Os 10 principais KPIs Financeiros que turbinam o resultado da sua empresa
Os KPIs financeiros são valores mensuráveis que mostram o desempenho do seu empreendimento quando se trata de crescimento de negócios, receita e lucros. Não importa o tamanho do seu negócio, você precisa estar atento às suas operações e desempenho financeiro.
A maneira mais sistemática de fazer isso é configurar e medir KPIs que exibirão todas as suas métricas financeiras.
Neste post, vamos delinear 10 dos KPIs mais importantes que você deve avaliar para sua empresa. Confira!
O que são indicadores financeiros?
Indicadores financeiros são medidas quantitativas utilizadas para avaliar e analisar o desempenho financeiro de uma empresa ou organização. Esses indicadores são calculados com base nas informações financeiras disponíveis, como demonstrações financeiras e registros contábeis.
Os indicadores financeiros fornecem insights sobre a saúde financeira de uma empresa, sua capacidade de gerar lucros, eficiência operacional, riscos financeiros e outros aspectos relacionados às finanças. Eles são utilizados por investidores, analistas financeiros, gestores e outras partes interessadas para avaliar o desempenho atual e passado da empresa, além de auxiliar na previsão de resultados futuros.
Existem diversos tipos de indicadores financeiros, que podem ser agrupados em categorias como:
- Indicadores de liquidez: medem a capacidade de uma empresa honrar suas obrigações de curto prazo. Exemplos incluem o índice de liquidez corrente e o índice de liquidez imediata.
- Indicadores de rentabilidade: avaliam a capacidade de uma empresa gerar lucros em relação aos seus recursos. Exemplos incluem o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) e a margem de lucro líquido.
- Indicadores de endividamento: analisam a estrutura de capital e o nível de endividamento de uma empresa. Exemplos incluem a relação dívida/patrimônio líquido e a relação dívida/ativos.
- Indicadores de atividade: medem a eficiência com que a empresa utiliza seus recursos. Exemplos incluem o giro do ativo total e o prazo médio de recebimento de vendas.
- Indicadores de mercado: relacionam o desempenho financeiro da empresa com o valor de mercado de suas ações. Exemplos incluem o preço/lucro (P/E) e o índice de retorno total ao acionista.
Esses são apenas alguns exemplos de indicadores financeiros comumente utilizados. Cada indicador fornece informações específicas sobre diferentes aspectos da empresa e, em conjunto, podem ajudar a compreender sua situação financeira de forma mais abrangente.
O que são KPIs financeiros?
Os KPIs financeiros (indicadores-chave de desempenho) são métricas ou indicadores financeiros que as organizações usam para rastrear, medir e analisar a saúde financeira da empresa. Esses KPIs financeiros se enquadram em uma variedade de categorias, incluindo lucratividade, liquidez, solvência, eficiência e avaliação.
Ao entender essas métricas, você pode estar melhor posicionado para saber como o negócio está se saindo do ponto de vista financeiro. Você pode então usar esse conhecimento para ajustar as metas de seu departamento ou equipe e contribuir para objetivos estratégicos críticos.
Para os gestores, essas métricas e KPIs devem ser disponibilizados internamente e distribuídos semanalmente ou mensalmente na forma de atualizações por e-mail, painéis ou relatórios.
Se eles não forem distribuídos prontamente, você ainda poderá se familiarizar com as métricas por meio da análise das demonstrações financeiras.
3 desafios que podem ser superados com a ajuda da análise de KPIs Financeiros
Os KPIs são, para muitas organizações, inerentemente desafiadores. Por quê? Por várias razões. Aqui estão apenas alguns — e algumas das melhores maneiras de superá-los.
Seleção
Um dos maiores desafios em relação aos KPIs é a seleção. Com tantos KPIs diferentes para escolher, alguns são tão semelhantes em sua composição que é difícil identificar a diferença. Então, às vezes escolher um indicador amplo parece o caminho mais fácil a seguir.
No final, essa seleção se torna o problema. Avalie cuidadosamente suas metas e defina KPIs específicos com base nessas metas. Além disso, evite definir muitos.
Se você escolher muitos KPIs de uma vez, os funcionários ficarão sobrecarregados e confusos e, em vez de atingir suas metas, ficarão sobrecarregados e nenhum dos objetivos será alcançado.
Medição
O que e como você está medindo? De onde você tira seus números? Os KPIs exigem dados precisos.
Depois de definir um KPI, você precisa ser capaz de medi-lo — caso contrário, qual é o sentido de tê-lo em primeiro lugar? Afinal, se você não sabe onde a melhoria é necessária, como pode implementar uma estratégia para melhorar?
Um dos maiores obstáculos aqui são dados imprecisos ou desatualizados. Isso geralmente vem como resultado de um sistema descentralizado.
Ao automatizar a coleta e mesclagem de dados, bem como simplificar o processo de recebimento, você pode ter certeza de que os dados que está usando para medir seu sucesso são precisos e oportunos.
A comunicação é fundamental
Como mencionado, muitas vezes as empresas definem KPIs genéricos, às vezes com base em análises cuidadosas, às vezes não, mas os funcionários não os seguem ou simplesmente os ignoram completamente.
Muitas vezes, isso se resume à falta de comunicação. Os funcionários estão cientes de que têm indicadores de desempenho e o que são, mas simplesmente não sabem por que precisam atingi-los. Uma comunicação clara e uma melhor compreensão de como essas metas e indicadores impactam a empresa como um todo podem fazer uma grande diferença.
Os principais KPIs Financeiros
Para que sua empresa possa fazer bom uso das métricas disponíveis é importante conhecê-las, primeiramente, e depois trabalhar da melhor forma que o perfil da sua instituição necessita. Siga a leitura para conferir!
1. Lucratividade
Essa métrica estima quanto lucro líquido uma empresa pública gera por ação de suas ações. Normalmente é medido pelo trimestre e pelo ano.
Analistas, investidores e potenciais compradores costumam usar o EPS (Earnings Per Share) como medida chave da lucratividade de uma empresa e também como forma de calcular seu valor total.
O EPS pode ser calculado de várias maneiras, mas aqui está uma fórmula básica amplamente utilizada:
Lucratividade = Lucro Líquido / Preço Total x 100
A média ponderada é basicamente o número médio de ações em circulação — ou disponíveis — durante um determinado período de relatório. O número total de ações pode mudar devido a desdobramentos de ações, recompra de ações, etc.
2. Ticket médio
Este KPI refere-se ao valor médio das suas vendas.
Entender esse número ajuda os gestores a otimizar suas estratégias de negócios. Além disso, permite que eles entendam qual é sua média para cada compra realizada pelos clientes. Você encontra esse custo com a seguinte fórmula:
Faturamento total de um período (por exemplo: últimos 30 dias) / Total de vendas no período ou número de clientes conquistados no período = ticket médio
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3. Churn (taxa de cancelamento)
O Customer Churn Rate é um KPI usado para medir o atrito do cliente.
É calculado dividindo o número de clientes que descontinuam um serviço durante um período de tempo especificado pelo número total médio de clientes nesse mesmo período de tempo.
Ele fornece feedback sobre as respostas dos clientes ao serviço, preços e concorrência. Além disso, fornece uma base para o período médio de tempo que um indivíduo permanece como cliente. Por isso, as empresas devem olhar para seu setor para determinar se a taxa de rotatividade de clientes é aceitável.
Algumas indústrias, como operadoras de telefonia celular, têm altas taxas de churn e devem tomar medidas extras para minimizar o número de clientes que saem e vão para seus concorrentes. Outras indústrias têm taxas de churn muito baixas.
Churn rate = número de clientes que cancelaram os serviços em determinado período / número de clientes ativos no início do mesmo período
4. Margem de contribuição
A margem de contribuição é a receita que uma empresa sobrou após a dedução de todas as despesas variáveis. Uma margem de contribuição global ou por item podem ser calculadas. Ambos os cálculos servem a um propósito.
Ela mostra quanta lucratividade um negócio tem para cada item vendido e serve para mostrar quanto dinheiro sobra para pagar as despesas fixas após a dedução das despesas variáveis.
Se as margens de contribuição não igualam ou excedem as despesas fixas de uma empresa, haverá uma perda para o período que foi usado para calcular a métrica.
Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)
5. Ponto de equilíbrio
Para começar, a análise do ponto de equilíbrio representa um sistema de medição que determina a margem de segurança. Ele faz isso comparando as receitas ou unidades que precisam ser vendidas para cobrir os custos fixos e variáveis relacionados à realização das vendas.
Especificamente, esse índice é um meio de calcular a rentabilidade potencial de um projeto, equiparando as receitas totais com as despesas totais.
Ponto de equilíbrio = Custos fixos / Preço de venda por unidade – Custo variável por unidade.
6. Taxa de inadimplência
Essa métrica reflete até que ponto os clientes da empresa pagam as faturas em dia. Geralmente, um cliente pode ser considerado inadimplente quando os pagamentos estão com mais de 90 dias de atraso e menos do que 180 dias.
É calculado como o valor total das vendas não pagas, mas ainda dentro dos prazos de faturamento da empresa em relação ao saldo total de todos os AR.
Um índice mais alto geralmente é melhor porque reflete menos faturas vencidas. Um índice baixo mostra que a empresa está tendo dificuldade em receber dinheiro dos clientes e pode ser um indicador de possíveis problemas futuros de fluxo de caixa. A fórmula AR atual é:
Contas a receber correntes = (Total de contas a receber – Contas a receber vencidas) / Total de contas a receber
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7. LTV (Life Time Value ou Valor de Vida do Cliente)
Compreender o valor total de um cliente agregado é um conhecimento crucial para sua equipe.
Com a métrica Customer Lifetime Value , você pode monitorar quanta receita cada novo cliente trará para a empresa ao longo de sua vida.
LTV = Margem bruta (%) x Tempo de vida em períodos de pagamento x Receita por assinatura por período de pagamento
8. Valor Anualizado do Contrato (ACV)
O ACV é útil com altas taxas de renovação, pois agrega o valor de todos os contratos recorrentes. Também é útil ao comparar taxas e receitas de contratos recorrentes com novos contratos e com receitas perdidas como resultado de contratos não renovados.
9. CAC (Custo de Aquisição de Clientes)
Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é o custo que uma empresa incorre para adquirir um novo cliente. Isso inclui os custos totalmente associados a vendas e marketing para atrair um cliente em potencial e convencê-lo a comprar, divididos entre todos os novos clientes.
Custo de Aquisição do Cliente = Soma (Custos de Vendas + Custos de Marketing) / Contagem (Novos Clientes)
10. Rentabilidade
Frequentemente confundido com lucratividade, a métrica de rentabilidade tem a tarefa de medir o números que os investimentos proporcionam para sua empresa.
Dessa forma, fica mais simples de compreender se você considerar a mesma ação que uma operação na poupança. O capital investido, com o tempo, inicia a geração de rentabilidade mensal.
O cálculo de rentabilidade é feito da seguinte forma:
Lucro líquido / Investimento * 100 = % da rentabilidade
Por que usar KPIs financeiros na gestão?
Para uma empresa é fundamental saber qual o seu destino final para poder traçar qual caminho será percorrido. Podemos chamar esse destino de objetivo estratégico. E para sabermos se esse objetivo estratégico está sendo alcançado, é preciso mensurá-lo por meio de KPIs.
Portanto (e de maneira bem direta), se sua empresa possui um objetivo, ela precisa, sim, acompanhar KPIs. E ao serem desdobrados entre áreas, todo o ecossistema da empresa caminhará na mesma direção, com a missão de alcançar o mesmo objetivo.
No fim, o controle financeiro precisa de KPIs para entender se todo o seu esforço está valendo a pena, e se de fato está contribuindo para a empresa alcançar seus objetivos.
E saiba que, mais que isso, investir no uso de indicadores é acompanhar o avanço do mercado. É sabido que cada vez mais as áreas se automatizam, investem em tecnologia para tornar o processo de trabalho mais ágil e preciso. E com a área financeira não seria diferente!
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Com qual frequência os KPIs Financeiros devem ser acompanhados?
Os KPIs podem ajudá-lo a traçar objetivos de carreira, definindo também metas de desenvolvimento de curto e longo prazo. Os KPIs de curto prazo podem ser diários ou até mesmo de hora em hora, como quanto tempo você levou para concluir uma tarefa específica.
Estes são indicadores em tempo real do seu desempenho e capacidade de cumprir prazos. Enquanto os KPIs de longo prazo acompanham as metas de carreira ao longo de meses ou um ano e ajudam a orientar seu progresso.
Enfim, conhecer e saber lidar com os KPIs financeiros é algo que faz com que sua empresa possa receber uma grande expansão no mercado. Fazer uma ótima gestão depende de sua habilidade administrativa e das ferramentas disponíveis na sua empresa. Por isso, nunca deixe de se atualizar e trabalhar de forma avançada. Isso te levará ao sucesso.
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