Confira O que um Relógio Suíço Pode Ensinar sobre Gestão Empresarial
Entenda como analisar o funcionamento de um relógio suíço pode te ajudar a aplicar gestão empresarial na prática!
A cultura da pontualidade dos suíços provavelmente originou da necessidade de conviver com os ciclos climáticos impostos pela região montanhosa onde habitam. Sempre teve o tempo certo para plantar e colher. Sem esta disciplina da pontualidade ficava sem colheita e morria de fome. Esta necessidade transformou-se em uma cultura, que os levou a serem exímios fabricantes de relógios.
Os relógios suíços são conhecidos pela pontualidade e durabilidade. Pontualidade, quer dizer, exatidão no cumprimento dos deveres e compromissos. Durabilidade é a capacidade de poder manter e garantir a funcionalidade por longo prazo sem reparos, sem manutenção.
O sonho de um gestor é fazer a gestão empresarial perfeita, de modo a cumprir todos os prazos, metas, deveres e compromissos com pontualidade, agir na hora e direção certa, produzir produtos ou serviços com a mesma eficiência e longevidade de um antigo relógio mecânico suíço.
Por isso, neste artigo vamos explicar como observar o funcionamento de um relógio suíço pode te ajudar a entender como fazer gestão empresarial na prática!
Por que um antigo relógio suíço?
A referência a um antigo relógio mecânico é devido a precisão que cada componente foi projetado, fabricado e montado para funcionar com exatidão absoluta. É deste modo perfeito de projetar, fabricar e fazer funcionar as minúsculas engrenagens de forma tão sincronizada que se originou a expressão “como um relógio suíço”.
Os relógios atuais continuam funcionando perfeitamente, mas não utilizam mais os mesmos mecanismos de antigamente. Nos atuais relógios automáticos, não tem mais necessidade de dar corda nos relógios. De qualquer forma a expressão “como um relógio suíço” inspira a precisão, a exatidão da cronometragem em milissegundos como é exigido num evento de corrida da Fórmula 1.
O que importa é o fundamento que está atrás de um relógio suíço. Se aplicarmos o mesmo fundamento na prática da gestão empresarial, podemos ter uma empresa funcionando “como um relógio suíço”. O que fazia funcionar tão perfeitamente os antigos relógios eram as engrenagens que se movimentavam através da força mecânica gerada pela corda mecânica.
As minúsculas engrenagens trabalhavam cada um cumprindo a sua tarefa de forma precisa, integrada e sincronizada formando conjuntos mecânicos. Basicamente um relógio mecânico suíço é composto de três conjuntos. Cada conjunto é responsável para produzir o movimento dos três ponteiros do relógio que mostram os segundos, minutos e as horas.
Cada conjunto depende que cada engrenagem transmita com precisão absoluta o movimento de rotação, de forma que todos os três conjuntos movam de forma integrada e sincronizada os ponteiros do relógio. O ponteiro do minuto só avança se o ponteiro dos segundos tiver completado o giro de 60 segundos e o ponteiro que aponta as horas só deve mover quando o ponteiro dos minutos completar o ciclo de 60 minutos.
Já imaginou uma empresa funcionando como um relógio suíço?
Para isso, vamos fazer a seguinte analogia: empresa é o relógio suíço, as pessoas que trabalham nas empresas são as engrenagens e os departamentos são os conjuntos mecânicos. Não importa a quantidade de pessoas e departamentos envolvidos, o que importa é que trabalharem da mesma maneira como se fossem as engrenagens e os conjuntos mecânicos dos relógios suíços.
No relógio, o ponto em destaque é que o cumprimento do objetivo final é mais importante do que a realização individual. O objetivo final é o relógio funcionar perfeitamente. Para isso todos os ponteiros precisam mover na direção certa, no intervalo de tempo certo, na velocidade certa para avançar no espaço certo. Dos movimentos precisos resultam as diferentes medidas: horas, minutos e segundos.
O que é gestão empresarial operando “como um relógio suíço”?
Gestão empresarial é como fazer mover os ponteiros do relógio na hora certa, no intervalo de tempo e espaço exatos. O objetivo é fazer o negócio progredir, avançar de forma segura, sem desequilíbrio estrutural, organizacional e financeiro. Para isso, é preciso inspirar e adotar os mesmos procedimentos utilizados para projetar e fazer funcionar tudo “como um relógio suíço”.
Em primeiro lugar vem o planejamento: calcular, dimensionar com precisão as engrenagens (recursos humanos, equipamentos e materiais). Após isso, estruturar e organizar diferentes engrenagens (pessoas, equipamentos e materiais), em conjuntos mecânicos (departamentos) para trabalharem de forma integrada,
O objetivo da gestão empresarial também é fazer avançar a empresa com a mesma exatidão dos avanços dos ponteiros do relógio (crescimento empresarial). Tudo isto, na mais perfeita sintonia entre todos buscando a harmonia (equilíbrio financeiro).
Enfim, é executar tudo o que foi planejado na hora certa, na direção certa sem dar passo maior que a perna e movimentar como um relógio suíço.
O que faz um relógio suíço funcionar tão perfeitamente e que deve ser aplicado na gestão empresarial
O que torna possível o funcionamento “como um relógio suíço” são as suas engrenagens (pessoas), que deixam a individualidade e trabalham com flexibilidade objetivando a realização coletiva.
a) As engrenagens transmitem sempre o movimento adiante – significa a necessidade do fluxo contínuo do trabalho, sem parada, sem interrupção, sem esquecimento, processos padronizados e integrados.
b) As engrenagens cumprem individualmente a sua função, mas trabalham coletivamente – assim como é fundamental a integração entre pessoas e departamentos, com foco no cumprimento das metas coletivas.
c) As engrenagens fazem a inversão do sentido dos movimentos – na empresa é necessário ter flexibilidade para exercer diferentes tarefas para atingir os objetivos;
d) As engrenagens maiores giram mais lentamente por isso fazem a redução da velocidade – aplicada na gestão empresarial, mostra a importância de executar as tarefas menos significativas (mais lentas), mas que são necessárias para a realização do objetivo final.
e) Os conjuntos mecânicos trabalham de forma sincronizada, o ponteiro do minuto só avança quando o ponteiro do segundo completar o seu ciclo – mostra a importância da integração e união entre os departamentos, cada um respeitando o cumprimento da tarefa do outro.
f) As engrenagens trabalham para movimentar os ponteiros do relógio – mostra a importância do trabalho “oculto” que não aparece e que não recebe a luz do holofote. Na vida real todas as pessoas gostariam de ser o ponteiro do relógio que recebe o aplauso. Mas, as pessoas precisam ter a consciência e auto reconhecer a importância do trabalho individual anônimo, pouco visto e pouco aplaudido.
g) Funcionamento preciso do conjunto do relógio – Para uma empresa funcionar “como um relógio suíço” é preciso implantar a cultura do trabalho coletivo, da anulação da individualidade em prol do coletivo. As empresas através dos seus diretores devem manifestar a gratidão e reconhecer a importância dos que exercem as suas funções no anonimato como pequenas engrenagens.
h) O indicador de satisfação do relógio suíço é medido pela sua pontualidade e durabilidade – Os desempenhos devem ser medidas pelos indicadores de pontualidade do cumprimento de todos os prazos e compromissos com exatidão e constância. A durabilidade da empresa, ou seja, a sua longevidade empresarial deve ser um dos principais objetivos a serem conquistados.
Como o ERP pode ajudar a sua empresa a operar “como um relógio suíço”?
A ferramenta ideal para ajudar e facilitar a gestão empresarial funcionar como um relógio suíço é implantar um ERP, Sistema Integrado Gestão Empresarial. O sistema ERP integra pessoas, departamentos e processos, centraliza e transmite as informações registradas num único banco de dados.
Além de executar as tarefas operacionais, movimenta os processos adiante de forma automática. O fluxo de trabalho será contínuo, sem interrupções, de forma sincronizada como num relógio suíço.
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