O que é VAN Bancária? Saiba tudo aqui
Você está buscando automatização para os processos financeiros da sua empresa? Então você precisa conhecer o que é a VAN Bancária! Leia nosso artigo e entenda tudo sobre este canal de comunicação indispensável para as novas transações bancárias.
O departamento financeiro é responsável por analisar e processar informações vitais para as empresas. E, com o crescimento do negócio essa demanda tende a ficar cada vez mais complexa e pesada, nesse momento é necessário que a cúpula de gestão também tenha essa mesma opinião, investindo tanto na equipe quanto em novas tecnologias, visando a melhoria contínua de processos.
É muito comum, dentre as empresas brasileiras, a gestão de diversas contas correntes, em bancos diferentes, para aumentar a capacidade de captação de recursos, vantagens comerciais e opções atrativas de aplicações, porém, o processo de conciliação em boa parte desse grupo é o mesmo que era feito a mais de décadas, usando extratos impressos ou em PDF, em um ritmo lento e estressante.
Neste ambiente, não há dúvidas de que uma solução de VAN bancária ganha status de principal aliada do time financeiro, isso, porque permite a centralização do fluxo de dados com diversos layouts consolidados em um único canal, diminuindo drasticamente o volume de comunicação entre bancos, clientes e fornecedores.
Assim, para ajudar quem está dando os primeiros passos nesse assunto, neste artigo vamos explicar tudo sobre VAN: o que é, custo x benefício e como ela funciona na prática. Vamos lá?
O que é VAN Bancária?
Certo, mas afinal o que significa VAN? VAN é a sigla de Value Added Network, ou Rede de Valor agregado. Um canal de comunicação de transações financeiras que distribui para os canais bancários, em um fluxo de mão dupla.
A Van no Brasil é muito usada por varejistas e grandes empresas de serviços que usam essas “Vans” para receberem dos bancos, adquirentes, gateways e sistemas de processamento, arquivos com dados de pagamento e cobrança. Ela faz justamente o intercâmbio com agentes financeiros.
O uso da VAN no cotidiano das rotinas do setor financeiro é algo que somará muito, agregando valor tanto na agilidade de processos quanto na confiabilidade. Um ponto importante nas automatizações de processos é utilizar a tecnologia como um parceiro dos colaboradores e não como um concorrente. Neste caso em questão, os processos automatizados pela VAN bancária, além de tornar o processo mais confiável, dará a disponibilidade para as pessoas atuarem onde realmente importa, que é na inteligência de negócios, melhorias estratégicas, etc.
O uso da VAN no cotidiano das rotinas do setor financeiro é algo que somará muito, agregando valor tanto na agilidade de processos quanto na confiabilidade. Um ponto importante nas automatizações de processos é utilizar a tecnologia como um parceiro dos colaboradores e não como um concorrente. Neste caso em questão, os processos automatizados pela VAN bancária, além de tornar o processo mais confiável, dará a disponibilidade para as pessoas atuarem onde realmente importa, que é na inteligência de negócios, melhorias estratégicas, etc.
Custo x Benefício
Embora esse tipo de integração não seja tão divulgado no mercado nacional, atualmente é possível encontrar parceiros disponibilizando esse recurso com um custo acessível, principalmente se do outro lado da balança colocarmos os inúmeros benefícios que tal aplicação pode gerar para a corporação.
O ideal é encontrar o modelo ideal de contratação, pois muitas empresas preferem consumir os dados da VAN contratando diretamente uma plataforma de integração, aliás, já temos alguns gigantes operando dessa forma. Outra opção é contratar um sistema de gestão que já atue dessa forma e esse modelo é o mais aplicado atualmente, talvez pela facilidade de ter um único parceiro na área de TI ou, até mesmo por comodismo, eliminando a necessidade de homologar mais do que uma ferramenta, efetuar pagamentos em mais de uma plataforma, etc.
Sempre atuando na vanguarda da tecnologia, a OTK oferece para seus clientes a solução integrada, com o processo de geração de boletos automatizado pela VAN, permitindo aos usuários do recurso financeiro gerenciar suas receitas de forma simples, eliminando horas de conciliação por simples cliques. Abaixo, saiba o que muda de um processo manual para uma rotina com a VAN integrada:
Rotina manual:
1. Financeiro emite as notas fiscais e faturas;
2. Alimenta as contas a receber ou, em caso de utilização de um ERP, recebe as transações das notas emitidas;
3. Gera a remessa bancária (em casos com ERP);
4. Acessa o Internet Banking e gera os boletos ou importa a remessa gerada;
5. Na conciliação extrai os comprovantes de pagamento ou o arquivo de retorno;
6. Acessa o sistema atual e efetua baixa manual ou pela importação do arquivo de retorno;
7. Somente após esses seis passos inicia a gestão e cobrança dos inadimplentes.
Rotina Automatizada pela VAN:
1. Financeiro emite as notas fiscais e faturas;
2. Alimenta as contas a receber
Nesse momento a VAN se encarrega de enviar ao banco e coletar todos os retornos de pagamentos (no caso de sistemas como o OTK Web, também se encarrega da baixa e conciliação).
3. Clientes sem a solução integrada ao sistema de gestão, precisam de um terceiro passo para a baixa e conciliação no seu sistema financeiro.
VAN Bancária: Otimização da produtividade aliada a diminuição do erros
Como pudemos observar nos exemplos acima, o processo manual requer um fluxo de transações com inúmeras operações até a equipe do financeiro ter todos os dados atualizados e iniciar a gestão de recebimentos e cobranças, ou seja, processo lento e passível de erros, como baixas indevidas ou cobranças de clientes equivocadamente, o que, além de demorado pode baixar a credibilidade da sua empresa.
Já, com a rotina da VAN, além de encurtamos em mais da metade os passos necessários para um processo simples, elimina-se a probabilidade de erro humano.
É claro que toda essa engrenagem renderia muito mais assunto do que podemos inserir em apenas um artigo, nosso objetivo é apenas inserir essa ideia na sua cabeça, caso queira conhecer um pouco mais sobre o que há de novo em integrações bancárias, entre em contato com nossos analistas ou deixe no seu comentário temas que gostaria que nossa equipe de editores publicasse algo, será um prazer atendê-lo.
Gostou do conteúdo? Então não deixe passar a oportunidade de entrar em contato com nossa equipe para tirar suas dúvidas e também testar nosso software de controle de estoque, o OTK Web.