Como fazer a organização de estoque de alimentos em 3 passos?
Um bom controle de estoque revela seus custos reais de alimentos. Ele fornece as ferramentas de que você precisa para tomar decisões de negócios lucrativas. Assim, a única maneira de você saber tudo isso é se você tiver uma compreensão rígida da sua organização de estoque de alimentos e puder encontrar facilmente informações valiosas escondidas em uma floresta de dados.
Pensando nisso, decidimos criar um artigo exclusivo com orientações que te deixará mais organizado e fará com que seu empreendimento atinja suas metas financeiras. Confira!
O que é estoque de alimentos?
O estoque para restaurantes e empresas de alimentos e bebidas inclui todos os itens físicos necessários para atender seus clientes, incluindo alimentos, ingredientes e outros itens.
Exemplos de estoque em uma empresa de serviços de alimentos e bebidas incluem:
- Comida;
- Produtos secos;
- Especiarias;
- Licor e bebidas;
- Equipamento de cozinha.
Os especialistas recomendam rastrear o inventário em categorias separadas, como alimentos, bebidas e itens não alimentícios.
Qual a importância da organização de estoque de alimentos?
É possível que seu fornecedor não consiga acompanhar quando sua demanda atingir o pico. Ou seu parceiro pode aumentar o preço de um produto que você concordou em vender por um preço muito menor.
Assim, ter uma boa organização de estoque de alimentos ajuda a se proteger contra a grande incerteza que é o comportamento do consumidor. Ao comprar a granel, você também tem uma vantagem na hora de negociar preços.
Além disso, você conseguirá reduzir significativamente o tempo entre o pedido e a entrega ao ter seu próprio estoque.
? Como fazer o Controle de Estoque? 5 Dicas e Passo a Passo na Prática
? Quer melhorar seu controle de almoxarifado? Siga estes 4 passos infalíveis
? Curva ABC: O que é e como fazer no Excel
? 6 Motivos para Você trocar as Planilhas por um Software para Controle de Estoque
Quais os modelos de armazenagem de estoque de alimentos?
Vamos dar uma olhada nos três tipos de opções de armazenamento para alimentos na indústria de alimentos e bebidas, que são secos, refrigerados e congelados, e alguns fatores relacionados a cada um.
Alimentos secos
O termo armazenamento a seco refere-se ao armazenamento de itens que não requerem um ambiente climatizado. Os itens colocados em estoque seco em geral têm um longo período de usabilidade, também conhecido como longa vida útil.
Para encontrar alimentos que exigem armazenamento a seco, basta dar uma olhada em sua despensa, armário ou armários. Itens como manteiga de amendoim, batatas fritas, arroz e vegetais enlatados (como milho enlatado ou feijão verde) são itens que não requerem uma área climatizada.
Restaurantes e estabelecimentos de fast-food usam armazenamento a seco ao armazenar itens como grandes latas de legumes e itens de cozinha como farinha e açúcar.
Alimentos congelados
Os alimentos congelados devem ser armazenados a –18°C ou menos. Se a temperatura subir acima de -18°C, os alimentos podem ficar descoloridos e perder o teor de vitaminas. Baixar a temperatura depois de ter subido não corrige o dano.
Frutas e legumes que são recebidos congelados duram meses se forem devidamente embalados. Peixes e carnes devidamente embalados também têm uma vida útil relativamente longa no congelador.
Alimentos refrigerados
A maioria dos alimentos frescos deve ser armazenada na geladeira para retardar sua deterioração e decomposição. A regra mais básica deve ser sempre seguida: guarde os produtos crus abaixo, nunca acima, dos seus produtos cozidos ou prontos para o consumo. Vejamos alguns dos alimentos abaixo:
- Maçãs;
- Amora;
- Abacate;
- Brócolis;
- Cenoura;
- Pepino;
- Tomate;
- Carne seca;
- Bolos.
Apenas um adendo, é melhor evitar refrigerar alimentos quentes desnecessariamente.
Como os níveis de estoque podem te ajudar na organização?
Cada empresa trabalha de maneiras diferentes, mesmo assim, elas podem escolher a melhor forma para organizar seu estoque, não prejudicar seus clientes e nem seu próprio negócio.
Estoque mínimo
Uma empresa deve manter níveis mínimos de estoque em todos os momentos para garantir a disponibilidade de itens alimentícios e matérias-primas suficientes para oferecer ao seu cliente.
Dessa forma, se uma empresa não consegue manter um nível mínimo de estoque pode levar a atrasos aos consumidores devido à falta de organização de estoque de alimentos. Os níveis mínimos de armazenamento são diferentes para cada negócio.
Estoque médio
O nível médio é basicamente como encontrar o meio-termo entre muito estoque de segurança e pouco estoque disponível. Esse número ajuda você a descobrir quanto de estoque você precisa manter à mão sem acumular muito.
Nível Médio = (Quantidade Mensal do Pedido + Estoque de Segurança)/2
Estoque máximo
Ao contrário do nível mínimo de estoque, uma empresa não deve exceder seu nível máximo. Os níveis máximos de estoque são cruciais, pois evitam que as empresas cheguem à situação de excesso de estoque de alimentos.
Estocar muitos itens leva a altas taxas de armazenamento e manuseio e aumenta a probabilidade de danos, furtos e produtos ultrapassando a data de validade.
Quais os principais desafios e soluções na hora de organizar o estoque de alimentos?
Realmente, para obter uma boa organização de estoque de alimentos é necessário muito estudo de estratégias e atenção para que você não perca itens por meio de validade ou erro nas demandas sazonais.
Controle de Validade
Quando o estoque é organizado de modo manual é sempre um risco que alguns alimentos sejam descartados, pois a data de validade chega e para dar conta de todo estoque sem ajuda de um software se torna cada vez mais complicado.
Para que isso não aconteça com a sua empresa, é recomendado a implantação de um programa para que organize por meio de lotes e rastreamento digital. Assim, quando estiver próximo de ter sua data vencida o sistema alerta, caso os gestores não se atentarem.
Demandas sazonais
Diversos alimentos são consumidos de acordo com a época do ano, mesmo com avanço da tecnologia. Assim, é notado que a Banana Nanica muitas vezes desaparece dos mercados ou quitandas. Pois a sazonalidade dela é entre os meses de Janeiro-Abril.
Dessa forma, organizar seu estoque acaba sendo uma dificuldade, pois você encontrará o item por apenas 4 meses. Nisso, é necessário organizar o pedido de compra, armazená-lo em um local ideal para que não amadureça muito rápido e encontre um fornecedor que venda o produto durante todo tempo da sazonalidade.
Como organizar seu estoque de alimentos em 3 passos?
A adesão a um conjunto de práticas recomendadas é a chave para o gerenciamento de estoque de restaurantes bem-sucedidos. Por isso, vamos indicar algumas boas práticas para que você organize sua empresa.
1. Preveja a demanda de forma eficaz
Não há como seu restaurante economizar dinheiro durante o processo de pedido sem ter um plano que garanta que você possa prever adequadamente a demanda. Dessa forma, sua empresa deve ser capaz de usar dados históricos para encontrar informações valiosas que dão uma ideia de quais produtos, pratos e bebidas serão populares no futuro.
Essas informações sobre os produtos que provavelmente venderão bem no futuro te darão uma ideia sólida de qual (e quanto) estoque você deve encomendar no futuro.
2. Não se esqueça de medir a variação do estoque
É fácil contar a quantidade de estoque que você comprou com a quantidade de estoque que você vendeu, mas isso não fornece uma indicação verdadeira da lucratividade do seu restaurante.
Isso porque esse método não leva em conta a variação. O gerenciamento de estoque bem-sucedido deve medir a quantidade real de produto que você usou versus a quantidade de produto que você vendeu.
Isso fornecerá informações sobre o desperdício e como seu restaurante pode fazer pequenas alterações que melhoram sua lucratividade
3. Use o método primeiro a entrar, primeiro a sair (FIFO) sempre que possível
Para evitar estragar, expirar ou ter um produto que não é mais necessário em seu cardápio, implemente um modelo de estoque primeiro a entrar, primeiro a sair (FIFO).
Essa é uma maneira de organizar o novo estoque que chega à sua empresa de forma a garantir que você use os produtos que chegam primeiro — por exemplo, colocando novos produtos atrás dos produtos existentes. Isso garante que os funcionários alcancem o estoque mais antigo antes de usar o produto mais novo.
Como o sistema de gestão de estoque pode te ajudar?
Gerenciar seu inventário por meio de processos manuais pode ser incrivelmente complexo e demorado. Felizmente, agora existem tecnologias inovadoras que podem ajudar seu restaurante nesses processos.
Os sistemas de gerenciamento de estoque de alimentos e bebidas podem ser integrados aos seus sistemas de ponto de venda para rastrear e automatizar todos os processos de gerenciamento de estoque.
Essas tecnologias te darão mais visibilidade em sua organização de estoque de alimentos, fornecendo informações sobre onde exatamente você está perdendo dinheiro e como você pode alterar essas ineficiências para impulsionar o crescimento dos lucros.
Agora você já sabe fazer uma boa organização de estoque de alimentos e não precisa mais se preocupar com este assunto. Porém, ainda você pode realizar a implantação de um belo sistema em seu negócio para que seu estoque seja automatizado e tenha melhores resultados.
Gostou do nosso artigo? Então entre em contato agora mesmo com nossos atendentes e saiba muito mais!
Compartilhe este conteúdo: