreabilidade de qualquer produto sujeito a regulações sanitárias (bebidas e comidas por exemplo). Outra mudança é que será validado a partir dos novos campos a informação do código ANVISA, código utilizado em medicamentos.
3. Automação de Processos
No coração do ERP está a automação – especificamente, a automação de áreas dos processos de uma empresa que são empurradas para uma maior eficiência e redução de possíveis imprecisões. O software ERP ajuda as empresas a se manterem competitivas nos setores mais exigentes, como é o caso da indústria farmacêutica, tornando os processos mais simples e permitindo que os funcionários tenham mais tempo para se concentrar em outras tarefas urgentes.
Um software de gestão adequado pode melhorar o gerenciamento do estoque, a precisão dos dados, o gerenciamento de tempo e as relações com clientes e fornecedores, ao mesmo tempo em que fornece a escalabilidade necessária para o crescimento da empresa atendendo as exigências do mercado.
4. Conformidade com Agências Governamentais
Todos que estão na cadeia de fabricação e distribuição de produtos farmacêuticos são impactados por normas regulamentares, sejam eles distribuidores, varejistas (pequenas farmácias ou grandes redes), hospitais e laboratórios.
Os distribuidores, por exemplo, na cadeia comercial são responsáveis por adquirirem bens ou serviços e repassá-los para outras empresas, para que sejam comercializados, constituindo uma etapa importante da rede de comércio.
O sistema ERP para indústria farmacêutica pode ajudar a garantir que essas empresas estejam sendo mantidas de acordo com essas diretrizes e regulamentos rigorosos durante todo o ciclo de vida de fabricação, simplesmente automatizando o processo de conformidade. Ao fazer isso, se reduz o risco de qualquer recall de produto ou problemas de conformidade do cliente.
5. Software Integrado
Fabricantes e distribuidores de produtos farmacêuticos precisam de mais do que um sistema ERP de alta qualidade para manter a produtividade em um ambiente competitivo – eles também precisam de uma infinidade de recursos integrados, desde software de gerenciamento de relacionamento com clientes até previsão de faturamento e controle de estoque.
Ter um repositório central para informações do cliente, histórico de produtos e processos de fabricação permite que todos na empresa estejam em sincronia, independentemente do departamento em que trabalham.
Conclusão
Fabricantes e distribuidores precisam administrar e comercializar medicamentos de acordo com leis e regulamentações complexas, contudo, para uma gestão de operação eficaz é necessário uso de diversos recursos e procedimentos para otimizar o maior ativo da empresa, o estoque.
O OTK ERP é uma solução completa para cuidar de todas as funções críticas para os negócios empresariais, desde o planejamento de compras até as vendas, ao mesmo tempo em que adere às exigências regulatórias, sendo eficaz na gestão de suas operações, controle de lote e validade de produtos, compra e reposição de estoque.
Quando sua empresa precisar de um software que permita rastreabilidade de informações de produtos, flexibilidade para mudanças, aderência às exigências de órgãos regulatórios o importante é ter em mente quais são os controles necessários e também como a tecnologia poderá automatizar e auxiliar nos processos desde a compra até a venda do produto. No sistema ERP você encontra todas as funcionalidades necessárias para uma boa gestão das operações de sua empresa.
Compartilhe esse conteúdo: