Indicadores de Desempenho de uma Empresa: Importância, Dicas e Como Implantar
Os indicadores de desempenho de uma empresa são uma importante ferramenta que servem como uma bússola para a sua gestão.
Quem não tem familiaridade com o termo “Indicadores de Desempenho” ou com a sigla KPI (Key Performance Indicator), pode pensar que seja algo complexo e de difícil entendimento. Mas é trata-se de um conceito mais simples do que você imagina.
Para entender esse conceito, vamos separar esse termo. Pense somente na palavra “indicadores”, ou melhor, deixe na forma singular – “Indicador”. Imagino que a primeira lembrança que vem a sua cabeça seja o dedo indicador, não é verdade?
Mas o que são os indicadores de desempenho nas empresas?
Assim como o dedo indicador é aquele usado para apontar uma direção, os indicadores de desempenho servem como uma bússola para orientar a gestão da sua empresa.
Os Indicadores de desempenho de uma empresa são os números que apontam a direção que uma empresa está seguindo. É como ter uma bússola no meio de uma floresta. Fazendo uma leitura correta desses indicadores, eles te permitem a levar a sua empresa a uma área segura e a salvá-la.
A palavra indicador pode te levar a pensar que trata-se em algum fator resultante de uma fórmula matemática complexa. Porém, a realidade é que obter os indicadores de desempenho da sua empresa é mais simples e fácil do que você imagina.
Quer ver como? Continue lendo este artigo e veja tudo sobre como e quais indicadores de desempenho você deve implantar para sua pequena empresa.
Os indicadores de desempenho já estão presentes no seu cotidiano
Se perguntarmos para empresários como está o desempenho da empresa, muitos deles vão responder “está bem, está dando lucro” ou “não está bom, está dando prejuízo”. O lucro, aquele valor que é apurado no final do mês, é um tipo de indicador. Para transformar esse dado em um indicador de desempenho basta apurá-lo mensalmente.
Assim, os indicadores de desempenho de uma empresa são números indicativos que mostram como andam as atividades executadas por uma filial, setor ou pessoa. Entre os mais comuns estão: percentual de vendas de cada filial, percentual de margem bruta de um produto, etc.
Eles podem ser apresentados na forma de percentual ou representados na forma de um gráfico comparando os resultados de cada mês, o que facilita ainda mais a visualização dos dados.
O que o painel do seu carro pode te ensinar a como ler os indicadores da sua empresa
Os indicadores de desempenho de uma empresa correspondem aos diversos medidores de um painel de veículo. Quem só enxerga o lucro é como o motorista que enxerga só o velocímetro. Para estes motoristas, se o carro estiver correndo está bom. Acontece que para o carro poder correr é preciso que todos os componentes estejam funcionando corretamente. Não é verdade?
Abaixo, organizamos algumas dicas de como observar o painel do seu carro pode te ajudar a entender a ler interpretar corretamente os indicadores de desempenho de uma empresa.
Dica 1: Não ficar só olhando o velocímetro
Se você ficar só vendo o velocímetro do carro, só perceberá que está sem combustível quando o carro parar. Da mesma forma, só vai perceber que tinha um problema grave na empresa, quando ela der prejuízo.
O carro pode ser rebocado a um posto de combustível por um valor até suportável. Porém, o custo de rebocar uma empresa é imensurável: custo da demora e da não entrega das encomendas, insatisfação e perda de clientes, perda de confiança, perda de qualidade, etc.
Por isso, a empresa não pode ser guiada por um único indicador chamado lucro.
Lucro nada mais é que o resultado do desempenho de muitas atividades executadas por vários departamentos e por várias pessoas nos meses anteriores. Não mostra a situação real atualizada. Pelo contrário, oculta, as deficiências já existentes, que estão só esperando uma oportunidade para mostrar a cara.
Dica 2: Prevenir ainda é o melhor remédio
É o que aconteceu com a recente crise econômica. Aparentemente tudo foi culpa da crise. Será que a empresa já não tinha deficiências, problemas com produção, entrega, processos obsoletos, pesados que resultavam em altos custos e despesas desnecessárias?
Lucro não é um indicador de desempenho que dá suporte a longevidade empresarial. O lucro não mede o desempenho atual, pode esconder um problema grave que pode comprometer o resultado mais na frente.
Por isso, prevenir ainda é o melhor remédio e olhar os demais indicadores mensalmente ajuda você a conseguir enxergar isso com mais clareza.
Dica 3: Não espere a luz vermelha acender
A questão é enxergar a deficiência antes do lucro começar a diminuir ou antes de começar a dar prejuízo ou antes da crise econômica. O que precisa melhorar para dar bom resultado? É neste ponto que entra a importância dos “indicadores de desempenho”.
A importância pode ser percebida observando o painel de um veículo com seus diversos indicadores. Cada qual mostra o desempenho de uma parte do carro. Se indicador de temperatura estiver muito alto, o problema é no sistema de refrigeração e que deve tomar providência antes de acender a luz vermelha e o carro parar.
Assim como no carro é possível criar indicadores para cada área da empresa para que seja fácil identificar qual processo precisa ser melhorado antes que o problema se torne incorrigível e signifique o fracasso do seu negócio.
Dica 4: Os Indicadores de desempenho devem ser analíticos
É importante possuir os indicadores de desempenho. Sem eles é como andar na floresta densa sem bússola. Porém, possuir os indicadores por si só não resolve o problema. Em um carro, se você não estiver atento ao velocímetro, vai tomar uma multa por excesso de velocidade.
Mas como aplicar isso ao seu negócio?
Por exemplo, um único indicador que apura o resultado de vendas pelo total geral pode estar escondendo o problema de vendas de uma filial ou de uma linha específica de produtos. Então, assim como o carro possui um indicador exclusivo para monitorar a velocidade, o ideal é que cada indicador de desempenho da sua empresa seja analítico, ou seja, individualizando de acordo com a estrutura organizacional ou linha de produtos.
Como colocar em prática o monitoramento de indicadores de desempenho na sua empresa
Agora que você já sabe a importância e como usar os indicadores para melhorar a gestão da sua empresa, respondemos abaixo as principais dúvidas para você colocar em prática esse monitoramento no seu negócio:
Quais indicadores de desempenho usar?
O primeiro passo é determinar quais serão os indicadores a serem monitorados. Mas a resposta para essa pergunta não é algo individualizado:
a) Depende do ramo de atividade de cada empresa,
b) Finalidade ou necessidade da sua utilização,
c) Indicadores externos.
O caminho mais fácil é iniciar com os indicadores que podem ser obtidos internamente, tais como indicador de vendas, indicador de lucros, indicador de produção. São dados fáceis de apurar, basta possuir um sistema de apontamento.
Alguns indicadores são setoriais. O setor de serviços requer indicadores diferentes do setor fabril. Mesmo dentro do setor de serviços há indicadores específicos por tipo de serviço. Por exemplo setor hospitalar requer indicador de tempo médio de hospitalização por tipo de enfermidade.
Os indicadores externos, tais como da qualidade no atendimento, satisfação do cliente, competitividade, etc, dependem do retorno do cliente à pesquisa enviada, requerem trabalho de envio, acompanhamento até o retorno e a compilação destes dados para obter os indicadores. Requer trabalho especializado e contínuo, sendo bem mais difíceis de serem implantados.
Vale a pena contratar um serviço especializado para implantar os indicadores de desempenhos?
Não vejo razão para contratar um profissional de fora que não conhece o seu negócio, o mercado, para dizer quais são os indicadores de desempenho necessários para sua empresa.
Certamente, o dono do negócio sabe quais são os indicadores mais importantes para gestão da pequena empresa. E se não souber o problema não está na falta de indicadores. É porque só enxerga o lucro.
Qual a relação do Sistema ERP com os Indicadores de Desempenho?
Atualmente, com o alto grau de dinamismo no mundo dos negócios, as estratégias precisam ser executadas, acompanhadas e atualizadas rapidamente. Para obter todos os dados atualizados mensalmente, de forma detalhada, sistemática e contínua para compor todos os indicadores de desempenhos necessários torna-se indispensável possuir uma ferramenta, um ERP, o Sistema de Gestão Integrado.
O Sistema ERP para pequenas empresas pode ser implantado de modo a fornecer os relatórios necessários para suprir os indicadores de desempenho. É como o computador de bordo de um veículo que reúne todas as informações e mostra no seu painel. Basta o motorista lembrar-se de não deixar acender a luz vermelha ou ficar só olhando o velocímetro e esquecer de trocar o óleo.
Conclusão
Os indicadores de desempenhos financeiro, produtividade, satisfação do cliente, qualidade no atendimento, etc. ajudam a nortear as ações de uma empresa. São fundamentais para traçar ações estratégicas de longo prazo ou ações pontuais objetivando tomada de medidas para correções, melhorias e ajustes para qualificar ainda mais a gestão de pequenas empresas.
Além disso, podem ser apresentados nas reuniões mensais com os responsáveis, destacando os resultados obtidos ou pautando para cobrar melhorias. É uma forma fácil de visualizar e perceber qualquer tendência preocupante antes da consolidação.
Diante de dados objetivos não há desculpas ou justificativas, portanto, tornam as reuniões bem mais objetivas e produtivas e fazendo a leitura correta dos dados é possível tomar as medida necessárias para melhorar o desempenho da empresa ou até mesmo visualizar os erros e salvar o negócio de um fracasso.
Ao possuir um Sistema ERP, a coleta e visualização destes indicadores fica ainda mais fácil e o gestor tem acesso a dados mais confiáveis e assertivos para a sua tomada de decisões.
Então, o que você está esperando?
Agora que você já sabe a importância de ter indicadores de desempenho na sua empresa e como o ERP pode te ajudar a implantar esse monitoramento, aproveite para conhecer o nosso Sistema ERP para Pequenas Empresas. Clique aqui para conhecer todos os detalhes dessa ferramenta!
Compartilhe esse conteúdo: