Como fazer a gestão de um negócio digital?
A gestão de um negócio digital nada mais é do que o foco no aproveitamento nas estratégias digitais para se obter sucesso nos resultados de uma empresa.
Em anos passados, as empresas criavam um ativo (como uma máquina, uma força de trabalho, uma propriedade intelectual). Elas criavam um conjunto de processos repetíveis e previsíveis para explorar esse ativo para fornecer retorno e crescimento aos acionistas.
Hoje não é mais assim, por isso neste artigo iremos discutir os principais métodos de colocar em prática a gestão de um negócio digital e como as vantagens da transformação digital, em geral, superam em muito os desafios que você pode enfrentar na implementação de sua estratégia. Continue lendo e confira!
Mas afinal, o que significa negócios digitais?
Para alguns executivos, trata-se de tecnologia. Para outros, o digital é uma nova maneira de interagir com os clientes. E para outros ainda, representa uma maneira inteiramente nova de fazer negócios. Nenhuma dessas definições é necessariamente incorreta.
Mas perspectivas tão diversas muitas vezes atrapalham as equipes de liderança porque refletem a falta de alinhamento e visão comum sobre para onde a empresa precisa ir.
Isso geralmente resulta em iniciativas fragmentadas ou esforços equivocados que levam a oportunidades perdidas, desempenho lento ou falsos começos.
É tentador procurar definições simples, mas para ser significativo e sustentável, acreditamos que o digital deve ser visto menos como uma coisa e mais como uma maneira de fazer as coisas.
Para ajudar a tornar essa definição mais concreta, dividimos em três atributos:
Criando valor em novas fronteiras
Para algumas empresas, conquistar novas fronteiras pode significar desenvolver negócios inteiramente novos em categorias adjacentes; para outros, pode tratar-se de identificar e buscar novos conjuntos de valor em setores existentes.
Desbloquear o valor dos setores de crescimento emergentes requer um compromisso de entender as implicações dos desenvolvimentos no mercado e avaliar como eles podem apresentar oportunidades ou ameaças.
A Internet das Coisas, por exemplo, está começando a abrir oportunidades para disruptores usarem níveis sem precedentes de precisão de dados para identificar falhas nas cadeias de valor existentes.
No setor de logística, o uso de sensores, big data e análises permitiu que as empresas melhorassem a eficiência de suas operações da cadeia de suprimentos.
Criação de valor nos negócios principais
O próximo elemento da Digital é repensar como usar novos recursos para melhorar a forma como os clientes são atendidos. Isso se baseia em uma obsessão em entender cada etapa da jornada de compra de um cliente — independentemente do canal — e pensar em como os recursos digitais podem projetar e oferecer a melhor experiência possível em todas as partes da empresa.
Por exemplo, a cadeia de suprimentos é fundamental para desenvolver flexibilidade, eficiência e velocidade para entregar o produto certo com eficiência da maneira que o cliente deseja. Da mesma forma, dados e métricas podem se concentrar em fornecer insights sobre os clientes que, por sua vez, orientam as decisões de marketing e vendas.
Construindo capacidades digitais fundamentais
O elemento final de nossa definição de digital é sobre os processos tecnológicos e organizacionais que permitem que uma empresa seja ágil e rápida. Esta base é composta por dois elementos:
Mentalidade
Uma mentalidade digital institucionaliza a colaboração multifuncional, nivela hierarquias e cria ambientes para incentivar a geração de novas ideias. Incentivos e métricas são desenvolvidos para dar suporte a essa agilidade na tomada de decisões.
Arquitetura de sistemas e dados
O digital no contexto de TI está focado na criação de um ambiente de duas partes que dissocia os sistemas legados — que suportam funções críticas e são executados em um ritmo mais lento — daqueles que suportam interações rápidas, geralmente voltadas para o cliente.
Crescimento e desenvolvimento dos negócios digitais na pandemia
O aumento do envolvimento do consumidor levou a uma explosão de crescimento na esfera digital durante a pandemia do COVID-19. Os varejistas precisam emergir da pandemia com um plano forte para atender com sucesso às novas demandas dos consumidores, continuando a oferecer uma experiência de compra perfeita.
Quando achávamos que haveria uma grande paralisação no mercado tivemos uma nova surpresa em ver como o sistema teve uma rápida adaptação e melhorou ainda mais as opções dos clientes.
Com as pessoas trancadas em suas casas, o e-commerce teve um boom no crescimento de 75%, segundo relatório da Mastercard. Sendo assim, as compras online são uma excelente forma de se proteger do vírus e não parar totalmente sua vida.
Segundo pesquisa da PUCPR, as empresas físicas começaram a se debandar para o modo digital, isso acarretou no aumento de 50%. Sendo que, apenas 3% ainda não têm a opção digital e somente física das grandes e médias empresas.
Sabendo que o espaço virtual se tornou um enorme atrativo, vimos durante a pandemia o crescimento de influenciadores digitais. Eles focaram seus fluxos de clientela ao mercado que crescia a cada dia e isso tornou um mercado bilionário.
Muitas lives eram patrocinadas por gigantes marcas nacionais e internacionais. Fazendo com que famosos aderissem às mídias sociais para “beliscar” uma parte da fatia e muitos anônimos se tornaram famosos.
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4 exemplos de novos negócios digitais
São vários exemplos, mas vamos nos concentrar apenas nos mais importantes e tiveram maior destaque. Vejamos!
Transformação digital no varejo
O varejo também foi radicalmente transformado na era digital. A transformação digital impactou a experiência de varejo na loja e inaugurou a era do comércio eletrônico.
As tecnologias digitais melhoraram a experiência de varejo para consumidores e proprietários, permitindo tudo, desde cartões de fidelidade e cupons eletrônicos até inventário automatizado e sistemas de análise de varejo.
Transformação digital em marketing
Em alto nível, o objetivo da transformação digital no marketing é encontrar mais clientes gastando menos dinheiro. Mais especificamente, o marketing digital incrível gera mais leads de qualidade e ajuda você a se aproximar de todos os seus clientes, sejam eles novos na sua marca ou fiéis de longa data.
A mudança de materiais de marketing analógicos para digitais ajuda esses esforços de duas maneiras principais. Primeiro, os materiais digitais são geralmente mais baratos de produzir e distribuir do que a mídia analógica.
O e-mail, em particular, é muito mais barato do que as campanhas de impressão. Em segundo lugar, o marketing digital abre as portas para a automação de marketing , rastreamento analítico e diálogo com os clientes de maneiras que o analógico nunca poderia.
Transformação digital no setor bancário
Não faz muito tempo, a maioria das transações eram feitas pessoalmente por caixas de banco. Os caixas automáticos (ATMs) surgiram e simplificaram o processo básico de transações, estendendo o horário comercial e reduzindo os tempos de espera e a dependência de funcionários humanos para saques em dinheiro e outras transações populares.
Com o tempo, a tecnologia ATM evoluiu para acomodar depósitos em dinheiro e cheque, transações mais seguras e suporte para várias contas, incluindo cartões de crédito e hipotecas.
Transformação digital em todos os setores
Falamos muito sobre exemplos específicos de transformação digital em marketing, vendas e serviços. Todas as transformações digitais começam com a mudança do analógico para o digital — ou seja, tirar as informações do papel e colocá-las no reino digital. A partir daí, essas ideias básicas se aplicam a todos os negócios e indústrias:
- Conheça os clientes nos canais digitais que eles já frequentam;
- Aproveite os dados para entender melhor seus clientes e o mercado como um todo;
- Libere seus dados e compartilhe inteligência em toda a sua empresa;
- Incentive grupos antes separados, como marketing, vendas e serviços, a colaborar.
A transformação digital está ajudando muitos setores a conseguirem avançar de forma irreversível.
7 dicas de como fazer a gestão de um negócio digital
Existe uma ordem revelada de passos que você pode acompanhar para assegurar seu sucesso ao começar uma gestão de um negócio digital. Já vimos inúmeros gestores iniciarem e desenvolverem projetos de sucesso executando o seguinte:
- Consulte uma demanda e a execute;
- Trace uma réplica que vende;
- Programe e crie um site de fácil manejo;
- Use as estratégias de busca para atrair o tráfego para sua page;
- Construa um crédito de especialista para si mesmo;
- Una aos seus assinantes e clientes via e-mail;
- Amplie sua renda por meio de transferências de upselling e back-end.
Qualquer pessoa, do novato ao experiente empreendedor online, pode se beneficiar desse processo para aprender como iniciar um negócio online.
4 erros para evitar na gestão de um negócio digital
Implantar o sistema é muito importante, mas saber onde não errar é mais ainda. Por isso, vamos focar nos problemas que geralmente acontecem e evitá-los!
1. Não garantir que sua empresa esteja pronta, disposta e capacitada
Se você não experimentou perda de mercado, ou se sua cultura não tem a mente mais aberta quando se trata de mudança, você provavelmente ainda não está pronto ou disposto a se transformar.
Você pode querer seguir em frente, mas entenda que há um monte de treinamento de habilidades que você precisa aprender primeiro. Avalie os pontos fortes e fracos dentro de sua empresa e seja sincero sobre onde você está realmente começando.
2. Não educar seu pessoal sobre a transformação digital
Dê informações e oportunidades aos seus funcionários e ajude-os a ligar os pontos. Se você está se transformando porque a receita diminuiu nos últimos três anos, diga isso à equipe e mostre a eles que a transformação pode significar salários mais altos e melhores opções em sua carreira.
Dessa forma, quando você é transparente e solidário, os funcionários provavelmente aceitarão as mudanças muito mais rapidamente.
3. Deixando seus clientes existentes para trás
Os gestores podem estar tão determinados para que a transformação funcione que priorizam apenas os novos aspectos do negócio e deixam áreas antigas para atrofiar. Certifique-se de continuar a se envolver com as pessoas que você já tem. Caso contrário, você perderá compradores tão rápido quanto os ganhar.
4. Perder a fé na capacidade de mudança de seus funcionários
Se você não acredita que seus funcionários podem passar pela transformação, por que eles pensariam que podem? Quanto mais você comunicar que eles podem lidar com as mudanças e até mesmo prosperar com elas, mais eles verão a si mesmos e à equipe de forma positiva. Invista neles – seja ao longo do tempo, fornecendo cursos ou outros recursos – para deixar claro que você confia neles.
Por fim, a gestão de um negócio digital deve ser algo planejado e bem implantado para que sua empresa tenha sucesso duradouro e bom engajamento com os clientes. Essa é uma fase do comércio que tende a avançar e não regredir. Por isso, não tem como deixar de lado essa ideia.
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