Como Observar o Universo Pode te Ajudar a Implantar um ERP com Sucesso
Uma visão não tradicional do papel de um ERP – Sistema Integrado de Gestão para organizar e promover o crescimento das empresas.
Quando o assunto é gestão de pequenas empresas não faltam artigos do estilo “XX dicas…”, “XX pilares…”, “XX procedimentos…”, etc. Na realidade, todas estas dicas podem ser resumidas em gestão de processos, gestão de pessoas e no uso de uma ferramenta de gestão ou ERP – sistema de gestão empresarial. Se é possível formular uma regra, significa que atrás disso existe uma inteligência, um princípio imutável que faz com que tudo funcione ordenadamente.
Aplicar as regras sem o domínio do fundamento é o principal erro dos gestores de pequenas empresas. Empreender não significa ser apenas dona do seu negócio, não ser mais comandado por ninguém. Será que não existe um propósito maior, um fundamento pela qual trabalhamos e agimos, além do que ganhar dinheiro para garantir a sobrevivência e proporcionar prazeres materiais?
O que podemos aprender sobre gestão empresarial ao observar o Universo
Se observarmos o universo percebemos que existem princípios universais que devemos seguir para que tudo funcione estruturado e organizado. Apenas em uma Galáxia, são milhões de bolinhas no espaço flutuando de forma estruturada e organizada. Conhecer estes princípios ajuda a entender o mecanismo de funcionamento do mundo, como organizar pessoas e estruturar uma empresa para que funcione de forma organizada.
A primeira coisa que podemos perceber é que tudo no universo funciona estruturado e organizado em função de um centro. O sistema solar tem o Sol como seu centro e também faz parte de uma estrutura organizada em torno do centro da Galáxia. Sem um centro não há uma estrutura e nem organização.
A segunda coisa que podemos observar é que existe também uma força que atua para manter todos os elementos ligados ao centro. Há um equilíbrio entre as forças antagônicas de modo a manter a distância certa para não provocar conflitos. Isto faz com que a estrutura se mantenha ordenado, evita colisões, choques e autodestruição.
Devido a esta força invisível, os planetas do sistema solar não se afastem nem se aproximem demais. Há um perfeito equilíbrio, uma perfeita harmonia entre todos, cada um respeitando o espaço do outro. Sem isto, seria impossível manter a estrutura e a harmonia entre planetas, sem brigas por espaço. Por isso, tudo funciona organizado.
Como aplicar esses princípios numa empresa?
Estes dois princípios devem ser aplicados numa estrutura empresarial. O centro de uma empresa é a diretoria e os elementos que compõem a empresa são os departamentos e as pessoas. Sem o centro e sem união em torno de um centro não há organização. Sem centro ou múltiplos centros em conflitos, o resultado é a desorganização.
Isto pode ser demonstrado analisando a gestão de pequenas empresas que utilizam planilhas para fazer os controles. Cada departamento cria a sua planilha de controle. Resultado: falta de unificação dos dados e integração entre os departamentos. As decisões acabam sendo departamentais por falta de um centro de informações.
Integrar é a palavra chave para a gestão eficaz de pequenas empresas. Integrar é unir as pessoas e departamentos de modo a formar um todo coeso que se move seguindo uma única diretriz central.
Se tiver vários centros, várias diretrizes, não existe uma única direção a seguir, portanto, surge a desorganização. A desorganização, a desestruturação é reflexo da falta de uma diretriz central unificando os departamentos.
O primeiro princípio universal mostra que tudo está estruturado em função de um centro, um núcleo central. Portanto para resolver a questão da organização é preciso criar uma centro organizacional. Para integrar pessoas, departamentos há a necessidade de criar um centro de forma que haja uma ligação com convergência ao centro.
Como o ERP pode ser o Centro da sua Empresa
O ERP – Sistema de gestão empresarial pode funcionar como o centro, que é essencial para estruturar e organizar uma empresa. Um sistema de gestão é mais do que meio para solucionar os problemas operacionais. O ERP exerce o papel do centro, onde as pessoas se unem, se estruturam e não ficam perdidas.
O segundo princípio universal mostra a necessidade da existência de uma força invisível para manter todos os elementos ligados a um centro. O ERP cumpre o papel deste elo união entre pessoas, processos e departamentos. O ERP evita o afastamento das pessoas e departamentos, evita as ações individuais e por isso, naturalmente elimina conflitos oriundos de divergências.
Na visão tradicional um ERP é tratado apenas como uma ferramenta de gestão empresarial. Na visão não convencional, o papel de um ERP vai além da visão utilitarista: meio de solucionar problemas operacionais e reduzir custos. Creio que uma visão mais holística pode facilitar muito a implantação de um ERP, eliminar barreiras e ajudar a melhorar a gestão empresarial.
Gostou do conteúdo? Então não deixe passar a oportunidade de entrar em contato com nossa equipe para tirar suas dúvidas e também testar nosso software de controle de estoque, o OTK Web.
Compartilhe esse conteúdo: