Os 10 principais KPIs de Estoque: melhore seu desempenho com estes indicadores
Como diz o ditado: o que não se mede, não se gerencia. Como a lucratividade e as margens estão intimamente ligadas às métricas de desempenho do estoque, é imperativo implementar KPIs (Indicadores-chave de Desempenho) neste setor.
O software de gerenciamento de estoque é fundamental para reunir os dados necessários para revisar os KPIs. O ideal é procurar um software de gerenciamento que permita exportar dados para manipulação posterior.
Pensando nisso, resolvemos criar um conteúdo didático para que você entenda melhor como implementar os principais indicadores em sua empresa. Confira!
O que são KPIs (Indicadores-chave de Desempenho)?
KPIs, ou Indicadores de Desempenho, são definidos como uma forma quantificável de medir o quão bem uma empresa está cumprindo seus objetivos estratégicos e operacionais. Você pode pensar nisso como uma forma de medir a eficácia de sua estratégia geral e das equipes que a executam.
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Com que frequência os KPIs devem ser revisados?
Além de reunir e analisar KPIs, revise-os regularmente. Se insights gritantes forem descobertos, mudanças precisarão ser feitas na estratégia geral da empresa, na equipe de gerenciamento ou nos objetivos setoriais.
Muitos gestores, unidos com suas respectivas equipes, revisam seus KPIs trimestralmente. Nesta revisão é decidido o que precisa ser mudado e como. Em seguida, os líderes do departamento trabalham para implementar essas mudanças no próximo trimestre até que a melhoria seja alcançada.
Às vezes, os gestores e suas equipes precisam tentar novos métodos para ver o resultado. Teste, análise e repetição são essenciais para este processo. Além disso, os KPIs têm pouco significado se seu valor não for comunicado às equipes que ajudam a melhorá-los.
Por exemplo, deve ser comunicado a todos:
- Como e o quê será medido;
- Como todos serão avaliados como parte das metas gerais do departamento;
- Por que as métricas de controle de estoque são importantes para o sucesso de longo prazo da empresa;
- Como foi o desempenho trimestral de cada equipe e quais serão os ajustes futuros que afetarão cada equipe.
Conheça agora os 10 KPIs para gerenciamento de estoque a serem observados!
Principais KPIs de Estoque
1. Taxa de rotatividade de estoque
Esse número reflete a frequência com que o estoque é vendido e substituído em um período de tempo pré-definido — normalmente um ano.
Para calcular a taxa de giro do estoque, divida o custo das vendas pelo estoque. Também pode ser calculado dividindo o COGS (Custo dos Produtos Vendidos) pelo estoque médio.
2. Precisão da previsão de demanda
Este KPI de estoque requer uma revisão de quão precisa sua previsão era em relação às vendas reais.
A menor lacuna entre o que foi previsto e o que foi vendido indica que sua previsão de demanda é forte. Quanto mais precisas as previsões de demanda, isso melhora inerentemente as taxas de giro do estoque e os custos de manutenção.
Certifique-se de pedir às equipes de vendas que prevejam as vendas futuras dentro do seu CRM. Isso permite que os gerentes de vendas visualizem o pipeline a qualquer momento, que por sua vez pode ser comunicado às equipes certas.
3. Custos de retenção
Também conhecidos como custos de carregamento, os custos de retenção referem-se aos custos que resultam do armazenamento e manutenção de estoque não vendido em seu depósito.
Os custos e despesas de manutenção de estoque geralmente incluem mão-de-obra e os materiais necessários para manter o armazém em pleno funcionamento.
O custo de produtos danificados e estragados também deve ser incluído. Reduza os custos de manutenção implementando um ponto de reposição de nível mínimo de estoque.
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4. Número médio de dias para vender estoque
Para calcular essa métrica, divida o estoque pelo custo de vendas.
Este KPI mede o tempo entre o estoque de um item no depósito e o momento em que ele é vendido. Em outras palavras, indica o tempo médio necessário para estocar e vender um determinado item.
5. Prazo de execução
Para calcular os prazos de entrega, adicione a soma do tempo que leva para um fornecedor entregar um pedido depois que o pedido é feito. Adicione o tempo que ocorre entre o momento em que outro pedido é feito para manter o estoque em seu depósito.
Para vendedores ou fornecedores com longos prazos de entrega, é importante considerar isso como parte da quantidade mínima de pedido determinada para cada produto.
6. Taxa de retorno
Para este KPI de estoque, você precisará rastrear a porcentagem de pedidos que são devolvidos. Rastreie por que os pacotes são devolvidos para saber se você precisa corrigir as listas de produtos online ou se é um problema de qualidade do produto.
Se for um problema de qualidade do produto, por exemplo, considere descartar essa linha, especialmente se o custo das devoluções for maior que a margem do produto ou o lucro deste item.
7. Margens brutas por produto
Ao classificar os produtos dos mais vendidos aos piores, enquanto faz referência cruzada às margens, você poderá ver em quais itens considerar aumentar as margens.
Se você tiver um best-seller que não seja rico em margens, considere aumentar o preço deste item. Idealmente, os best-sellers também devem ser os vencedores de margem.
8. Índice de qualidade do fornecedor
Essa métrica ajuda os responsáveis pelo depósito a monitorar o desempenho dos vendedores e fornecedores.
Por exemplo, se houver uma abundância de devoluções de produtos de um fornecedor específico, pode ser hora de obter esse produto de outro distribuidor ou fornecedor. Ou é possível avaliar os fornecedores sobre a rapidez com que você recebe uma remessa assim que o pedido é feito.
9. Desempenho de pedido perfeito
Seja para envio direto ou recebimento de pedidos em seu depósito, rastreie a frequência com que seus fornecedores enviam um pedido perfeitamente correto e no prazo.
Para a porcentagem inferior de fornecedores que não apresentam desempenho, pode fazer sentido adquirir esses produtos em outro lugar. Eles podem custar atrasos aos clientes ou remessas incorretas.
10. Satisfação do cliente
Por fim, um cliente satisfeito é o resultado direto de seu desempenho em relação aos KPIs de estoque. Ao enviar os pedidos corretos e dentro do prazo, seus clientes ficarão mais felizes e divulgarão seu negócio.
Inclua uma breve pesquisa dentro das remessas ou envie um e-mail para seus clientes para determinar como eles se sentem a seu respeito. Se o sentimento estiver baixo, pergunte quais mudanças precisam ser feitas. Você pode encontrar a resposta muito mais rápido do que ler as estatísticas.
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Escolha os KPIs para sua empresa e melhore o desempenho do controle de estoque
Embora possa ser difícil saber por onde começar, escolha de três a cinco KPI de estoque para começar o rastreamento. Lembre-se de que é melhor começar a medir alguns fatores do que simplesmente não medir.
Ao rastrear as classificações que são importantes para o seu negócio, você irá melhorar inerentemente os processos, o lucro e a sua estratégia de longo prazo, resultando no crescimento que almeja.
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