3 Procedimentos para Melhorar o Processo de Compras de Uma Empresa
O processo de compras de uma empresa vai além de simplesmente reduzir o volume de compras, aumentar os parcelamentos e os prazos de pagamentos. Esse tipo de medidas só servem para ajustar o fluxo de caixa, não levam a uma efetiva redução de custos e não significa que a empresa implantou uma gestão eficaz.
Otimizar o processo de gestão de compras significa eliminar todos os tipos desperdícios: recursos humanos, materiais e financeiros.
Confira abaixo os 3 procedimentos para melhorar o processo de compras de uma empresa:
Qual o objetivo da área de compras
Gestão de compras tem como objetivo a aquisição eficiente de serviços ou produtos na quantidade certa, no prazo certo e com o preço adequado. Mas engana-se que um bom comprador escolhe apenas pelo melhor preço, pois em qualquer compra é fundamental uma análise detalhada do fornecedor, para que o mesmo atenda as expectativas da empresa.
Assim, para implantar um controle que abranja todos os aspectos relacionados ao processo de compras de uma empresa existem três procedimentos essenciais a serem seguidos:
- Comprar os produtos ou materiais estritamente necessários;
- Comprar na quantidade certa, pelo menor preço;
- Manter a qualidade e prazo de entrega dos produtos e serviços.
Estes 3 procedimentos básicos, embora cada qual tenha a sua importância e parcela de contribuição, todos eles levam ao mesmo objetivo: reduzir custos e manter o fluxo de caixa equilibrado.
Abaixo separamos um vídeo especial, onde o analista de negócios Leandro Lana explica a importância de ter um fluxo de caixa bem controlado, não somente para auxiliar na gestão de compras, mas para obter bons resultados em toda a empresa.
Confira o Processo de compras de uma empresa
Abaixo dividimos cada um dos procedimentos básicos e explicamos como você pode implantá-los em seus processos de compras. Confira!
1. Comprar Produtos ou Materiais Necessários
A receita básica para uma boa administração é a gestão do fluxo de caixa de forma a obter o saldo azul no final de cada mês ao invés de vermelho.
A ideia primária é obter maior prazo de pagamento dos fornecedores e reduzir o prazo de recebimento. Porém, existe um terceiro fator que muitas vezes é ignorado pelos administradores. Trata-se do capital imobilizado no estoque.
Estrategicamente o capital imobilizado em estoque é um fator a ser considerado como muito importante. Compras desnecessárias significa dinheiro parado. Todo dinheiro tem o seu custo, seja de juros ou do retorno da aplicação. E isso vale tanto pensando em uma aplicação bancária quanto quando o dinheiro é aplicado na compra de outro material que tenha melhor retorno para empresa. Além disso, a falta de estoque pode levar a perda de venda, atraso na entrega e desequilíbrio do caixa.
Porém, é muito comum as empresas ignorarem ou deixarem de lado o capital imobilizado em estoque. Isso porque é necessário adotar uma metodologia para efetivar a prática de comprar somente os produtos necessários. Para aplicar uma metodologia eficaz é necessário fazer uma análise mais profunda dos itens comprados e suas quantidades e por fim padronizar esse procedimento.
A metodologia mais aplicada neste caso é a curva ABC.
O objetivo é investir o menos possível no estoque, ou seja, comprar produtos e materiais estritamente necessários. Porém, para ir além nessa questão é essencial fazer um levantamento detalhado das compras e do estoque. Então a questão é: Como classificar os produtos para separar os itens nas classes A, B ou C, quando não dispomos de dados necessários para tal?
Para ajudar nessa classificação é que entra a gestão sistematizada. Com o apoio de um Software de Gestão de Compras e Estoque é fácil classificar os materiais conforme a metodologia da Curva ABC. Além disso, o sistema fornece os subsídios necessários para obtenção dos dados necessários para fazer a separação dos itens nas respectivas classes.
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2. Comprar na Quantidade Certa, pelo Menor Preço
Comprar na quantidade certa e pelo melhor preço parece algo fácil de ser feito. A metodologia a ser utilizada é do conhecimento de todos: basta estabelecer o estoque mínimo, o estoque máximo e o lote econômico de compras.
Porém, apenas saber que uma determinada atitude leva ao sucesso, não torna ninguém bem-sucedido. Por isso, a questão principal é saber como implementar em cada item os parâmetros de forma correta.
O objetivo final é sempre o mesmo: Evitar desperdícios de materiais, recursos financeiros para que não desequilibre o fluxo de caixa. Se considerarmos o custo de armazenamento, custo de transporte, custo da administração da compra e o custo de estocagem podemos determinar o lote econômico de compras.
O lote econômico de compras torna possível visualizar a periodicidade de compra, de forma que é um fator muito importante para balancear o caixa.
Um sistema de compras pode facilitar e agregar muita inteligência neste processo de compras de uma empresa. Toda vez que é identificada a necessidade de reposição de um item, de acordo com as informações de estoque mínimo e histórico de vendas do produto, o sistema faz uma sugestão da quantidade que deve ser comprada.
Neste momento, ele também faz o cálculo e apresenta o lote econômico de compras, baseados em parâmetros tais como: prazo de entrega, média de vendas dos últimos meses, espaço necessário para o armazenamento, custo do dinheiro imobilizado, etc.
Com base nessas informações e alinhado aos dados sobre a disponibilidade financeira da empresa, o responsável pelas compras pode negociar a melhores condições de pagamento, essencial para manter o equilíbrio financeiro do negócio.
3. Manter a Qualidade e Prazo de Entrega dos Produtos ou Serviços
A questão mais uma vez não é apenas saber que melhorar o relacionamento com os fornecedores produz resultados efetivos, já que facilita a comunicação, racionaliza, agiliza e elimina problemas com a qualidade e prazo de entrega de produtos ou serviços. Da mesma forma que só saber que um software CRM melhora o relacionamento e ajuda a fidelizar seus clientes, não torna sua empresa líder de mercado instantaneamente. É necessário saber utilizar o SRM de maneira estratégica para melhorar na prática a gestão de fornecedores.
O ponto fundamental é a mudança de conceito do “fornecedor” na visão da organização. As empresas em geral tratam o seu “fornecedor” como “credor”, ou seja, custos. É um elemento de fora da empresa que abastece produto ou serviço de acordo com a demanda. Por ser um elemento de fora pode ser substituído convenientemente. A questão é como reagiria qualquer ser humano (fornecedor é um ser humano) tratado como uma peça descartável?
Ficaria realmente preocupado em fornecer produto de qualidade e honrar o compromisso do prazo com toda a dedicação, sinceridade e esforço extra? Creio que não. Para obter e manter a qualidade e prazo de entrega dos produtos fornecidos é preciso mudar a visão interna da empresa com relação a seus fornecedores. O fornecedor está apenas fora da empresa fisicamente, mas faz parte da cadeia produtiva da empresa.
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Somente desta forma será possível pôr em prática, ou seja, realmente acontecer o bom relacionamento com fornecedores. Somente desta forma a empresa poderá reduzir custos, obter o cumprimento da qualidade e prazo de entrega dos produtos.
Quando se tem poucos fornecedores, esse relacionamento pode ser feito de forma manual sem muitos prejuízos à empresas. Porém, assim que a empresa começa a crescer e precisa negociar com um grande volume de fornecedores, esse processo se torna inviável pode comprometer seriamente toda a cadeia produtiva.
Ai que se torna necessário o uso de um sistema que tenha recursos para a gestão de fornecedores. Através da ferramenta, é possível manter todo o histórico de relacionamento com os fornecedores documentado, realizar o controle de homologações e ainda disparar automaticamente cotações para todos aqueles cadastrados, reduzindo muito o tempo gasto nesse tipo de tarefa.
Ou seja, a ferramenta permite que você faça construa uma rede de fornecedores de confiança e que isso não se perca devido a falta de documentação ou mudança de colaboradores.
E como colocar em Prática o processo de compras de uma empresa?
Como vimos nesse artigo, saber que um determinado procedimento é a solução do problema, não acaba com o inconveniente. Apenas indica o caminho a seguir, mas é preciso dar os passos necessários para chegar ao objetivo final. Quais são os passos para operacionalizar estes procedimentos?
É neste ponto que surgem as primeiras constatações reais: falta de controle e consequente falta de dados, falta de informações para determinação dos parâmetros necessários para fazer funcionar os procedimentos. Nesses casos, na absoluta falta de dados, é preciso recorrer à inteligência e sensibilidade humana para realizar as devidas classificações e “input” inicial dos parâmetros.
É importante ter em mente que ter algum procedimento, mesmo que não esteja 100% correto ainda é melhor do que não ter nenhum procedimento. Só não podemos ficar paralisados, lamentando a falta de dados, falta de controle ou falta de um sistema integrado.
Sem um rígido controle, sem um processo operacional confiável não há como atingir o objetivo final. Desta forma, para tornar possível executar os três procedimentos na prática. Um sistema de gestão de compras integrado ao controle de estoque e financeiro é uma ferramenta essencial e que colabora para que ocorra uma economia real de tempo dos envolvidos, bem como fornecer dados confiáveis para uma análise estratégica das compras.
Assim, o sistema de gestão de compras é a solução para tornar viável a aplicação dos três procedimentos básicos, porque o gestor de compras terá nas suas mãos um recurso inteligente que auxiliará na tomada da decisão correta, baseadas em metodologias funcionais.
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2 Comments
Gostei muito do material sobre compras. Estou estudando para futuramente aplicar em nossa empresa.
Obrigado Júlio! Sempre confira nosso blog, estamos sempre disponibilizando novos materiais, aproveite! Não deixe de testar nosso sistema de compras também: https://www.otkweb.com.br/signup