Sistema em Nuvem: Porque é Melhor para a sua Empresa
O sistema em nuvem oferece muitos benefícios ao seu negócio. Ele permite que você configure o que é essencialmente um escritório virtual para oferecer a flexibilidade de se conectar ao mercado em qualquer lugar, a qualquer hora.
Com o crescente número de dispositivos habilitados para web usados no ambiente de negócios atual (por exemplo, smartphones, tablets), o acesso aos seus dados é ainda mais fácil para conseguir uma melhor gestão empresarial.
Sabendo da importância desta ferramenta, decidimos criar um artigo detalhado para que você entenda melhor. Confira!
O que é sistema em nuvem?
Um sistema em nuvem ou tecnologia de computação em nuvem refere-se aos componentes de computação (hardware, software e infraestrutura) que permitem a entrega de serviços de computação em nuvem, tais como: SaaS (software como serviço), PaaS (plataforma como serviço) e IaaS (infraestrutura como serviço) por meio de uma rede (ou seja, a Internet).
Os usuários do sistema em nuvem acessam os serviços de computação usando navegadores da Web, o que representa um modelo de computação que desloca a carga de trabalho de computação para um local remoto. Os aplicativos de e-mail baseados na Internet são um excelente exemplo de um sistema em nuvem que fornece uma plataforma para a entrega de serviços de mensagens eletrônicas.
Como funciona o sistema em nuvem?
A nuvem é basicamente um local descentralizado para compartilhar informações por meio de redes de satélite. Todo aplicativo em nuvem tem um host, e a empresa de hospedagem é responsável por manter os grandes data centers que oferecem a segurança, a capacidade de armazenamento e o poder de computação necessários para manter todas as informações que os usuários enviam para a nuvem.
As empresas mais proeminentes que hospedam a nuvem são grandes players como:
- Amazon (Amazon Web Services)
- Microsoft (Azure)
- Apple (iCloud) e
- Google (Google Drive)
Além desses, também há uma infinidade de outros players, grandes e pequenos.
Essas empresas de hospedagem podem vender os direitos de usar suas nuvens e armazenar dados em suas redes, além de oferecer ao usuário final um ecossistema que pode se comunicar entre dispositivos e programas.
Quais as diferenças entre sistema ERP na nuvem e instalado localmente?
ERP na nuvem (ERP significa Enterprise Resource Planning) é um serviço em que o software é hospedado nos servidores do provedor de nuvem e acessado via internet. Ele segue um modelo de assinatura de pagamento conforme o uso que permite que você aproveite recursos de software poderosos e serviços de suporte proativos por uma taxa fixa.
Enquanto o ERP local é uma solução de software instalada nos servidores/hardware físicos de uma empresa. Os ativos de ERP no local geralmente são adquiridos por meio de uma taxa inicial única, mas as empresas terão que comprar várias licenças de software, dependendo do número de usuários simultâneos. Como ele é instalado localmente, as empresas são totalmente responsáveis por gerenciá-lo.
8 Vantagens de utilizar um sistema em nuvem
Essa ferramenta tem trazido ótimas oportunidades para as empresas se destacarem no cenário que estão inseridas. Assim, vamos mostrar um pouco das vantagens que ela oferece.
1. Flexibilidade
Há um alto nível de flexibilidade fornecido às empresas que investem em serviços baseados em nuvem. Os servidores de nuvem remotos oferecem largura de banda e espaço de armazenamento quase ilimitados, o que permite que as empresas aumentem e diminuam instantaneamente suas capacidades para suportar o crescimento e lidar com o aumento do tráfego do site.
Isso elimina a necessidade de comprar e instalar equipamentos e atualizações no local. A computação em nuvem também permite maior flexibilidade no local de trabalho, pois os funcionários podem acessar aplicativos e dados em um servidor remoto fora do local, em qualquer lugar e a qualquer momento, desde que haja conexão com a Internet disponível.
2. Continuidade de Negócios
Ao investir em computação em nuvem, as empresas podem garantir soluções confiáveis de recuperação de desastres e backup sem o incômodo de configurá-las em um dispositivo físico. Para muitas empresas, investir em planos complexos de recuperação de desastres pode ser um empreendimento caro e fazer backup de dados é demorado.
A própria nuvem é projetada de tal forma que os dados armazenados nela são espelhados nos servidores, de modo que, se um deles falhar, os dados sejam copiados instantaneamente. Ser capaz de acessar os dados novamente rapidamente após uma falha minimiza o tempo de inatividade do site e a perda de produtividade.
3. Eficiência de custos
Talvez a vantagem mais significativa da computação em nuvem seja a economia de custos operacionais de TI. O uso de servidores remotos elimina a necessidade de equipamentos internos de armazenamento e requisitos de aplicativos, bem como custos indiretos, como atualizações de software, gerenciamento e armazenamento de dados.
Os serviços baseados em nuvem também são muito mais baratos de usar, pois normalmente são implantados com base no pagamento por uso, o que significa que as empresas podem alugar exatamente o que precisam e garantir o retorno do investimento. Muitas pequenas e médias empresas com orçamentos limitados estão reconhecendo os benefícios da computação em nuvem.
4. Colaboração aprimorada
O ambiente de nuvem demonstrou aumentar significativamente a colaboração entre grupos e comunidades que têm acesso aos mesmos arquivos.
Ele remove as limitações de comunicação dos modelos tradicionais de TI e torna muito mais rápido e fácil para os funcionários que trabalham em locais diferentes acessarem informações e colaborarem com membros da equipe e pessoal-chave. Isso ajuda a agilizar os processos e significa que mais trabalho é feito em menos tempo.
5. Escalabilidade e Desempenho
A tecnologia de nuvem foi projetada para ser dimensionada para atender às mudanças nos requisitos de TI dos negócios. À medida que uma empresa cresce, é inevitável que mais espaço de armazenamento e largura de banda sejam necessários para lidar com o aumento do tráfego no site. Os servidores em nuvem podem ser implantados automaticamente para ajudar as empresas a expandir e reduzir e garantir o desempenho ideal sob cargas pesadas. A tecnologia em nuvem também melhora a velocidade do site e minimiza o tempo de inatividade.
6. Atualizações automáticas de software
Muitos provedores de serviços em nuvem oferecem atualizações regulares do sistema para garantir que os requisitos de TI sejam atendidos de forma consistente. Eles garantem a manutenção ininterrupta dos servidores em nuvem – incluindo atualizações de segurança – liberando tempo e dinheiro que as empresas gastam fazendo isso internamente. Pesquisas mostram que, em 2010, as empresas no Reino Unido passaram 18 dias úteis por mês gerenciando sua segurança de TI no local.
7. Ambientalmente amigável
É interessante manter uma pequena pegada de carbono, os serviços baseados em nuvem são muito ecológicos. Usar um ambiente virtual de pagamento por uso para armazenamento de dados e execução de aplicativos da Web significa menos consumo de energia e emissões de carbono no local de trabalho.
A computação em nuvem também reduz as necessidades de hardware físico, o que significa que menos equipamentos de TI são necessários no escritório.
8. Integração Automática de Software
Outro benefício importante do sistema em nuvem é a integração de software, que ocorre automaticamente no processo. Isso elimina a necessidade de as empresas integrarem manualmente seus aplicativos.
Assim, elas podem usar a tecnologia em nuvem, os aplicativos e serviços de software podem ser personalizados de maneira rápida e fácil, permitindo que as empresas escolham a dedo os serviços que melhor atendem às suas necessidades.
Como implementar o sistema em nuvem na sua empresa?
A implementação de um novo software em nuvem pode ser muito intimidante se você não estiver confortável com o software de computador em primeiro lugar. No entanto, mesmo que você não seja um gênio da computação, pode aprender a fazer isso. Confira abaixo!
Crie um plano de implementação detalhado: O plano permitirá que você tenha tudo pronto para começar a trabalhar em seu software o mais rápido possível. O passo inicial é pesquisar como o sistema é construído e como você deseja adaptá-lo às suas necessidades. Assim, Dependendo do programa que você está usando no momento, você precisará baixar os dados que já possui e enviá-los para o novo sistema;
Inicie o processo de implementação: Comece a configurar o sistema conforme planejado. Normalmente, os módulos já estão configurados para uso padrão. Se você estiver com pouco tempo, poderá começar a operar com uma configuração básica do sistema e, nas próximas semanas e meses, ajustar os controles, a automação e os relatórios que deseja adicionar;
Treine seus funcionários sobre como usar seu novo software: Para alcançar a proficiência com o novo software, você precisará realizar treinamento para todos os funcionários que usarão o software. Se possível, ajude-os a personalizá-lo de acordo com suas necessidades e revise todos os recursos com eles.
? 5 Vantagens do SaaS para Pequenas Empresas
? Como o Software de Gestão na Nuvem ajuda sua Empresa em Cenários de Crise
Por que aderir a um sistema ERP em nuvem é a melhor escolha para a sua empresa?
O sistema em nuvem faz com que sua empresa trabalhe com maior praticidade e encontre a melhor forma de gerir suas despesas e compras.
Gestão de compras
O software de gestão de compras melhora a precisão das previsões e a capacidade de resposta operacional, apresentando comunidades integradas para colaboração e comunicação aprimoradas em tempo real com fornecedores.
- Gere requisições de compra planejadas para itens comprados ou subcontratados;
- Planeje o reabastecimento por divisão, local e projeto;
- Manter um registro completo de todos os fornecedores em qualquer nível de detalhe.
Dessa forma, você pode conectar-se aos fornecedores com objetos de dados diretamente para reduzir a confusão e ajudá-los a agilizar o processo de atendimento.
Vendas
O sistema em nuvem permitirá que você gerencie seus pedidos e seus clientes em uma única etapa. Esses dois estão ligados para torná-lo mais eficiente e produtivo. Com uma única ação do mouse ou pressionamento de tecla, você pode:
- Pesquise os dados do cliente e a capacidade de crédito;
- Pesquise produtos, preços e disponibilidade;
- Pesquise sobre os recursos do produto;
- Acesse a literatura multimídia sobre o produto.
A política flexível irá satisfazer as necessidades dos mais exigentes. Essas camadas, que podem ser combinadas com preços de camadas e/ou combinações de UOM (Unit-Of-Measure).
Estoque
O controle de estoque orientado por ERP também aumenta a eficiência em toda a cadeia de suprimentos. Como um sistema centralizado, pode reduzir o manuseio duplo de mercadorias e automatizar tarefas diárias, como reordenar.
Outros benefícios da incorporação do ERP no gerenciamento de estoque incluem:
- Transparência da cadeia de suprimentos;
- Relatórios aprimorados;
- Contagens mais precisas;
- Análise de estoque de ponta a ponta;
- Planejamento de estoque.
Um sistema ERP otimizado para gerenciamento de estoque automatiza as funções necessárias para que a compra, organização e transferência de estoque estejam sincronizadas.
Como saber qual sistema ERP em nuvem escolher?
A primeira coisa a considerar é se o ERP possui os módulos e recursos que sua empresa precisa. A maioria dos softwares de planejamento de recursos empresariais pode fazer muitas coisas, portanto, certifique-se de que o sistema escolhido seja otimizado para a funcionalidade de que você precisa.
O próximo passo a considerar é quão bem o sistema de gestão e de planejamento de recursos corporativos se integra com outras soluções de software que sua empresa usa. O software ERP mais avançado do planeta não o ajudará se não puder enviar e receber dados de negócios para outros programas de software em sua organização.
Certifique-se de considerar custo versus valor ao deliberar. Um alto custo não implica necessariamente um alto valor. Se o software ERP caro contiver vários recursos que você não usará, seu valor para suas operações comerciais será relativamente baixo. Uma aposta melhor é certificar-se de que você está obtendo o máximo de benefícios e funcionalidades para seu investimento.
Você também deve descobrir qual suporte de implementação a empresa de software oferece. Algumas organizações oferecem treinamento para orientar e agilizar sua implementação — aproveite esses programas, se puder.
Agora que você sabe o porquê de implementar um bom sistema em nuvem na sua organização, é necessário pegar as orientações e não inventar para que não seja surpreendido ao adquirir uma ferramenta que não fará aquilo que você espera.
Gostou do artigo? Então não deixe de comentar e tirar suas dúvidas logo abaixo!
Compartilhe este conteúdo: