O que é Supply Chain Management? 6 Dicas para implementar na sua empresa
O supply chain management (gerenciamento da cadeia de suprimentos) é o manuseio de todo o fluxo de produção de um bem ou serviço — desde os componentes brutos até a entrega do produto final ao consumidor. Uma empresa cria uma rede de fornecedores (“elos” na cadeia) que transporta o produto desde os fornecedores de matéria-prima até as organizações que lidam diretamente com os usuários.
Pensando nisso, resolvemos criar um artigo especial para explicar de forma didática como funciona o supply chain management. Confira!
O que é supply chain management?
O supply chain management envolve a implementação de relacionamentos multifuncionais com fornecedores e clientes-chave na rede. É um novo e importante modelo de negócios imperativo para o sucesso de uma empresa, onde todas as funções devem estar envolvidas.
Nas últimas décadas, a maioria das empresas em setores como tecnologia ao automotivo, varejo a bens de consumo, percebeu que uma cadeia de suprimentos envolve mais custos do que colocar os produtos nas mãos de seus clientes. Eles parecem ter finalmente percebido que é a supply chain management que traduz as estratégias corporativas em ações do dia-a-dia, tanto dentro como fora da empresa.
É o sistema da supply chain que, em última análise, satisfaz ou decepciona os clientes. As empresas preferem usar uma definição mais ampla de cadeia de suprimentos: aquela que envolve compartilhamento de informações, planejamento e agrupamento de valor às atividades, desde a matéria-prima até a distribuição final, e não apenas a logística.
Assim, as melhores empresas, criticamente, continuam evoluindo e reinventando suas cadeias de suprimentos, independentemente de sua posição no mercado.
Dessa forma, essas empresas gerenciam os riscos de forma melhor, respondem a qualquer mudança no ambiente tecnológico, econômico e competitivo e exploram novas oportunidades de maneira muito mais eficiente do que suas concorrentes.
Por que Supply chain management é importante para a empresa?
Os três exemplos a seguir irão explicar a diferença que um supply chain management altamente funcional pode fazer.
Um fabricante líder de bens de consumo embalados usa um sistema de supply chain management para gerenciar a volatilidade dos preços dos insumos.
A empresa criou diversas fórmulas para uma marca de produtos de limpeza doméstica e industrial. Ao determinar o preço de mercado predominante dos ingredientes, a empresa alterna entre as fórmulas e as cadeias de suprimentos. Isso permite que a empresa se proteja contra os preços cada vez mais instáveis das matérias-primas.
A segunda empresa, líder de mercado em cosméticos, implantou um sistema de cadeia de suprimentos rápido e especializado para seus novos produtos.
O sistema, que incentiva apenas na hora certa a excelência no marketing e no lançamento de produtos, permite que a empresa entregue as últimas novidades ao cliente, à frente de seus concorrentes.
Seu sistema de supply chain tradicional, por sua vez, controla o custo dos produtos que já têm uma demanda estável.
Enquanto a terceira faz parte do crescente mercado de varejo on-line que está transformando a expectativa do consumidor quanto à disponibilidade do produto e ao tempo de entrega.
O mercado on-line na China pode ser um bom exemplo disso. Empresas como GOME Electrical e Suning Commerce Group, dois grandes players no mercado de eletrônicos, entregam seus produtos horas depois de fazer o pedido, para clientes nas grandes cidades e capitais.
A velocidade de entrega agora se tornou uma necessidade importante porque os clientes estão cada vez mais pedindo o item exatamente semelhante ao de outros varejistas. A equação é simples, pegue aquela que for entregue primeiro. Rejeite os outros.
Quais os principais recursos da gestão eficaz da cadeia de suprimentos?
A cadeia de suprimentos é a “face” mais óbvia do negócio para clientes e consumidores. Quanto melhor e mais eficaz for a gestão da cadeia de suprimentos de uma empresa, melhor ela protegerá sua reputação de negócios e sustentabilidade de longo prazo.
Vejamos abaixo alguns elementos de gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos:
Conexão
Ser capaz de acessar dados não estruturados de mídia social, dados estruturados da Internet das Coisas (IoT) e conjuntos de dados mais tradicionais disponíveis por meio de ferramentas tradicionais de integração de ERP e B2B.
Colaboração
Melhorar a colaboração com os fornecedores significa cada vez mais o uso de redes de comércio baseadas na nuvem para permitir a colaboração e o envolvimento de várias empresas.
Ciber Consciência
A cadeia de suprimentos deve fortalecer seus sistemas e protegê-los contra invasões cibernéticas e hacks, que devem ser uma preocupação de toda a empresa.
Automação
A plataforma de IA torna-se a torre de controle da cadeia de suprimentos moderna, coletando, coordenando e conduzindo decisões e ações em toda a cadeia. A maior parte da cadeia de suprimentos é automatizada e com autoaprendizagem.
Abrangência
Os recursos analíticos devem ser dimensionados com dados em tempo real. Os insights devem ser abrangentes e rápidos. A latência é inaceitável na cadeia de suprimentos do futuro.
Muitas cadeias de suprimentos começaram esse processo, com a participação em redes de comércio baseadas em nuvem em um ponto mais alto e grandes esforços em andamento para reforçar os recursos analíticos.
Quais as dicas para implementar em sua empresa?
Identificamos as seguintes ações que a alta administração pode adotar para maximizar o potencial do sistema da cadeia de suprimentos de sua empresa.
1. Gerenciamento de estoque
Concentrar-se apenas na limitação de estoque é uma estratégia míope e, em termos de resultados financeiros, provavelmente incorrerá em mais custos do que a receita que ele traz.
As organizações precisam encontrar o equilíbrio correto entre minimizar seu estoque e o seu apetite empresarial para atender às demandas do cliente. Ameaças de escassez de estoque devem ser contempladas com bastante antecedência, antes que realmente aconteça. Lembre-se de que você só pode dizer “não” ao seu cliente se a crise for realmente grande.
2. Melhore sua rede de distribuição
A rede de distribuição de sua empresa é o ponto de apoio operacional em torno do qual seu sistema de supply chain management é construído. A distribuição afeta tudo, incluindo a estratégia de vendas e rastreamento de entrega.
Melhorar a rede de distribuição deve ser seu objetivo principal, o que você pode fazer com uma visão de cluster ou uma abordagem holística. No último, você deve revisar as partes essenciais de sua rede de distribuição e descobrir como elas funcionam em conjunto. Por exemplo, observe o software de gestão de compras e veja como funciona unido com o sistema de entrega.
3. Controle de caixa do fornecedor
Você pode encontrar ótimas informações sobre seus contratos de fornecimento e pagamento com fornecedores.
Existem vários elementos a considerar, incluindo como evitar a compra de estoques desnecessários (via processamento automatizado de pedidos), dessa forma, você evita custos de correção em pedidos e fornecimentos e otimiza o comportamento de pagamento dos fornecedores.
As parcerias com fornecedores geralmente contêm muitos processos automáticos que devem ser analisados e otimizados com cuidado.
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4. Controle de despesas operacionais
Em muitas empresas, há muito a melhorar no lado operacional dos processos, como por exemplo, pode haver motivos para suprimentos incorretos.
Em vez de apenas corrigir a ordem relevante, é definitivo ter que pesquisar o ponto específico do processo onde a discrepância surgiu para evitar a recorrência do mesmo erro.
5. Controle de caixa do cliente
Você tem que medir constantemente se o produto certo é entregue no lugar certo, na quantidade certa, conforme desejado pelo cliente. Os processos de abastecimento podem ser otimizados para evitar erros caros.
A liquidação de pagamentos com clientes é um fator igualmente importante para economizar custos. Reduzir o tempo entre os pedidos e o pagamento, resolver atrasos no pagamento, tornar visível um pagamento em falta e faturá-lo pode reduzir muito os custos.
6. Defina benchmarks de desempenho para sua empresa
Incentive a organização da cadeia de suprimentos a trabalhar de forma a agregar maior valor à sua empresa e, ao mesmo tempo, protegê-la contra os maiores riscos. Isso significa recorrer a mais do que as métricas convencionais de capital, custo e serviço.
Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) dependem fortemente das demandas do negócio, bem como do produto ou serviço, e do segmento de mercado específico.
Isso inclui o custo de produção para participantes de valor, fornecimento estável de produtos essenciais e itens básicos, agilidade para lidar com a demanda flutuante em mercados voláteis e o lançamento perfeito de um novo produto.
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Conclusão
A fim de realizar as melhorias reais para a supply chain, é importante que os gestores e líderes trabalhem mais estreitamente para entenderem melhor o que é supply chain management.
Em várias empresas, a otimização do sistema de gestão da cadeia de abastecimento é considerada grande parte do ponto de vista logístico, sem olhar para o que poderiam ser as consequências econômicas exatas de algumas das decisões.
Se você deseja realizar a economia real, deve calcular o efeito de realizar mudanças em seu sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos nos custos operacionais, prestação de serviços, capital de giro e, o mais importante, na receita da empresa.
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