O Que é ERP e Para Que Serve? Tudo que Você Precisa Saber sobre ERP!
Para quem busca consolidar a empresa e fazer crescer o negócio, uma solução ERP é o caminho perfeito, mas antes disso é preciso entender o que é ERP.
Eu não sei se você é dessa época, mas lembra que antigamente as empresas faziam o controle de toda agestãocom os famosos livros caixas? ERP?! Nem se imaginava o que seria isso. Ah! Mas que fique bem claro, eu não sou tão velho assim, mas lembro deles!
Era muito comum nesse período, apesar de nem fazer tanto tempo assim, o uso de livros para se gerenciar uma empresa. Contabilidade, compra e venda, estoques, entre outros setores. Eles estavam lá e eram consultados e rabiscados muitas vezes ao dia.
A gestão de negócios passou por uma rápida evolução
O mais interessante nessa lembrança é que o recurso de livros administrou muitas empresas, fez crescer mas também fez muita gente falir. Isso porque passamos por uma rápida e intensa evolução do mercado. A Internet surgiu e muita coisa mudou.
A tecnologia transformou a forma defazer negócio, inovamos em produtos e na prestação do serviço. Hoje, produzimos e vendemos em escalas maiores e atendemos muito mais clientes quando se compara até pouco tempo atrás.
A transformação que ocorreu nesse período, e que ainda está acontecendo na era digital que vivemos atualmente, não se restringiu apenas a médias e grandes empresas. Também estamos falando de pequenos empreendedores, que podem ainda estar na informalidade, e pequenas empresas em seus primeiros anos.
Pensa um pouco, você teria condições de administrar um negócio de serviços, por exemplo, como uma prestadoras de serviços, uma distribuidora ou até mesmo uma consultoria com a quantidade de recursos que a Internet nos dá hoje?
Seria engraçado pensar uma empresa utilizando os dispositivos móveis, aplicativos de mensagem, um e-commerce, redes sociais e tantas outras formas de fechar negócio anotando tudo em livros.
Com bastante esforço, talvez até seria possível, mas por quanto tempo essa empresa iria conseguir sobreviver? Indo um pouco mais além, você acha que ela teria condições de crescer, em um mundo cada vez mais conectado e veloz como esse que vivemos atualmente?
Nós sabemos que não, porém, apesar de já termos essa conscientização e conhecimento de tanta tecnologia tem gente que ainda não sabe como fazer essa gestão do negócio de forma eficiente e segura.
Para muitos o livro avançou para as planilhas eletrônicas. E de forma semelhante a ele, temos as anotações e consultas sendo feitas durante todos os dias.
Para a gestão eficiente das empresas já não usamos as planilhas
O avanço tecnológico que temos acesso atualmente forneceu a todos os tipos de empresas, de diferentes tamanhos e segmentos, soluções em software que faz com que a gestão do negócio se torne fácil, seguro e muito eficiente.
Estamos falando em ERP, sigla para Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Seu principal objetivo é integrar os processos de negócios e facilitar o fluxo de informações dentro de uma empresa, para que as decisões de negócios possam ser orientadas por dados.
Isso quer dizer em outras palavras que soluções ERP foram criados para coletar e organizar informações de vários níveis de uma organização e conectar atividades comerciais entre departamentos.
O uso de um ERP ajuda uma empresa a padronizar e automatizar seus processos de negócios e melhorara eficiência das operações.
Soluções em ERP são para os que buscam crescer no mercado
Além de economizar tempo e dinheiro, uma solução ERP faz com que sua empresa ganhe em produtividade. É possível uma prestadora de serviços gerenciar seus processosde negócios, garantindo que todos estejam trabalhando com as mesmas informações e verificando indicadores de desempenho, que nos fazem ter uma visão do negócio.
O primeiro sinal que você precisa ter um ERP em sua empresa é quando a gestão do negócio começa a doer. A medida que o negócio vai crescendo, novos pedidos e clientes, o gerenciamento de funcionários e produtos, entrada e saídademercadorias e fornecedores.
Administrar tudo isso se torna doloroso e os primeiros indícios que as coisas vão começar a dar errado começam a surgir. Você está perdendo o controle do negócio e logo os clientes vão começar a sentir esse problema.
Um conjunto de soluções para cada tipo de empresa
Os módulos que fazem parte de um software ERP dependem dos processos de negócios específicos que precisam ser melhorados, e também do segmento da empresa. Se ela vende produtos ou serviços.
As empresas que vendem produtos geralmente possuem funções de fabricação, cadeia de suprimentos e distribuição. Para organizações que vendem serviços, as principais funções estão relacionados aos acordos de nível de serviço (SLAs), serviços de campo e operações de vendas.
Em ambos os casos a solução deERP vai atender com a implantação de módulos que ajudará na gestão de cada função. Os módulos principais incluídos em uma solução completa de ERP incluem:
Finanças: reúne informações financeiras e gera relatórios, balanços gerais e demonstrações financeiras por períodos entre outros dados.
Gestão de recursos humanos: reúne dados e gera relatórios sobre coisas como recrutamento de funcionários, avaliações de desempenho, treinamento e desenvolvimento profissional, mediação e entrevistas de saída.
Gerenciamento da cadeia de suprimento: reúne dados e gera relatórios sobre materiais, informações e finanças à medida que eles se movem em um processo de fornecedor para fabricante, de atacadista para varejista, para consumidor.
- Gerenciamento de estoque: reúne dados e gera relatórios sobre ativos e itens de estoque não capitalizados.
Vou fazer outro convite para você pensar na seguinte pergunta: de que maneira seu negócio poderia usao software ERP para gerenciar seus processos de negócios?
Soluções ERP para pequenos e médios negócios
Os processos necessários para administrar um negócio são muito parecidos independente de seu tamanho ou segmento.
Para as pequenas e médias empresas que buscam uma vantagem competitiva no mercado devem ter processos de negócios que funcionem perfeitamente juntos. É aí que entra o ERP.
Em termos práticos, o ERP integra:
- O gerenciamento do seu negócio,
- Relacionamento com seus clientes,
- Controle de pedidos e serviços,
- A gestão da contabilidade,
- A condução do capital humano da empresa.
A meta é para que todos da empresa usem as informações certas e segurase que possam alavancar ainda mais os negócios da organização. Hoje as coisas estão mudando e com a tecnologia ERP disponível para as empresas a gestão se torna mais fácil e menos dispendiosas.
Desta forma, pequenas e médias empresas agora podem aproveitar a automação e a integração de processos de negócios que antes só estavam disponíveis para grandes empresas.
De que forma as pequenas e médias empresas estão ganhando das maiores
Como vimos anteriormente, a era de tecnologia chegou para empresas de todos os portes e segmentos e elas estão aproveitando os recursos do ERP e de outras categorias de soluções de negócios para competir.
Essa nova realidade de acesso a inovação está alimentando uma nova realidade para pequenas e médias empresas e que ajudam a explicar, por exemplo, como as empresas menores estão vencendo cada vez mais rivais de maior porte em seu próprio jogo.
Portanto, temos uma oportunidade única. A mudança está acontecendo tão rápido que as grandes empresas estão sofrendo para absorver essas transformações na mesma velocidade.
Isso quer dizer que, pequenas empresas podem tomar decisões muito rápidas e se adaptar ao novo mercado digital, desde que tenha sua gestão empresarial adequada a grandes mudanças de acordo com os cenários tecnológicos.
As soluções ERP são fundamentaispara a construção dos cenários atuais e futuros, e por isso, as empresas precisam mudar suas estratégias e aproveitar todas as chances de crescimento. Não perca essa oportunidade.
Inscreva-se em nosso blog para receber gratuitamente nossos artigos e dicas sobre negócios e gestão empresarial.
Compartilhe esse conteúdo: