Como será o profissional da indústria 4.0? 4 qualidades indispensáveis
Tem preocupações se sua profissão ainda existirá no futuro? Entenda mais sobre como será o profissional da indústria 4.0 o que estará em alta e as qualidades que os profissionais vão precisar ter.
Muitas fábricas já apresentam bons avanços na adoção de modernas tecnologias de operação (OT) e de informação (TI), com instalação de maquinários inteligentes e conectados, digitalização e automação de processos e sistemas de análise preditiva. Com tudo isso acontecendo, fica a dúvida: como será o profissional da indústria 4.0?
É comum, no entanto, apresentarem dificuldades em termos de interoperabilidade e adaptabilidade, com sistemas isolados e monolíticos, em um ambiente com padrões diversos, além da complexidade na integração com os colaboradores. Porém, as novas gerações já nascem inseridas nesse novo contexto.
Continue lendo nosso conteúdo para entender melhor essa transição e o perfil do profissional daqui para frente. Confira!
Qual será o futuro do emprego na indústria 4.0?
A Indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial, começou como uma iniciativa do setor manufatureiro, que estava sofrendo com a diminuição da produtividade. O esquema foi inicialmente uma reação ao excesso de confiança global nos setores de serviços financeiros, que havia crescido exponencialmente nas últimas décadas.
As principais tecnologias que compõem a Indústria 4.0 incluem inteligência artificial, big data, internet das coisas e robótica. Combinadas, essas tecnologias serão usadas no setor de manufatura para criar a ‘Fábrica do Futuro’. Esta será uma rede de máquinas interconectadas que criam produtos pré-programados e carregam dados sobre este processo sem envolvimento humano.
Por exemplo, as fábricas de bebidas poderiam aproveitar essa tecnologia microchipando suas garrafas. O microchip pode dizer às máquinas de que fluído são necessárias, que tampa caberá e que etiqueta deve ser afixada à medida que avança pela fábrica.
Quais profissões estarão em alta no futuro?
Pensando na quarta revolução industrial e como a tecnologia vem dominando todos os segmentos do mercado de trabalho, é importante ter em mente também qual é o tipo do profissional desejado para interagir com tais tecnologias.
Vejamos abaixo alguns exemplos que irão aquecer o mercado em um curto espaço de tempo. Aproveite e veja em qual seu perfil se identifica!
Programação de aplicativos móveis
Essa profissão cria tração em todos os âmbitos. E, conforme mais organizações se aliam à essa tecnologia para alcançar os consumidores, a demanda só tem aumentado para os desenvolvedores de aplicativos móveis.
Esses colaboradores se colocam na posição do motorista quando se refere na projeção e sugestões melhorias para softwares pautados em tablets e smartphones. Eles operam em codificação de aplicativos, novas implantações, depuração e testes.
Arquitetura de dados
Embora a coleta de informações possa ser automatizada, a capacidade de analisar, traduzir e realizar recomendações de negócios com base nesses dados está em alta demanda dos empreendedores. De acordo com o crescimento da Internet das Coisas (IoT), mais sensores e dispositivos se tornam dependentes, a quantidade de dados disponíveis dirige-se a expansão.
Para auxiliar na gestão e atingir bom valor com isso, as instituições necessitam de arquitetos de dados capacitados que traduzam as informações em soluções de banco de dados.
Análise de negócios inteligentes
As organizações aderiram a utilização da análise de big data, o que ampliou suas tarefas com o garimpo de dados e geração de relatórios. Como resposta, a urgência de analistas de inteligência de negócios se expandiu exponencialmente. Essa operação engloba na transformação de dados brutos em consciência processáveis e desenvolver soluções de relatórios que têm bom resultado em toda a empresa.
? Transformação digital nas empresas: Como aplicar com 9 ferramentas
? Porque Investir em uma Gestão Web para sua Pequena Empresa
? Saiba como ser produtivo em home office
? O que é SaaS? Conheça Todos Benefícios do Software as a Service
Qual o perfil do profissional do futuro?
Neste tópico, nós iremos citar algumas características mais relevantes para o profissional de perfil “indústria 4.0”. Vejamos!
Adaptabilidade e flexibilidade
Adaptabilidade pode ser definida como a criação de modificações ou mudanças em si mesmo para se adaptar ou se adequar ao novo ambiente. Para uma cultura de ambiente de trabalho, significa estar aberto a novas ideias, inovações ou alterações.
Já a flexibilidade, indivíduos flexíveis são competentes em conceber soluções para problemas, pois encontraram diversas situações que os obrigaram a tomar medidas para implementar mudanças em seus sistemas. Além disso, eles sabem a quem recorrer em caso de problemas.
Multidisciplinar e manter o hábito do aprendizado contínuo
Criar uma cultura de aprendizagem dentro da organização é uma forma eficaz de melhorar o desempenho e a inovação, conforme mencionado anteriormente, mas também a satisfação e retenção dos funcionários. Assim, os colaboradores podem ser multidisciplinares atuando não somente em uma única função, mas sendo polivalente.
Senso crítico
Como tal, aqueles que pensam criticamente também tendem a ser solucionadores de problemas instintivos. Esta é provavelmente a habilidade mais importante sobre a qual os profissionais podem ajudar as empresas que estão alocados.
Adepto à tecnologia e ser curioso
Fazer coisas pelas quais você é apaixonado o ajudará automaticamente a melhorar. Os melhores programadores são curiosos, gostam de construir coisas e simplesmente amam o impacto que a tecnologia tem no mundo. Isso o ajudará a ser mais criativo e a adquirir habilidades em todas as áreas.
Seja um profissional do futuro e explore as novas tecnologias
Por fim, ficou fácil de saber como será o profissional da indústria 4.0 agora. Basta entender o seu próprio perfil e buscar se encaixar na área que você escolheu, ou com o tempo se moldar naquilo que o mercado procura e você tenha o talento para exercer.
Gostou do post? Aproveite para assinar nossa newsletter para receber artigos exclusivos!
Compartilhe este conteúdo: