O que são os Módulos de um ERP? Entenda Como Funciona o Sistema!
Os módulos de um ERP fazem parte do conjunto de funcionalidades necessárias para os processos de negócios e nas decisões estratégicas de uma empresa.
Os módulos de um ERP fazem parte do conjunto de funcionalidades necessárias para integrar os processos de negócios e facilitar o fluxo de informações dentro de uma organização, para que as decisões estratégicas possam ser orientadas por dados
Na prática, isso nos mostra que os módulos que fazem parte de uma solução ERP são criados para coletar, organizar e gerenciar informações de vários níveis de uma organização e conectar atividades comerciais entre departamentos existentes.
Essa modularização é uma abordagem estruturada que pode ajudar uma empresa a padronizar e automatizar seus processos de negócios e melhorar a eficiência das operações.
E para entender melhor a importância dos módulos de um ERP para uma empresa vamos continuar juntos na leitura desse artigo.
Uma solução ERP ajuda as empresas a gerenciarem seus negócios
Antes de entrarmos mais a fundo sobre os módulos de um ERP e seus beneficios, vale destacar sobre a importância que um Sistema Integrado de Gestão Empresarial (Enterprise Resource Planning), tem para uma empresa, independente de seu tamanho ou segmento de atuação.
Uma solução ERP além de nos fazer economizar tempo e dinheiro na empresa, ela é a ferramenta que faz o direcionamento correto para que nós gestores possamos administrar os processos de negócios, garantindo que todos estejam trabalhando com os mesmos dados e informações.
Essa necessidade por um direcionamento, ou ainda, a busca por uma abordagem estruturada das organizações, surge quando a gestão dos processos de negócios se torna algo doloroso no ponto de vista da administração e na capacidade de integrar os fluxos de trabalho que compõem diferentes setores de uma mesma empresa.
As organizações percebem que precisam de uma solução de ERP quando começam a desenvolver sua estratégia para gerenciar seus negócios, especialmente quando a gestão de um ciclo de negócio é feito a partir de aplicativos diferentes, coletando dados ao longo do tempo.
Daí que surge a necessidade pela convergência de dados através de um sistema único que ajude na gestão eficiente das empresas. E vamos além, os módulos de um ERP serão estratégicos para atender a diferentes demandas, desde a gestão financeira até para atender requisitos de conformidade.
Os principais módulos de um ERP
Os módulos que compõe uma solução ERP geralmente depende dos processos de negócios que precisam ser gerenciados ou que precisam de melhorias, e também a definição se a empresa vende produtos ou serviços.
O mais importante dessa modularização é que exista a flexibilidade para atender a diferentes tamanhos e segmentos de negócios.
Pela diversidade de tipos de empresa que existe atualmente, uma estrutura de módulos de um ERP única certamente não vai atender a um mesmo tipo de organização.
As empresas que vendem produtos geralmente têm funções de fabricação, cadeia de suprimentos e distribuição que os módulos de um ERP devem atender.
Para organizações que vendem serviços, os recursos de gestão a serem atendidos suportam acordos de nível de serviço (SLAs), serviços de campo e operações de vendas.
Para que a implementação da solução de ERP seja eficaz, os módulos de software precisam ser pouco acoplados e facilmente integrados a outros sistemas de software que a organização usa.
Os principais módulos de um ERP incluídos na solução devem incluir principalmente:
Gestão de Finanças
O objetivo desse Módulos de um ERP será reunir dados financeiros e gerar relatórios que possam demonstrar resultados reais da empresa, ajudando a manter o fluxo financeiro equilibrado, ou seja, o controle entre recebimentos e pagamentos ao longo do período.
O gestor que possui uma visão global das finanças da empresa, através de uma solução ERP, toma decisões com base em informações atualizadas e seguras. Assim, o sistema fornece todos os meios necessários para o alcance da sustentabilidade econômica e o aumento da lucratividade do seu negócio.
Gestão de vendas e faturamento
Ter um módulo responsável pelo gerenciamento da área de vendas e faturamento permite, por exemplo, que a sua empresa agilize processos comerciais e automatize o controle de faturamento.
A solução ERP deve abordar todas as etapas do processo comercial, desde a prospecção de clientes, elaboração de propostas até a emissão de nota fiscal.
Além disso deve proporcionar o controle de comissões para os vendedores. Assim, o gestor acompanha com precisão as vendas e faturamento, aproveitando melhor as oportunidades relacionadas ao negócio.
Gerenciamento da cadeia de suprimento
Esses módulos de um ERP reúnem dados e gera relatórios sobre materiais, informações e finanças à medida que eles se movem em um processo de fornecedor para fabricante, de atacadista para varejista e para o consumidor.
O módulo responsável pela cadeia de suprimento permite o total controle da gestão de compras, recebimentos e dos fornecedores, tornando possível a real diminuição dos gastos através da compra somente dos produtos necessários e na quantidade adequada.
Ele também facilita o processo de escolha dos melhores fornecedores e a obtenção do equilíbrio financeiro entre recebimentos e pagamentos.
Gerenciamento de estoque
O Controle de Estoque é essencial para a correta gestão das mercadorias, planejamento de compras e para garantir que seus clientes sejam atendidos no prazo certo.
Esse módulo permite ao gestor uma visão geral e completa das mercadorias, bem como de todas as movimentações realizadas no estoque da empresa, permitindo total controle da entrada e saída de materiais. Inclui também funcionalidades para a requisição de materiais via web, facilitando a reposição de estoque em empresas com várias filiais.
Uma solução ERP tem potencial para oferecer muito mais
Além dos módulos tradicionais, um sistema ERP tem potencial para ir além e oferecer aos gestores diversos módulos e funcionalidades que facilitam as operações e a gestão das informações, sempre com foco na otimização dos processos das empresas. Podendo oferecer ainda:
- A integração com soluções de relacionamento com cliente (CRM);
- Gestão de projetos;
- Controle patrimonial
- Gestão de recursos humanos;
- Entre outros módulos adicionais.
As empresas já reconhecem atualmente que quaisquer metas de crescimento serão frustradas pela falta de integração do sistema e a baixa visibilidade dos dados em tempo real. Por isso a importância dos módulos de um ERP que atenda as necessidades reais das empresas.
Pense em dinheiro, tempo e dados
Agora que você já conhece a importância dos módulos de um ERP para sua empresa chegou a hora de iniciar seu projeto de implantação de um Sistema eficiente de Gestão Integrada. Mas calma, isso não quer dizer que você deve correr para adquirir uma solução.
O planejamento e o conhecimento serão peças chaves nesse processo. Por isso, assine a newsletter do nosso blog e continue recebendo mais informações a respeito de soluções ERP e outras importantes dicas de gestão.
Gostou do conteúdo? Então não deixe passar a oportunidade de entrar em contato com nossa equipe para tirar suas dúvidas e também testar nosso software de controle de estoque, o OTK Web.
Compartilhe esse conteúdo:
3 Comments
Ótimo artigo, parabéns, linguagem clara e objetiva!
Olá Júlio, muito obrigada pelo feedback! Volte sempre ao nosso blog para mais conteúdos como este ou se inscreva em nossa newsletter. Esperamos sempre poder te ajudar! Até logo
Obrigado Júlio!