O Que é Gestão Empresarial? Saiba como Aplicar na sua Empresa
Entenda como o que é Gestão Empresarial e como aplicar esse conceito na prática para atingir o sucesso e o crescimento da sua empresa!
Gestão empresarial é um conceito bem simples de ser definido: significa cuidar da empresa. Da mesma forma que gestão empresarial não é algo difícil de ser compreendido, para ser gestor de uma empresa não requer uma genialidade especial. É verdade que requer muito trabalho, muita dedicação, muita persistência e entrega.
Uma vez conceituada corretamente, gestão empresarial não é nenhum bicho de sete cabeças, impossível de ser colocada em prática pelo empreendedor. O que faz parecer difícil é a crença errada que faz agir de modo errado e os mitos e termos complicados criados envolvendo a prática da gestão empresarial.
O mito principal é aquele que diz que o empreendedor é um profissional técnico que só tem habilidade para consertar, fazer o pão, etc. Não sabe ser gestor, ou seja, não sabe cuidar do fluxo de caixa, dos impostos ou da gestão de pessoas.
Será que cuidar do fluxo financeiro, impostos e pessoal é tão complexo e difícil de ser feito pelo empreendedor que superou todas as barreiras iniciais para fazer o negócio avançar?
Com toda certeza são questões que têm soluções ou existem pessoas no mercado que podem resolver estes problemas. O que não existe no mercado são pessoas que sabem cuidar bem da empresa. Quem é a pessoa mais indicada para cuidar da sua empresa? Só pode ser o próprio empreendedor.
Por isso, para entender melhor esse conceito na prática, elaboramos uma lista com 6 fatos essenciais que você precisa compreender para fazer a verdadeira gestão empresarial na sua empresa. Continue lendo e confira abaixo!
6 Fatos para você entender o que é a verdadeira gestão empresarial
1. O empreendedor precisa se conscientizar que tem uma empresa para cuidar
O problema é que existem muitos empreendedores que não entenderam que possuem uma empresa que ele precisa cuidar. Na cabeça de muitos empreendedores a empresa é como um objeto de uso pessoal que ele utiliza para satisfazer os desejos pessoais. A empresa é como um instrumento que o libertou de ser empregado, de poder fazer aquilo que bem entender sem ser mandado pelos outros.
Na cabeça do empreendedor que pensa desta forma, não existe uma empresa que ele precisa cuidar. Não há uma separação clara entre ele (pessoa física do empreendedor) e a empresa. Desta forma, é óbvio que não vai cuidar corretamente da empresa, pois nem enxerga essa necessidade.
Por exemplo, um empreendedor com esse perfil utiliza o carro da empresa para seu próprio uso, viaja para seu lazer debitando as despesas da viagem para a empresa. Se ele tivesse a real consciência que tem uma empresa a cuidar não faria isso. Agindo desta forma, não há como planejar, nem controlar o fluxo de caixa, o que não significa que não sabe planejar nem controlar o fluxo de caixa.
Quando esse tipo de empreendedor se dá conta que tem uma empresa a cuidar, vai estudar a respeito e encontra um monte de coisas complexas a respeito da gestão empresarial: modelo de negócio, plano de negócios, gestão de pessoas, planejamento estratégico e assim por diante. Por isso, pensa que gestão empresarial é complicada.
Não quero dizer que estas metodologias não são necessárias, nem que não são importantes. A principal questão é conscientizar que é gestor de uma empresa. Somente quando conscientizar que tem uma empresa a cuidar, que precisa empenhar para cuidar bem da empresa, irá entender a real importância do planejamento estratégico, gestão de pessoas, fluxo de caixa, análise da concorrência, etc, etc.
2. Plano de negócios e plano estratégico não cuidam da sua empresa
Não é o plano de negócio nem plano estratégico que irão cuidar da sua empresa!
As metodologias técnicas ajudam a cuidar da sua empresa. Repito, não é a metodologia técnica que vai cuidar da sua empresa. É você que vai utilizar uma metodologia técnica para fazer a gestão empresarial. Em primeiro lugar, o empreendedor precisa ter a vontade de cuidar da empresa, aí então, irá procurar naturalmente as ferramentas adequadas para ajudá-lo nesta tarefa.
Essas metodologias não são coisas tão complicadas nem difíceis de serem aplicadas como alguns especialistas apresentam ou fazem parecer. Quando o empreendedor aceita que tem uma empresa a cuidar, a gestão empresarial será algo fácil, mas que requer muito profissionalismo e trabalho persistente. Não é algo fora do comum, que requer uma genialidade fora do normal, habilidade que não possui ou se não possuir está fora do seu alcance.
Gestão empresarial é cuidar da empresa para que ela continue existindo e crescendo. O que precisa fazer para uma empresa continuar existindo e crescendo? Quem dá permissão para a empresa existir e continuar crescendo? Certamente não é o dono da empresa, não é algo que depende só da vontade do empreendedor.
3. Cuidar da empresa é cuidar dos clientes
A empresa existe enquanto ela cuidar bem dos seus clientes. Ela presta um serviço aos clientes, ou seja, o cliente tem um problema e a empresa apresenta a solução para o problema na forma de produto ou serviço. O dia em que os clientes perceberem que a empresa não cuida bem deles, significa que os clientes descobriram que aquela empresa não precisa mais existir.
A empresa é da sociedade , ou seja, da comunidade para a qual ela presta um serviço. No dia em que a comunidade decidir que a empresa não precisa mais existir, ela terá que fechar as portas. Portanto, a empresa não é do empreendedor, mesmo ele que seja dono de 100% das cotas da sociedade.
O comportamento normal de uma pessoa é cuidar bem daquilo que é mais importante, mais significativo para ela. Por isso, o empreendedor que acha si próprio como a pessoa mais importante dentro da empresa acaba não cuidando do seu principal patrimônio, que é a empresa e nem do seu ativo mais importante, que são os seus clientes.
4. É necessário cuidar do mercado para o sucesso da sua empresa
Uma empresa existe, porque existem muitos clientes, com as mesmas necessidades. Desta forma, a empresa precisa resolver o problema de muitos clientes. Os clientes situados dentro de um raio de atuação são o que chamamos de mercado. O mercado é como se fosse um grande balcão de negócios, onde de um lado estão os clientes e potenciais clientes, no meio do balão as necessidades dos clientes e do outro lado a sua empresa e as empresas concorrentes para apresentar produtos ou serviços para solucionar os problemas dos clientes.
O ponto de conexão entre a sua empresa e o concorrente é a necessidade do mercado. O mercado precisa da empresa porque tem uma dificuldade que não sabe resolver, produzir facilmente. O mercado procura uma facilidade, isto é, produto ou serviço que facilite a vida deles. Cuidar do mercado é produzir produto ou serviço que atendem as necessidades dos clientes.
Quanto maior for o grau de satisfação dos clientes maior é o valor do produto ou serviço. Se quiser garantir a sobrevivência, a empresa precisa proporcionar um grau de satisfação aos clientes, no mínimo igual dos concorrentes. O objetivo da gestão empresarial é entregar ao mercado produtos ou serviços com valores maiores aos da concorrência.
5. Gestão empresarial é cuidar da empresa no presente e planejar para assegurar o futuro
Garantir o presente é fazer direito as obrigações, os deveres da empresa no seu dia a dia, ou seja, fazer com que tudo funcione perfeitamente, com menor custo operacional para produzir produtos ou serviços com qualidade. Se não garantir o presente, não existe o futuro.
O quesito mais importante a cuidar na empresa no seu dia a dia é a gestão financeira. É o que podemos chamar do “bê-á-bá” da gestão empresarial. Todas as decisões são tomadas em função do dinheiro: disponibilidade imediata e futura. Para ter o controle da disponibilidade imediata e futura precisa ter uma visão ao longo do tempo de todas as receitas e todas as despesas, que é o fluxo de caixa.
Se quiser assegurar o futuro, precisa planejar o futuro, de forma a entregar produtos ou serviços com valor maior, ou seja, proporcionar grau de satisfação maior aos clientes do que concorrentes. Assim, para podermos planejar o futuro da empresa precisamos entender o mercado.
6. Entender o mercado é conhecer os clientes, a concorrência, conhecer a empresa e parceiros.
Conhecer os clientes tem dois sentidos. A mais importante é conhecer quem são seus clientes e os potenciais clientes, ou seja, quais são as necessidades deles. A segunda é dimensionar monetariamente os clientes, ou seja, o mercado em valores de negócios possíveis de realizar num determinado período de tempo.
Conhecer a empresa é listar os seus pontos fortes e fracos. Há duas formas de abordar esta questão. A mais importante é conhecer os pontos fortes e fracos no tocante a entrega de valor, ou seja, grau de satisfação percebida pelo cliente. A segunda abordagem é conhecer os pontos fortes e fracos em relação à concorrência.
Porque isso é importante para o sucesso do seu negócio?
Você precisa lembrar que dentro do mercado ainda atuam empresas que podem ajudar a solucionar as suas necessidades operacionais e comerciais para ajudá-lo a fortalecer os seus pontos fracos. São os seus parceiros comerciais, tanto para fornecer os insumos, tanto quanto para ocupação geográfica para facilitar os relacionamentos comerciais com os clientes.
Estas informações são as bases para fazer um plano de negócio e plano estratégico. As necessidades dos clientes são as metas finais para o plano de entrega de valor (qualidade). Sabendo quem são seus clientes e parceiros é possível mapeá-los geograficamente e criar um plano de ação para estabelecer os relacionamentos comerciais.
Como aplicar a Gestão Empresarial na Prática?
Agora que você já sabe o que é gestão empresarial, vamos abordar resumidamente algumas formas práticas de aplicar ela na sua empresa para atingir o sucesso do seu negócio. Confira!
Marketing e Vendas: Seja encontrado pelo seu potenciais clientes
Por melhor que seja o seu produto ou serviço, se ele não conseguir traduzir isso em volume de vendas nunca será o líder de mercado. Quem precisa saber que o seu produto ou serviço é melhor do mercado são os seus clientes. É onde entra em ação as diversas ações estratégicas de Marketing e Vendas.
No mundo atual você precisa ser encontrado pelos seus clientes. Quase a totalidade dos clientes, pesquisam na internet, para procurar produtos ou serviços disponíveis no mercado para atender às suas necessidades. A estratégia a ser desenvolvida é a de ser encontrado pelos clientes na Internet, ou seja, pelos mecanismos de buscas online, como Google ou Bing.
Ter um bom site também faz parte dessa estratégia, pois ele muitas vezes é a primeira impressão que o cliente tem da sua marca, é o primeiro contato que ele vai ter com a sua empresa. Por isso, invista tanto em estar presente nos resultados de buscas na internet quando o seu cliente pesquisar por termos relacionados aos seus produtos ou serviços, bem como, tenha um site que diferencia sua marca da concorrência e atraia seus clientes para comprar com a sua empresa.
Modelo de negócio: Tenha clara a estratégia do seu negócio
O termo “modelo de negócio” pode fazer pensar que seja algo muito complexo, difícil de elaborar, mas nada mais é que a sistematização de como cuidar da empresa para satisfazer a necessidade dos clientes. Torna-se algo difícil e complexo quando não colocamos o cliente como centro da empresa, a pessoa mais importante dentro da empresa, como foi dito anteriormente.
Para aqueles que têm a visão do cliente como centro do seu negócio perceber as necessidades e criar formas para facilitá-los, torna-se uma tarefa relativamente fácil. Porque, aquele que tem a visão de cuidar bem do cliente, irá preocupar-se em entregar um produto ou serviço que tenha valor para ele.
O primeiro passo é criar produto ou serviço de valor. O segundo passo é entregar o valor. O terceiro passo é conquistar os clientes. O quarto passo é o valor precisa ser percebido pelo cliente. Por fim, o quinto passo é gerar um resultado para a empresa. É tudo que precisa para modelar um negócio.
Modelo de negócio é a forma que a empresa trabalha. É o “como?” transformar a ideia em procedimento operacional para obter lucro e retorno financeiro para o investimento necessário para viabilizar o negócio. É a visão estratégica do negócio. Exemplo: franquias, contrato de manutenção, assinatura mensal, recarga, SaaS, locação, compra e venda, etc.
Plano de negócio: Monte um plano de ação para viabilizar sua empresa
O modelo de negócio deve ser elaborado antes do plano de negócios. Com o modelo de negócio em mãos elaborar o plano de ação, ou seja, “o que” a empresa precisa fazer para viabilizar o modelo de negócio. O plano de negócio é o termo que engloba todos os planejamentos necessários para viabilizar o negócio de forma integrada. É o antigo método “top down” melhor elaborado.
Mas o que incluir no seu plano de negócio?
Os planejamentos necessários dependem do modelo de negócio, mas alguns são comuns a todos os negócios: Planejamento Operacional, Planejamento de Marketing, Planejamento Comercial e Planejamento Financeiro. O que torna difícil é o detalhamento de todos os planos de ação, para que, o gestor consiga visualizar eventuais pontos falhos antes de pôr em execução.
Toda decisão empresarial se baseia no retorno em viabilidade financeira de executar o projeto. Assim sendo, para a finalização de qualquer plano será necessário dimensionar os seus custos. Evidentemente os custos não podem ser maiores do que os valores de negócios possíveis de realizar num período de tempo.
Como elaborar esses planos na prática?
Tendo o fundamento bem consolidado na cabeça é hora de elaborar o modelo de negócio e plano de negócios. Existem duas ótimas ferramentas para facilitar a elaboração e visualização: Modelo de negócio canvas (BMC – Business Model Canvas) e Canvas de proposição de valor (Value proposition canvas).
ERP: Ferramenta essencial para ir além na gestão empresarial
Não há dúvida de que desenvolver modelo de negócio e planos de negócios ajudam a alavancar os negócios. Porém, tudo que for planejado precisa ser executado seguindo o plano traçado. O gestor precisa de uma ferramenta para controlar e poder monitorar de perto o planejado com o realizado.
Assim como em diversas outras áreas da empresa, o uso da tecnologia da informação é a melhor forma de cuidar dos problemas operacionais de uma empresa.
Para isso, existem no mercado o ERP ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, que serve para organizar a empresa, integrar processos e departamentos, assegurar um fluxo operacional contínuo, sem redundância e sem retrabalhos. Além disso, o ERP fornece dados na forma de indicadores para monitorar a empresa, tomar medidas corretivas e aprimorar cada vez mais a gestão empresarial.
Agora é com você!
Agora que você já conhece o conceito e como colocar em prática a gestão empresarial, separamos alguns assuntos para você se aprofundar no assunto e ter uma visão ainda mais abrangente de como conquistar o sucesso do seu negócio:
O Que é um Sistema Integrado e Como Ele Pode Ajudar sua Empresa a Crescer
Sistema de Gestão Empresarial para Pequenas Empresas: 5 Motivos Porque Você Precisa dele para Crescer
O Que é ERP e Para Que Serve? Tudo que Você Precisa Saber sobre ERP!
Como Administrar uma Pequena Empresa? Cinco procedimentos para o Sucesso
Porque Investir em um Software ERP para Pequenas Empresas
6 de Dicas de Como Administrar uma Empresa Familiar
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