O que é o PIX e como funciona?
No artigo de hoje vamos entender o que é o PIX e como funciona sua tecnologia.
O PIX incorpora uma série de inovações para digitalizar, desburocratizar e dinamizar o mercado de transferências bancárias e pagamentos.
Sabendo disso, continue lendo nosso artigo e fique por dentro dessa novidade que agilizou os processos de pagamentos e transações.
Mas afinal, o que é o PIX?
É uma nova sistemática de pagamentos que promove a transação direta de valores entre contas detidas por pessoas e/ou empresas, diminuindo o número de intermediários e os custos operacionais.
É possível, por exemplo, fazer um PIX entre bancos diferentes sem pagar nenhuma taxa por isso.
O que são chaves PIX e como criá-las?
As chaves PIX operam como o endereço da conta de um usuário no novo sistema de pagamento. Segundo o Banco Central, as chaves são os códigos que ajudam na identificação da conta do usuário, que podem ser empregadas para receber ou enviar dinheiro sem ter que passar todos os seus dados.
Estas chaves podem incluir dados de quatro categorias diferentes:
- E-mail;
- Número do celular;
- CNPJ ou CPF;
- Ou ainda uma chave aleatória gerada pelo sistema, para casos onde o usuário deseja se cadastrar, porém não pretende disponibilizar um dos dados citados acima;
Conforme a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), não é necessário cadastrar uma chave para receber ou fazer um PIX. Caso o usuário deseje utilizar o sistema de pagamento instantâneo, sem a chave PIX, será preciso inserir todos os dados bancários do destinatário para realizar a transação. A chave PIX funciona como o endereço da conta de um usuário no novo sistema de pagamento.
Cada pessoa pode registrar até cinco chaves PIX por conta em sua posse, já as pessoas jurídicas receberão 20 chaves. Como existem apenas quatro maneiras diferentes de registrar sua chave PIX, isso permite ao usuário registrar mais de um e-mail, telefone celular ou chave aleatória.
No entanto, é importante observar que não será possível adicionar a mesma chave a mais de uma conta. Aqui está um exemplo: se um usuário adiciona seu número de CPF a uma conta, ele não pode adicioná-lo a outra conta bancária. Nesse caso, será indicado que execute a portabilidade da chave para alterar essas informações de conta específicas.
Quais são as vantagens do PIX?
A principal vantagem do PIX é permitir transações financeiras entre a mesma ou diferentes instituições em segundos, independentemente do dia ou hora, inclusive feriados. Além da flexibilidade e praticidade de ter que solicitar somente os dados das chaves cadastradas para acessar as informações do usuário.
Outro grande benefício para o usuário do novo sistema de pagamento é o fim das taxas TED ou DOC. As pessoas físicas também não terão taxas no pagamento ao lojista, mas os lojistas estarão sujeitos a taxas para receber os pagamentos.
Apesar da preocupação dos brasileiros em relação a possíveis fraudes no sistema, vale ressaltar que as informações dos usuários do PIX serão armazenadas no Banco Central do Brasil e estarão protegidas pela LGPD (Lei de Proteção de Dados).
Quais são as diferenças entre PIX, TED e DOC?
A diferença principal entre as transferências TED e DOC e o pagamento imediato PIX está no período de depósito do dinheiro. Ao mesmo tempo que a TED leva alguns minutos para ser efetuada e o DOC oferece a quantia somente para o próximo dia, o PIX é realizado em poucos segundos, pelos dados bancários do recebedor, chave de acesso ou ainda leitura de QR Code.
Confira abaixo mais alguns diferenças entre estas formas de pagamento:
Serviço disponível 24 horas por dia
O PIX opera durante os sete dias da semana, independentemente de ser feriado ou final de semana. Desse modo, as empresas e os clientes não ficarão presos aos horários do expediente dos bancos para formalizar uma movimentação. Assim, fica fácil de entender o que é o PIX e como funciona.
Esta diferença do PIX em relação ao DOC (Documento de Ordem de Crédito) e a TED (Transferência Eletrônica Disponível) é uma agilidade para quem transaciona aos finais de semana, dado que os pagamentos serão realizados em curto tempo e auxiliarão no fluxo de caixa.
A TED é realizada dentro de alguns minutos pelos canais oferecidos pelo banco e não há limitação de valores, porém, quando efetuada depois das 17h00, o pagamento ficará disponível apenas na manhã do próximo dia útil. Em contrapartida, o DOC faz o depósito do valor somente no outro dia, sendo ele útil. Além do mais, o limite para essa transação é de R$ 4.999,99.
Valores ilimitados
Nas transferências e pagamentos instantâneos realizados pelo PIX, não existe valor limitado. Isso já acontece com a TED, no entanto, o PIX simplifica o recebimento rápido de qualquer importância, tanto por Pessoa Jurídica como Pessoa Física.
Sendo assim, estabelecimentos e lojas também podem receber lucros de vendas em horários flexíveis, sejam eles de qualquer valor.
Custos menores sobre a transação
Mais uma diferença significativa está na taxação pelo serviço. Ao passo que existem tarifas no DOC e a TED para transferência de importâncias quando realizadas além do pacote contratado, o PIX é um serviço sem taxa.
Ou melhor, o Banco Central recomendou realizar a cobrança de R$ 0,01 a cada 10 transferências feitas, mas algumas fintechs e bancos escolheram pela isenção tarifária aos clientes que são Pessoa Física. Assim, grande parte das instituições financeiras digitais já não cobram a tarifa pelas transações efetuadas pelos clientes via aplicativo (DOC e TED).
Empreendedores, organizações e autônomos deverão entrar em contato com os bancos e obter mais informações sobre possíveis cobranças de tarifas e taxas pelo serviço utilizado no cotidiano para receber pagamentos.
Transferências para diferentes finalidades
O PIX é um novo meio de transferências e também de pagamentos, tanto presenciais como para e-commerce. Por exemplo, a aprovação do pagamento por boleto bancário demora por volta de 2 dias. Por outro lado, o PIX paga vencimentos à vista em instantes, reduzindo o tempo de aprovação das compras.
? 7 Dicas para Melhorar o Controle de Contas a Pagar e Receber da sua Empresa
? Precisa fazer redução de custos e despesas? Entenda as melhores estratégias
? Tudo sobre Cobrança Eletrônica: 6 Termos para Entender Hoje esse Processo
? 05 Motivos para Adquirir um Software de Gestão Financeira
Implemente o PIX nos próximos pagamentos e transferências da sua empresa
Em suma, agora que já sabemos o que é o PIX e como funciona, é importante ressaltar que ele veio para fazer uma revolução na forma de pagamento e recebimento de produtos e serviços, tornando-o mais rápido e dinâmico, mas principalmente para fortalecer a liberdade financeira das pessoas, proporcionada pelos serviços financeiros descentralizados e democráticos.
Por aqui nós já implementamos o PIX: todos os clientes OTK recebem os nossos boletos com um QR Code para pagamento via PIX! Ou seja, agora eles podem optar por pagar o boleto usando a forma convencional (leitura de código de barras com compensação em até 2 dias) ou então fazer a leitura do código e realizar o pagamento por PIX.
Em breve este recurso estará disponível também para todos os nossos clientes implementarem em suas empresas, através da área Financeira do sistema OTK Web.
Quer ficar por dentro das próximas novidades da OTK? Então não deixe de seguir nosso perfil no Instagram!
Compartilhe este conteúdo: