Tipos de estoque: conheça os 12 principais para a gestão de mercadorias
Uma gestão eficiente desempenha um papel fundamental nas operações de uma empresa. No âmbito do gerenciamento das mercadorias e/ou serviços, diferentes tipos de estoque podem ser adotados pela organização, cada um com suas especificidades e finalidades distintas.
Compreender quais são e suas adequações são fundamentais para a efetivação de medidas de controle, aquisição e armazenamento de produtos de forma estratégica e eficiente.
Neste artigo, vamos apresentar quais são os principais tipos de estoque utilizados na gestão de mercadorias, fornecendo uma visão abrangente das suas aplicações e benefícios no momento de escolha para seu negócio. Confira!
Quais são os principais tipos de estoque?
O estoque diz respeito ao conglomerado de matérias-primas, de mercadorias e de materiais de consumo para serem comercializados. Podem ser caracterizados de várias formas, seguindo suas especificidades, sendo eles:
Estoque de segurança
Essencial para a reposição de produtos de forma imediata em situações de mudanças inesperadas, esse tipo de estoque visa uma quantidade extra de mercadorias armazenadas, com o fim de manter o negócio sempre ativo, principalmente caso o depósito oficial acabe.
Assim, as vendas, negociações, prazos e entregas não serão perdidas, e os clientes sempre estarão satisfeitos, além de que imprevistos ou impasses com o fluxo de produção serão evitados.
Estoque de contingência
O estoque de contingência nada mais é que outro meio de armazenagem extra de produtos no depósito de segurança, posto que esses itens podem ser utilizados em situações de erro no fornecimento e entrega de produtos ou no próprio sistema operacional da empresa.
Estoque sazonal
O estoque sazonal é aquele que atua de acordo com a procura de produtos em datas e eventos específicos, já que as comemorações aumentam a demanda de itens nas empresas.
Por isso, elas devem manter seu depósito abastecido e procurar reforçá-lo com antecedência, para que quando o consumo crescer, todos os pedidos sejam atendidos imediatamente.
Assim, o lucro é ampliado através da previsão das mercadorias que serão mais vendidas e do armazenamento prévio destas.
Estoque mínimo
O estoque mínimo corresponde ao armazenamento de uma quantidade mínima de cada mercadoria, a fim de prevenir o desabastecimento em situações de pico de vendas.
Além disso, é um bom meio de controle de volume de produtos, já que pode até mesmo ser utilizado para evitar o excesso de estoque.
Estoque máximo
Define a quantidade máxima de itens que uma empresa pode ter em seu estoque, sendo sua capacidade limite de armazenamento. Caso a quantidade seja maior que a limitação, significa que o estoque está em excesso, principal causa da perda de mercadorias por conta da data de validade vencida.
Estoque médio
Consiste em uma estratégia amplamente utilizada por grandes indústrias, como fábricas do ramo alimentício ou automobilístico. O intuito é proteger as vendas, mesmo em épocas desafiadoras — alta nos preços, greves de funcionários etc.
À primeira vista, o estoque de proteção é semelhante ao estoque mínimo. Porém, trata-se de conceitos altamente distintos. Em uma situação atípica, como as exemplificadas acima, a loja abastece o depósito até que o cenário se normalize.
Estoque consignado
O estoque consignado é aquele gerido por terceiros. Nesse caso, as mercadorias continuam sendo da empresa, mas o espaço usado para o armazenamento é cedido por outra.
Essa é uma solução interessante quando o negócio não dispõe do local necessário para guardar seus itens, nem os recursos para criar um armazém bem equipado.
Estoque regulador
O estoque regular serve para atender as necessidades de reposição de estoque em empresas com filiais. Nesse contexto, uma delas detém a maior quantidade de produtos armazenados e envia os itens necessários para as filiais restantes, conforme a demanda.
É interessante destacar que ela dificilmente pode ser implementada sem o apoio de um software para o varejo. Isso porque, todas as filiais precisam de uma comunicação clara e em tempo real.
Estoque inativo
O estoque inativo é quando o armazém abriga produtos com baixa performance nas vendas, que ficaram parados nas prateleiras e, dessa forma, se tornaram obsoletos.
Isso está intimamente ligado ao giro de estoque; um indicador que evidencia se determinado item possui um alto giro (fast mover), baixo giro (low mover) ou está sem giro (no mover). Assim, quanto menor é o nível de atividade de cada mercadoria em estoque, maior é a quantidade de produtos inativos. Estoque em trânsito
O estoque em trânsito envolve todas as mercadorias que fazem parte da rota de entrega pelas transportadoras. Ou seja, ao controlar essas informações, a equipe sabe o tempo exato que os produtos permanecem em trânsito.
Esse tipo de estoque serve para garantir o maior controle dos produtos, tanto na origem, quanto no destino final. Dropshipping
O dropshipping é justamente a não existência de um estoque. Aqui, a mercadoria adquirida pelo consumidor não é armazenada e enviada pela própria empresa vendedora, mas por uma companhia terceira.
Quando o cliente finaliza sua compra, a marca abre uma ordem de serviço e a envia ao fornecedor.
Estoque de ciclo
O estoque de ciclo é usado para cobrir uma alta rotatividade de mercadorias. Assim, o número de produtos se mantém em equilíbrio com as demandas dos clientes, que mudam ao longo do tempo. Com a modalidade em ciclo, você pode organizar uma fabricação ideal para cada período.
Como definir o tipo de estoque ideal para o seu modelo de negócio?
A escolha do estoque adequado às condições e características da empresa é essencial para a garantia de uma gestão eficiente dos recursos e atividades na empresa.
Assim, são vários os fatores que podem ser considerados nesse momento de decisão, como as necessidades dos clientes e as especificidades da organização.
O primeiro passo que pode ser tomado pelo empreendedor é a análise das demandas e dos produtos e/ou serviços. É necessário a análise de perfil das mercadorias a fim de que seja realizado um controle rigoroso do estoque para evitar possíveis prejuízos e perdas.
Produtos que são sazonais podem favorecer a necessidade de um estoque estratégico, sendo importante também considerar a variabilidade da demanda em certo período, uma vez que a identificação da constância, sazonalidade ou imprevisibilidade de sua procura é fundamental para escolher qual o melhor modelo de estoque.
O segundo passo na escolha dos tipos de estoque é fazer a avaliação dos custos necessários para manter o estoque.
Considerar as despesas de armazenamento, locação, seguro e manutenção são fundamentais nessa etapa, além dos valores de custos dos produtos e/ou mercadorias.
Encontrar um equilíbrio da quantidade de mercadorias em estoque e das demandas, de tal forma que supram tais necessidades é importante, a fim de evitar gastos desnecessários com o armazenamento de produtos.
O uso de recursos tecnológicos também pode ser utilizado como uma ferramenta estratégica no gerenciamento do estoque e também da escolha a partir de suas especificidades.
Um sistema automatizado vai permitir o acompanhamento de forma mais precisa e em tempo real de todas as movimentações da empresa.
Isso vai facilitar na identificação dos produtos e/ou serviços e a necessidade de reposição e outras atividades relacionadas à redução de erros e também otimizando a organização do estoque de forma eficiente.
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Por que investir em gestão de estoque?
Investir na gestão de estoque é essencial para a expansão de sua empresa, posto que te auxiliará no planejamento e monitoramento de seus recursos. Abaixo, estão alguns dos motivos pelos quais você deve investir no gerenciamento do estoque:
Eficiência operacional
Com a adesão da gestão de estoque, o sistema operacional da sua empresa terá um melhor desempenho, uma vez que você pode planejar seus pedidos de maneira estratégica, potencializar a logística, controlar a quantidade de itens armazenados (para evitar tanto o desabastecimento quanto o excesso) e aumentar a produtividade.
Atendimento ao cliente
Escolher pelo controle de estoque é escolher pelo atendimento eficiente das demandas dos clientes. Isso significa que, ao delimitar corretamente a quantidade de itens armazenados, tornando-os disponíveis quando necessário, atrasos ou falta de produtos serão evitados.
Fomentar e manter um bom relacionamento com seu consumidor pode ser crucial para o aumento da competitividade de seu negócio no mercado.
Redução dos custos
Como vimos anteriormente, a falta de planejamento leva ao excesso de mercadorias que, a longo prazo, serão perdidas, devido a data de validade.
Além disso, um depósito que passou de seu limite gera gastos de armazenamento mais altos. No outro extremo, a falta de mercadorias é outra problemática oriunda da má gestão de estoque. A insuficiência gera a perda de vendas, de clientes e de dinheiro.
Dessa forma, sabendo que entre os tipos de estoque cada um possui um papel específico no gerenciamento de mercadorias e/ou serviços, a escolha adequada ao seu modelo de negócio, com práticas de controle e estratégia eficientes são fundamentais para melhorar o atendimento aos clientes, otimizar as operações da empresa e também ter maior rentabilidade.
Assim, será possível tomar decisões embasadas na garantia do fluxo e gestão inteligente das mercadorias e o sucesso da organização.