Transformando a Gestão de Compras por meio do Strategic Sourcing: Um Roteiro para o Sucesso
Um gerenciamento inteligente do processo de compras é uma das características fundamentais para aumentar a eficiência de qualquer empresa. O desenvolvimento de práticas e elementos que auxiliam em uma boa gestão é uma alternativa viável para buscar os melhores resultados e o maior retorno financeiro.
Nesse sentido, o strategic sourcing se destaca como uma abordagem eficiente para a gestão no processo de compras. Neste artigo, vamos apresentar o que é o strategic sourcing, benefícios e demais características pertinentes à sua implementação em seu negócio. Confira!
O que é strategic sourcing?
O strategic sourcing é um método utilizado pelas empresas que visa a identificação, avaliação, seleção e gerenciamento dos fornecedores de forma organizada e seguindo diretrizes do que mais se adequa às necessidades da organização.
Esse tipo de abordagem possui um planejamento estratégico orientado por objetivos que vão considerar várias características da empresa, como as despesas, qualidade das mercadorias, tempo das entregas e outras variáveis importantes no processo de compra.
Logo, o strategic sourcing tem como principal objetivo avaliar os processos operacionais envolvidos no processo de compras de determinado produto e/ou serviço, considerando seu impacto nas atividades da empresa, buscando aliar melhorias e qualidade no processo de gestão de compras.
Benefícios
O uso do strategic sourcing na gestão de compras pode trazer muitos benefícios, principalmente no que compete a otimização dos processos e do gerenciamento das atividades na empresa.
Apresentamos abaixo as principais vantagens de utilizar o strategic sourcing em seu negócio:
- Reduzir despesas: Conseguir valores e condições melhores e mais atrativas pode resultar em uma redução dos custos para a compra de mercadorias e/ou serviços, o que auxilia na manutenção dos recursos financeiros da organização.
- Diminuir prejuízos: A análise dos riscos relacionados a vários aspectos do processo de compras, que inclui questões referentes à entrega, fornecedores, fornecedores entre outros aspectos pode contribuir na adoção de medidas de prevenção a possíveis prejuízos que a organização pode enfrentar no processo de produção.
- Aumentar eficiência: O estabelecimento de boas relações entre os fornecedores e equipe pode impulsionar o processo de compras. Assim, a organização das etapas da gestão de compras pode fortalecer a logística e simplificar atividades cotidianas. Isso resulta em uma maior eficiência dos processos e atividades desenvolvidas na organização.
- Estabelecer boas parcerias: O incentivo em boas parcerias com fornecedores é fundamental. Os benefícios obtidos com essas relações estratégicas e de confiança com a empresa podem melhorar ainda mais a organização de suas atividades (preços, produtos, entrega, etc.) e o fortalecimento de sua posição no mercado.
Principais desafios
Além dos benefícios que o strategic sourcing pode proporcionar, é importante considerar os desafios que seu uso também pode gerar nas empresas.
Segue alguns dos principais desafios encontrados na implementação dessa abordagem:
- Aumento da complexidade da cadeia de suprimentos: Uma vez que as atividades e processos das empresas se tornam mais complexas, o gerenciamento de recursos e de fornecedores em diferentes lugares pode se tornar um desafio, o que vai querer uma instrumentalização sobre as referências técnicas e comerciais.
- Avaliação e escolha dos fornecedores: Selecionar a partir de uma análise criteriosa quais serão os fornecedores que apresentam os requisitos adequados às demandas da empresa é importante, sendo tarefa complexa a ser realizada. Tal abordagem e/ou conduta vai requerer uma forma mais cautelosa e estruturada para análise do custo-benefício do estabelecimento das parcerias.
- Mudanças na cultura organizacional da empresa: Adotar um novo método de trabalho vai afetar diretamente a cultura da organização, principalmente no que tange a adaptação da equipe. Assim, é fundamental que todos compreendam sua importância, estando dispostos às mudanças, esforço que pode levar certo tempo e também diálogo e treinamento dos funcionários.
- Acompanhamento contínuo: A implementação do strategic sourcing requer um monitoramento constante e um processo estratégico e estruturado que estabeleça os indicadores e metas esperadas para serem alcançadas pela empresa, sendo algo que vai requerer bastante dedicação e investimento para sua manutenção e retorno positivo na organização, sendo um esforço que deverá ser realizado de forma contínua.
Como o sourcing estratégico afeta o processo de procurement?
É notório que o sourcing estratégico tem inúmeros benefícios para transformar e otimizar a gestão de compras. Logo, quando consideramos o processo de procurement, temos a dimensão do seu impacto positivo nessa atividade.
Assim, uma vez que o sourcing estratégico pode transformar o processo de procurement de uma forma planejada e estratégica, apresentamos a seguir os principais aspectos de como pode afetar esse processo.
- Analisar demandas: O strategic sourcing pode potencializar o processo de análise das necessidades, uma vez que auxilia na compreensão do que a empresa mais precisa em relação às mercadorias e/ou serviços.
- Monitorar atividades: O monitoramento do desempenho das parcerias estabelecidas com os fornecedores e das relações estabelecidas podem contribuir para a garantia de objetivos em comum e estratégicos pela organização, a fim de que sejam atingidos e isso resulte positivamente para o negócio.
- Identificar e avaliar fornecedores: Compreender quais são as necessidades da organização auxilia no processo de seleção dos fornecedores, que passam por critérios de identificação e análise das relações que serão mais vantajosas para a empresa, como preço das mercadorias, entrega, qualidade dos produtos, entre outros aspectos.
- Negociar contratos: A partir da análise e seleção realizada das melhores parcerias, é possível com que sejam feitas negociações com os fornecedores, a fim de filtrar ainda mais o que é buscado pela empresa, com o intuito de conseguir melhores condições para a empresa.
5 passos para implementar o strategic sourcing
Uma das principais formas de implementar o strategic sourcing de maneira eficaz nas empresas é pela aplicação de uma abordagem objetiva, estruturada e que esteja organizada com o que se espera ao final do processo.
Apresentamos a seguir alguns passos de como pode ser realizada a implementação da abordagem de forma segura em sua empresa:
- Analisar as necessidades e características da empresa: Conhecer mais sobre a empresa e as especificidades das mercadorias e/ou serviços é uma das formas de avaliar as demandas e definir os objetivos de forma clara no estabelecimento do processo do sourcing estratégico.
- Avaliar a cadeia de suprimentos: Identificar como está estruturada a cadeia de suprimentos da empresa auxilia na identificação de gargalos, exposições a riscos e também em melhorias que podem ser planejadas em todas as etapas desse processo de compras.
- Identificar parcerias estratégicas: Identificar as demandas da empresa a fim de fazer uma boa escolha dos fornecedores é essencial, uma vez que tal ação contribui para o estabelecimento de parcerias confiáveis e que vão se adequar às necessidades da organização.
- Analisar e selecionar os fornecedores: Depois de identificar as demandas e as parcerias mais vantajosas, fazer uma análise criteriosa desses fornecedores auxilia no processo do melhor custo-benefício para a organização, a partir da seleção de fornecedores que atendam e se encaixam no perfil da empresa.
- Monitorar de forma contínua: Fortalecer sistema de monitoramento e a forma em que é avaliado o desempenho dessas parcerias é fundamental, uma vez que a busca por melhorias serão contínuas ao longo do processo e gestão de compras, o que pode potencializar o strategic sourcing à medida que as relações vão se tornando mais estáveis com os fornecedores e o empreendedor perceba as mudanças a partir da implementação dessa abordagem.
Nesse sentido, a implementação do strategic sourcing pode potencializar o processo de gestão de compras das empresas, sendo necessário uma busca contínua por melhorias e de adequações necessárias para que sejam obtidas melhorias e maior rentabilidade das atividades operacionais.
Assim, os benefícios desse tipo de abordagem podem ser significativos, sendo um ponto importante para a transformação da gestão de compras como uma forma de impulsionar e otimizar os processos de produção de seu negócio.