Descomplicando o fluxo de caixa: guia para entender e aplicar na prática
Conhecer melhor a situação financeira do seu negócio é fundamental para que o empreendedor possa planejar melhor suas ações e o momento certo de fazer investimentos que vão trazer lucros futuros para a organização.
Dessa forma, pensar em estratégias de como fazer uma boa gestão financeira parte do controle e planejamento de processos que constituem a base da empresa, como o fluxo de caixa.
É a partir desse instrumento que é possível observar todas as movimentações financeiras da empresa. Quer saber mais sobre a importância do fluxo de caixa em seu negócio? Confira o conteúdo que preparamos pra você!
O que é fluxo de caixa?
O fluxo de caixa é uma ferramenta contábil utilizada nas empresas para realizar o acompanhamento, controle e gestão da situação financeira do seu negócio. Permite gerenciar todas as movimentações de entrada e saída de recursos, favorecendo, assim, planejamentos mais estratégicos e a construção de relatórios com os dados das movimentações financeiras e também de mercadorias, garantindo a coerência dos dados e o bom funcionamento das operações na organização.
Como fazer fluxo de caixa?
O fluxo de caixa possibilita uma maior organização das finanças e maior controle das movimentações financeiras, sendo importante os cuidados ao planejar as ações e estratégias voltadas à realização de uma gestão eficiente.
Assim, separamos alguns passos importantes sobre como fazer o fluxo de caixa e como mantê-lo sempre em dia, a fim de obter os melhores retornos financeiros para sua empresa. Confira!
1. Registrar as movimentações financeiras
Registrar a entrada e saída dos recursos financeiros da empresa pode facilitar a organização das finanças, mantendo as contas organizadas e evitando desperdícios. Categorizar os dados de modo a identificar melhor onde os recursos estão sendo investidos pode ser uma das maneiras de avaliar os gastos e as receitas da organização.
2. Gerenciar o estoque da organização
O gerenciamento de estoque possibilita que o empresário saiba quando deve investir e quais mercadorias e recursos deve utilizar em determinado momento, evitando prejuízos e contribuindo para a tomada de decisões em situações de necessidade de corte de recursos ou novos investimentos em determinados setores da empresa.
3. Avaliar o capital de giro
Ao acompanhar o fluxo de caixa, é possível que o empreendedor faça avaliações periódicas do desempenho da empresa de acordo com o que foi planejado. Fazer a avaliação do capital permite que seja feito um melhor direcionamento das ações a partir do lucro obtido em determinado período, onde o empresário poderá analisar quais produtos e/ou serviços dão mais retorno e se há a necessidade de renegociar contratos com os clientes.
4. Acompanhar o fluxo de caixa
A partir do acompanhamento do fluxo de caixa é possível que o empreendedor consiga planejar estrategicamente as situações que possam comprometer a saúde financeira da organização. Esse acompanhamento permite uma administração mais segura e sustentável da gestão dos recursos e das ações da empresa.
5. Fazer projeções
Verificar os gastos e os ganhos esperados em cada mês ou em determinado período, bem como o acompanhamento de gastos inesperados são uma das formas em que o empreendedor consiga fazer suas projeções em torno da gestão financeira.
O que é demonstração de fluxo de caixa?
A demonstração de fluxo de caixa (DFC) é um relatório contábil que apresenta a saúde financeira de uma empresa.
Esse relatório deve apresentar todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de dinheiro), além de apresentar os resultados de todas essas atividades desse fluxo.
Seu principal objetivo é mensurar e analisar a capacidade que uma organização tem de gerar caixa ao longo de um determinado período, apresentando, assim, como está a saúde financeira da empresa, o que torna mais factível a detecção de possíveis erros contábeis ou fraudes no caixa.
Investir em uma empresa tendo feito previamente o acesso ao Demonstrativo de Fluxo de Caixa pode ser importante, uma vez que é a partir dele que será possível ter acesso a informações pertinentes para que seja mais seguro investir na companhia.
Como sair da planilha e ter um sistema para fluxo de caixa
A escolha adequada da ferramenta que vai atender as necessidades da empresa para que o empreendedor possa acompanhar o fluxo financeiro é fundamental.
Existem algumas opções de controle, como o uso comum de planilhas, principalmente em empresas menores, e também do uso de softwares, o que é visto geralmente em organizações maiores.
Assim, pensar em otimizar os processos e procurar por soluções tecnológicas envolve todo um processo de estruturação da empresa, uma vez que a partir de toda a organização e sistematização dos dados, objetivos e metas que o empreendedor queira alcançar em sua empresa, tudo isso vai consolidando o caminho para aprimorar os recursos e começar a utilizar sistemas de informações.
O uso de softwares de fluxo de caixas possuem inúmeras funções, armazenamento e organização dos dados, administração de documentos e consulta das movimentações, acesso a relatórios, enfim, recursos que podem otimizar as atividades em um único lugar e de forma prática.
Benefícios do fluxo de caixa
O uso do fluxo de caixa como uma ferramenta administrativa acaba sendo um dos recursos mais utilizados para o controle financeiro, auxiliando na tomada de decisões e na melhoria da rentabilidade da empresa.
Assim, trouxemos alguns dos principais benefícios que o fluxo de caixa pode proporcionar para seu negócio. Confira!
- Gerenciamento de gastos
A identificação das movimentações financeiras permite ao empreendedor a identificação dos gastos, algo que facilita a administração dos recursos, uma vez que pode reduzir e/ou eliminar custos desnecessários, aumentando os lucros da companhia;
- Controle financeiro
Manter o fluxo de caixa atualizado possibilita um maior controle das contas e finanças da empresa, o que favorece uma maior precisão ao empresário para saber onde os recursos estão sendo direcionados, evidenciando maior transparência nas ações e atividades da organização;
- Planejamento financeiro
A partir da análise do fluxo de caixa, do histórico das movimentações e dos recursos, será possível ter condições que facilitem o planejamento financeiro. Com o fluxo de caixa será possível organizar e estabelecer melhor todas as movimentações e custos em determinados períodos, além de fazer uma previsão das receitas e despesas.
Você também pode se interessar por:
? Automatização de processos: o sucesso em economizar tempo e energia
? Fluxo de compras: O que é e dicas para contribuir com sua produtividade
? Controle de Estoque: revolucione seu negócio de maneira simples e fácil
? 5 estratégias para desenvolver um estoque inteligente
Como o OTK Web otimiza o seu fluxo de caixa
A Planilha de Fluxo de Caixa disponibilizada em nosso site tem por objetivo garantir o controle de todo dinheiro em circulação para avaliar seus resultados, sendo categorizada de forma a facilitar a organização dos dados para que você melhor administre as informações para realizar o fluxo de caixa e a gestão financeira da empresa. Baixe agora mesmo!
Gostou do conteúdo? Então não deixe passar a oportunidade de entrar em contato com nossa equipe para tirar suas dúvidas e também testar nosso software de controle de estoque, o OTK Web.