O que é Centro de Custo? Aprenda como Aplicar na sua Empresa
Entenda com um exemplo prático e simples o que é centro de custo e como se utilizar dessa definição para melhorar a organização orçamentária da sua empresa.
No artigo “O que é Budget e Forecast? Conceitos, Diferenças e Como Funciona” abordamos o assunto do planejamento orçamentário, controle de gastos, entre outros temas. Porém, a partir daí, identificamos que boa parte dos nossos leitores ainda não tem um estrutura preparada para esse tipo de controle.
Por isso, neste artigo, vamos nos aprofundar sobre alguns pontos básicos da boa gestão financeira. E o primeiro tema será a gestão do centro de custos.
Mas afinal, o que é Centro de custo?
Centro de custo é uma divisão da empresa ou organização que se queira administrar. Em muitos casos essa segmentação de dá em departamentos, mas também é uma abordagem correta a divisão em unidades de negócios, projetos ou filiais.
Assim, todo o tipo de controle é válido, desde que permita ao gestor ter a visão macro e micro da empresa.
Para ilustrar esse conceito, vamos utilizar um exemplo com base no ambiente doméstico. Imagine uma divisão do orçamento de uma família que tem um gasto mensal de R$ 10.000,00. Dentre os responsáveis por essas despesas temos os seguintes “Centros de Custo”: Esposa, Marido, Crianças e o Geral ou “Administração”. As três primeiras opções têm os seus gastos diretos e o último representa gastos com a manutenção da casa, podendo ter seu resultado rateado entre os demais ou não. Desta forma, facilmente teríamos um gráfico de pizza representando cada setor da família.
Certo, agora que já entendemos como separar os agrupamentos de centro de custos, podemos aprofundar um pouco mais nesse conceito.
Tipos de Custo
Outro passo importante dessa gestão é definir qual a natureza dos custos. Um método simples e eficaz seria definir se tal gasto está relacionado diretamente ao produto final e/ou serviço prestado ou não. Desta forma, poderíamos definir quais custos devem ser rateados e quais serão alocados diretamente nas unidades.
• Centro de custos diretos:
São as áreas que afetam diretamente o resultado da empresa, também conhecidos por centro de custo produtivo ou operacional.
Neste grupo estão departamentos como a área de produção de uma fábrica, o departamento de serviços, de desenvolvimento de sistemas ou suporte técnico. Em alguns casos a área de marketing ou o comercial participa, também, dos custos diretos.
• Centro de custos indiretos:
São as áreas que não trabalham diretamente no produto final da empresa, mas são de suma importância para o resultado final, geralmente esses setores têm seu custo rateado entre os demais grupos da corporação.
Os gastos desse grupo também são classificados como despesas, e incluem nessa divisão setores como o administrativo, recursos humanos e o financeiro, ou seja, todas as pessoas responsáveis pelo apoio à linha produtiva, e em muitos casos representam um efetivo até maior que os citados anteriormente.
Como estruturar o plano de centro de custo?
Um erro de muitos gestores quando assumem o cargo e uma nova empresa é utilizar os mesmos critérios de experiências anteriores para fazer a definição dos centros de custos da organização. Isso porque cada negócio deve ser analisado individualmente, pois, o que pode ser um centro de custo produtivo para um segmento de empresa é uma atividade de apoio para outra.
Por exemplo, a área de Contabilidade é classificada como uma atividade de apoio para uma indústria, porém, para um empresa de consultoria contábil ela é vista como uma área produtiva.
Vamos listar alguns exemplos para segmentos distintos:
Empresa da área de sistemas e suporte técnico | |
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Indiretos | Diretos |
01 – Administração 01.01 – RH 01.02 – Financeiro 01.03 – ADM Geral |
02 – Projetos 02.01 – Implantação 02.02 – Treinamento |
03 – Diretoria ADM | 04 – Suporte 04.01 – Suporte Sist. WEB |
05 – Diretoria Operacional |
Indústrias | |
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Indiretos | Diretos |
01 – Administração | 02 – Produção 02.01 – Injetora 02.02 – Tornos |
03 – Comercial | |
04 – Manutenção | |
05 – Comercial 05.01 – Vendedores |
Loja com Revendas | |
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Indiretos | Diretos |
01 – Administração | 02 – Loja 1 02.01 – Vendedores 02.02 – Caixa |
03 – Limpeza | 04 – Loja 2 |
Como podemos ver nos exemplos acima, em muitos casos a separação de centro de custos pode ser efetuada em níveis e subníveis. E como comentamos, alguns centros de custos são produtivos para um segmento de negócio e não produtivos para outros. Assim, o ideal é que essa análise seja efetuada com calma, usando como base experiências anteriores, mas não exigindo que a administração seja idêntica em todas as empresas.
Dessa forma, com o plano de centro de custo definido fica mais fácil fazer o planejamento do orçamento anual da corporação e também possibilita a definição de métodos de rateio, o que será tema de futuros artigos no nosso Blog.
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