Conheça o planejamento estratégico e dicas que podem ajudar os processos de sua companhia
O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial no espaço empresarial, uma vez que pode contribuir para o sucesso das empresas. Organizar as atividades operacionais da empresa, bem como em estratégias para alavancar o tempo podem auxiliar o empreendedor e serem fundamentais para uma boa gestão empresarial. Se ainda possui dúvidas sobre o que é o planejamento estratégico e deseja ter mais informações, confira o conteúdo que preparamos pra você!
O que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é um processo que determina as estratégias e metas de uma empresa perante seu negócio, as formas de como alcançá-las, os recursos necessários e as decisões a serem tomadas, dentro de um determinado período de tempo. Ele é uma ferramenta essencial para o crescimento da organização dentro do mercado de trabalho, já que quando executado de forma correta, pode vir a direcioná-la ao caminho do sucesso.
Logo, o planejamento estratégico se constitui como uma das ferramentas de gestão da empresa, que pode contribuir e auxiliar o empreendedor a fazer o mapeamento das ações a serem tomadas em sua empresa para que consiga atingir os objetivos e metas esperados pela organização em seu processo de vendas e/ou serviços.
Como fazer o planejamento estratégico?
Um bom planejamento estratégico é fundamental para uma gestão inteligente. Para isso, é preciso encontrar formas claras de como agir na empresa, o que envolve algumas etapas que podem ser seguidas, uma vez que planejar de forma estratégica as ações pode alavancar o sucesso em seu processo de vendas e/ou dos serviços prestados. Elencamos a seguir alguns dos principais passos que podem ser realizados em sua organização, e que são de grande valia para facilitar a tomada de decisões e atingir os objetivos da empresa. Confira!
- Fazer diagnóstico da empresa
O primeiro passo para fazer um planejamento estratégico é realizar uma inspeção geral em sua empresa, que pode ser realizada pela técnica SWOT, termo derivado do inglês que designa as forças e fraquezas (reconhecidas no seu ambiente interno) e as oportunidades e ameaças (reconhecidas no seu ambiente externo). Com ela, você será capaz de identificar os pontos fortes e fracos de seu negócio, assim, saberá onde pode melhorar, quais decisões tomar, quais riscos evitar e até mesmo poderá obter vantagens competitivas.
- Criar estratégias e planos de ação
É fundamental que o empreendedor elabore um plano de negócios, organizando quais serão as condutas tomadas dentro da empresa. Logo, estão relacionadas às estratégias definidas, que se referem, especificamente, nas metas a serem alcançadas pela empresa, e sobre as ações, que definem a maneira como tais resultados vão ser alcançados.
- Traçar objetivos
O segundo passo se baseia em direcionar sua empresa ao caminho definido anteriormente. Para isso, você deve idealizar como irá alcançar os seus objetivos, dividindo-os em diferentes prazos (meses ou anos). Já a próxima etapa se dá em definir os meios que serão utilizados para atingir as metas, que seriam as ações e as estratégias.
- Definir medidas de desempenho
Em seguida, deve-se ponderar as métricas de desempenho: medidas que buscam verificar os resultados dos processos até então postos em prática, utilizando como base padrões de custos, erros, tempo das atividades, qualidade, lucro, produtividade e rentabilidade.
- Elaborar um cronograma
O próximo estágio é a criação de um documento que contenha informações sobre todo o planejamento, incluindo principalmente os prazos a serem cumpridos. Porém, é essencial assegurar que toda a equipe e profissionais sejam incluídos, já que estamos falando de um trabalho em conjunto.
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Importância
A importância de um bom planejamento estratégico está em todo seu processo de construção, uma vez que ao utilizá-lo de maneira correta desde o início, pode contribuir para que sejam vistos os principais pontos e ações a serem tomados para aumentar a rentabilidade da empresa e ganhar espaço no mercado.
No contexto tecnológico que vivemos, o planejamento permite ao empreendedor reagir de forma mais responsiva às mudanças, uma vez que isso reforça uma postura mais ativa para que possa ser realizada uma gestão mais eficiente da empresa.
Nesse sentido, é fundamental pensar no planejamento estratégico como uma das ferramentas essenciais na implementação do plano de negócios, uma vez que é importante no cotidiano de qualquer organização. Assim, entre as principais características do planejamento estratégico, sua importância e função servem principalmente para:
- Realizar projeções sobre ideias de expandir o negócio e realizar mais investimentos;
- Ter maior vantagem competitiva no mercado, a partir do planejamento estruturado da gestão de suas ações, mercadorias e/ou serviços;
- Aumentar vendas e lucros;
- Gerir recursos de forma eficiente e de acordo com as necessidades e demandas da empresa;
- Desenvolver ações que gerem maior fidelização dos clientes, a partir da ampliação dos canais de comunicação e de vendas;
- Lidar de forma mais segura com riscos do mercado;
- Otimizar processo de gestão financeira e administração dos recursos;
Principais erros
Sendo o planejamento estratégico a ferramenta norteadora de todos os processos e ações de uma empresa, a análise de sua eficácia, a partir dos resultados alcançados, acabam se tornando um parâmetro para avaliar se tudo saiu como o esperado. A partir dessas análises é possível perceber ações que foram tomadas ou certos descuidos que podem ter trazidos prejuízos para a empresa. Por isso, tais informações fornecem feedbacks essenciais ao gestor para que possíveis erros que foram tomadas não voltem a surgir nos planejamentos futuros da organização.
Buscando evitar esses prejuízos, apresentamos alguns dos principais erros no momento de fazer o planejamento estratégico de uma empresa. Confira!
- Não acompanhar ações
Elaborar um planejamento estratégico requer alguns cuidados no que tange ao seu acompanhamento ao longo do processo da gestão empresarial. Dessa forma, o acompanhamento frequente das atividades é essencial para que o planejamento continue sendo efetivo nas atividades da organização.
- Não definir metas
Um dos principais erros ao elaborar o planejamento estratégico está relacionado às metas e objetivos a serem alcançados. É necessário a apresentação de forma clara e objetiva dos planos a serem realizados, bem como dos prazos estipulados para que seja possível medir e mensurar o que foi alcançado em determinado período.
- Não acompanhar indicadores de desempenho
O acompanhamento dos indicadores de desempenho de forma periódica pode facilitar ainda mais a aplicação do planejamento estratégico, permitindo que a empresa tome ações imediatas caso enfrente algum problema nesse percurso, e buscando estar alinhada às metas e objetivos propostos desde o começo do planejamento estratégico na organização, evitando possíveis prejuízos financeiros e também do próprio tempo.
Como apresentar um planejamento estratégico?
Sendo o planejamento estratégico uma ferramenta importante para alavancar os processos de uma empresa, a forma de apresentar aos gestores e membros de que tal plano é eficaz e capaz de levar a instituição a alcançar os resultados desejados é fundamental. Assim, segue algumas dicas dos principais pontos a serem considerados no momento de apresentar o planejamento de forma clara e objetiva. Confira!
- Elaborar roteiro de apresentação
Organizar os conteúdos que serão apresentados através de um roteiro pode facilitar as informações que serão elucidadas ao longo da apresentação. Dessa forma, a apresentação dos conceitos devem seguir uma sequência lógica e coerente, para que as pessoas possam acompanhar os dados apresentados e facilitar a compreensão. Apresentar a atual situação da empresa, seguindo do percurso a ser percorrido para que os objetivos sejam alcançados e explicar o panorama futuro esperado é um dos caminhos que podem ser escolhidos .
- Conhecer público
Conhecer a audiência ao qual está sendo dirigida a apresentação é fundamental para que seja possível organizar as ideias a partir dos próprios valores, motivações e preferências desse público. Quanto mais aproximar a apresentação da linguagem dessas pessoas, maior será a chance de sucesso ao apresentar seu planejamento.
- Utilizar recursos visuais
O uso de softwares e de outros recursos visuais podem enriquecer o conteúdo apresentado. Utilizar tabelas, gráficos, imagens, vídeos e fluxogramas são algumas das opções. O uso de tais recursos pode tornar mais atrativo o planejamento apresentando, no entanto, é importante buscar sempre um padrão no momento de fazer a apresentação.
- Apresentar metas e objetivos
Mostrar o crescimento desejado para a instituição ao longo dos anos é importante para validar a importância do planejamento. Assim, a apresentação das metas e objetivos, bem como os prazos e maneiras em que serão alcançados são de extrema importância para convencer as pessoas sobre o alcance e eficácia de seu planejamento estratégico.
Dessa forma, a importância de realizar um planejamento estratégico é justamente pelas facilidades que ele oferece, seja na identidade de seu negócio, para alcançar seus objetivos, produtos e/ou serviços, bem como no suporte dado para evitar prejuízos na empresa e na tomada de decisões de curto, médio e longo prazo na organização. Assim, além do planejamento estratégico alinhar as metas e ações, o resultado é a eficiência em suas atividades e na melhoria de seus resultados.