5 estratégias para desenvolver um estoque inteligente
Para melhor gerir a administração de uma empresa, uma série de fatores e práticas podem ser considerados, sendo a gestão de estoque inteligente uma das ações que contribuem para o melhor controle e organização das mercadorias.
No geral, é fundamental pensar na gestão de estoque como uma das ações decisivas para o processo de construção e de rentabilidade para sua empresa. Por isso, reunimos mais informações sobre o que seria o estoque inteligente e principais estratégias para desenvolver em seu negócio, com o objetivo de impulsionar e transformar os processos e atividades da sua empresa. Confira!
Gestão de Estoque vs Estoque Inteligente
De forma geral, a gestão de estoque seria o controle básico do fluxo de entrada e saída de produtos, sendo os processos que visam garantir o planejamento, execução e controle dos recursos armazenados em uma empresa. Nos dias de hoje, as políticas de estoque e seus desafios estão em qualquer parte, desde a produção em escala pequena, média ou grande.
Manter um estoque sem realizar uma gestão efetiva pode causar uma série de prejuízos para uma empresa, como a perda de produtos perecíveis, deterioração, excesso de estoque, enfim, uma série de condições agravantes nos mais variados setores, que podem ir desde atividades de varejo, manufatura, alimentos, bebidas, insumos, entre outras categorias.
Nesse sentido, faz-se importante a revisão e o planejamento de uma gestão de estoque de forma mais sistematizada e planejada, ao que chamamos de gestão de estoque inteligente.
A gestão de estoque inteligente nada mais é do que todo esse processo de planejamento, execução e controle dos recursos, mas realizado a partir de uma gestão inteligente e estratégica, tomada pelo aprofundamento dos processos para além do controle superficial do estoque e da entrada e saída de mercadorias, mas uma percepção e planejamento maior que vai favorecer maior possibilidade de organização e de rentabilidade para a empresa.
👉🏻 Os 11 principais KPIs de Estoque: melhore seu desempenho com estes indicadores
👉🏻 O que é LIFO e como aplicar na sua estocagem?
👉🏻 O que é estoque máximo? Qual a importância para a gestão?
O que é armazenagem?
A armazenagem é uma das etapas fundamentais quando se pensa em organizar um controle inteligente do estoque. De forma geral, o serviço se constitui em função do armazenamento de materiais de forma ordenada e a distribuição de produtos de uma empresa, para que seja dada a continuidade nos fluxos logísticos fundamentais para a recepção, manutenção e entrega de produtos.
Armazenar os produtos não é apenas colocá-los em um espaço determinado, mas sim todo o trabalho de registrar o fluxo de entrada e saída de mercadorias, bem como o processo de catalogação e administração dos recursos.
Como fazer o gerenciamento de mercadorias
Ao pensar no planejamento e controle do estoque de forma estratégica, é importante que seja feito um gerenciamento das mercadorias. Esse processo compreende uma série de atividades que podem trazer benefícios como um todo para os negócios, que vão desde a busca por novidades do mercado sobre os produtos, avaliação, acompanhamento das vendas, enfim, uma série de ações que podem contribuir nesse processo de gestão.
Outro fator pertinente a ser considerado nessa gestão das mercadorias é a respeito das relações com os fornecedores. Cuidar dessas relações de trabalho e do fornecedor como a matéria prima do varejo é uma das formas de conquistar um maior desenvolvimento e crescimento do negócio.
Dessa forma, o gerenciamento de mercadorias pode auxiliar no processo de estoque inteligente para aumento da lucratividade, redução de perdas nos processos e para continuidade dos negócios de forma rentável e estratégica.
5 estratégias para desenvolver um estoque inteligente
Para você conhecer mais sobre estratégias para desenvolver um estoque inteligente, nós separamos algumas maneiras que te darão grande suporte.
1. Buscar ir além de uma gestão de controle funcional para um controle de estoque estratégico
Para manter e gerir um controle de estoque inteligente, é preciso ter ações de controle e planejamento, além do uso de ferramentas que podem contribuir para diversos fatores logísticos e intercorrências durante o processo. É preciso ir além da tarefa de armazenar mercadorias, buscando refletir mais a respeito de soluções, do fluxo e de todo o gerenciamento sobre essas atividades.
2. Trabalhar com um inventário da empresa
O uso e construção de um inventário é fundamental para avaliar a quantidade de mercadorias disponíveis no estoque. Assim, é possível manter um controle sobre os itens de forma mais criteriosa, a fim de que isso auxilie na avaliação da aquisição das mercadorias de acordo com os resultados e/ou vendas esperadas.
Para fazer um inventário adequado e construir o estoque inteligente é preciso fazer uma sistematização dos dados das mercadorias armazenadas no estoque da empresa, com o intuito de identificar, classificar e determinar os valores de cada produto.
3. Elaborar registros e acompanhamento das mercadorias
Registrar os dados a respeito das mercadorias que chegam, desde sua validade, informações a respeito de lote, código, entre outros, pode facilitar os meios de checar as informações de acordo com a sua padronização.
Definir datas para fazer a revisão dos dados é uma das formas de evitar complicações, como a perda de produtos perecíveis, evitando desperdícios. A organização dos produtos em estoque de forma mais sistematizada e com o uso de recursos e ferramentas irá contribuir para melhor administrar as atividades, sendo importante, então, o registro das mercadorias e das movimentações realizadas na empresa.
4. Padronizar e organizar o estoque inteligente
Para que o inventário e o registro dos dados impulsionem de forma positiva as atividades e a rentabilidade da empresa, é importante que exista uma especificação das mercadorias pelo uso de critérios precisos.
Assim, buscando fazer o controle de forma simplificada, o uso de especificações de acordo com fornecedores, valores, data de compra, tipo de utilização, entre outras categorias, podem contribuir para a identificação e a construção de uma padronização das mercadorias da empresa, agilizando os processos e podendo facilitar o planejamento das atividades e/ou ações tomadas.
5. Ter um software para gerenciamento do estoque
O uso de softwares no inventário e dados da empresa sobre as mercadorias pode contribuir para a organização dessas informações, bem como da integração de todas essas atividades, como as movimentações do estoque, vendas, financeiros, entre outros.
Assim, a depender do volume e quantidade de mercadorias, o software também pode ser uma ferramenta que pode agilizar as atividades e impulsionar o gerenciamento do controle de estoque de forma mais rápida e eficiente.
Como ter controle de estoque inteligente
O uso de um controle de estoque inteligente facilita a organização como um todo da empresa, contribuindo para o planejamento de vendas, evitar prejuízos e melhor identificar seu público e consumidores a fim de melhor adequar suas atividades com o que mais tem resultado e que mais gera movimento e rentabilidade em seu negócio.
Uma das formas de ter um controle de estoque inteligente e estratégico é pelo uso de softwares, ferramentas que visam organizar e auxiliar no gerenciamento do estoque do seu negócio, como gerenciar o controle de vendas, cadastro de produtos, pedidos de compras e demais movimentações da sua empresa.
Use um software para gerir seu estoque inteligente
O OTK Web é um sistema online que permite a automatização de tarefas, integração dos departamentos e torna mais rápido e fácil todos os processos de compras e gerenciamento do almoxarifado da sua empresa.
Algumas das suas funcionalidades estão relacionadas ao controle de estoque, fornecendo uma visão geral das mercadorias e das movimentações, e também da gestão de compras, englobando as necessidades relacionadas à gestão de compras, desde a solicitação, aprovação e recebimento das compras, como também a gestão dos fornecedores.
Gostou do conteúdo? Então não deixe passar a oportunidade de entrar em contato com nossa equipe para tirar suas dúvidas e também testar nosso software de controle de estoque, o OTK Web.
Compartilhe este conteúdo: