Controle de Estoque: revolucione seu negócio de maneira simples e fácil
O controle de estoque é uma parte crucial da lucratividade de uma empresa, mas muitas pequenas empresas não praticam um bom gerenciamento quando se trata dos itens que vendem. Algumas empresas têm muito pouco estoque, incapazes de atender às expectativas dos clientes fornecendo produtos disponíveis suficientes.
Por outro lado, muitas empresas seguem o caminho contrário, estocando itens em excesso “por via das dúvidas”. Embora você sempre tenha os itens que seus clientes estão procurando, o risco dessa estratégia é sangrar dinheiro do seu negócio. O excesso de estoque não apenas limita o fluxo de caixa valioso, mas também custa mais para armazenar e rastrear.
Pensando sobre este assunto, decidimos preparar um conteúdo exclusivo para que você entenda de uma vez como revolucionar o seu negócio. Confira!
? 6 Motivos para Você trocar as Planilhas por um Software para Controle de Estoque
? 7 Motivos para Investir em um Software de Controle de Estoque
? Como fazer o Controle de Estoque? 5 Dicas e Passo a Passo na Prática
O que é controle de estoque?
O controle de estoque é o processo de garantir que a quantidade certa de suprimentos esteja disponível em uma organização. Com os controles internos e de produção apropriados, a prática garante que a empresa possa atender à demanda do cliente e oferece elasticidade financeira.
Desse modo, o controle de estoque bem-sucedido requer dados de compras, novos pedidos, remessa, armazenamento, armazenamento, recebimento, satisfação do cliente, prevenção de perdas e rotatividade.
Ele permite o máximo de lucro com o mínimo de investimento sem afetar a satisfação do cliente. Feito corretamente, auxilia que as empresas avaliem seu estado atual em relação a ativos, saldos de contas e relatórios financeiros.
Assim, este processo deve ajudar a evitar problemas, como eventos de falta de estoque (falta de estoque). Por exemplo, o Walmart estimou que perdeu US$ 3 bilhões em vendas em 2014 porque seus procedimentos inadequados de controle de estoque levaram à falta de suprimentos.
Quais suas funcionalidades?
Em essência, fazer um balanço é apenas o processo para estabelecer o que você possui e onde estocar para que seja feita uma avaliação. Nem todas as formas de controle são padrões para todos os negócios ou para as diversas etapas de desenvolvimento de uma empresa. Algumas maneiras não são muito fáceis, sobretudo para empresas menores.
5 maneiras típicas de controlar o estoque
Você deve ser capaz de usar seu software para monitorar os graus de estoque, montar pedidos e enviar estoque. Alguns sistemas essenciais para rastreamento de estoque compõem-se:
Manual
Seja por meio de um livro razão ou de estoque, registrar manualmente o estoque com caneta e papel é a maneira mais simples de rastrear o que entra e sai. Pequenas empresas com poucos itens podem usar esse tipo de sistema. Este sistema pode ser desafiador porque é um registro real que você não pode explorar e usar para fins de planejamento.
Cartões de estoque
É um método um pouco mais complexo que usa cartões de estoque, também chamados de cartões de caixa. Um cartão de estoque é uma tabela que registra o preço unitário em execução, preço de venda e contagem de estoque de cada produto.
Use-os individuais para cada produto em grandes armazéns ou salas de estoque. O sistema também rastreia compras, vendas, devoluções e outros motivos de retirada de estoque, como retiradas promocionais.
Planilhas Simples
Muitas empresas, especialmente as pequenas empresas, usam planilhas para rastrear o estoque. Quer usem o Microsoft Excel ou algo semelhante, as planilhas são uma maneira de começar a automatizar e capturar eletronicamente os dados do produto.
Software de inventário básico
Software de inventário simples geralmente é de baixo custo e voltado para pequenas e médias empresas. Essa automação simples geralmente é baseada em nuvem e vinculada ao seu software de ponto de venda, para que possa gerar atualizações automáticas de estoque em tempo real.
Você também pode incorporar análises e relatórios e executar comparações de custos, criar novos pedidos, identificar os produtos mais e menos vendidos e detalhar os detalhes do pedido ou os padrões do cliente.
Quais são os seus benefícios?
Abaixo, exploramos os benefícios para uma empresa quando o controle de estoque é gerenciado de forma otimizada.
Diminuir Custos
O poderoso controle de estoque tem benefícios monetários significativos. Essa economia de custos vem de algumas áreas diferentes. Se você estiver com excesso de estoque, seu fluxo de caixa ficará desnecessariamente preso ao estoque, quando poderia estar ganhando dinheiro em outras áreas do seu negócio.
Em termos de falta de estoque, não ter um item importante em estoque pode levar à perda de vendas de clientes, atrasos em projetos importantes, custos de remessa acelerados e muitas outras implicações de custo relacionadas.
Lealdade do consumidor
Atender a demanda do consumidor de forma rápida, eficiente e confiável é um dos pilares da criação de fidelidade do cliente. Os clientes precisam confiar em você, para que possam dar à sua empresa o retorno. Dessa forma, o gerenciamento de estoque ajuda a garantir que você tenha o estoque certo disponível no momento certo.
Se os consumidores não conseguirem o que precisam de você em tempo hábil, é muito provável que procurem em outro lugar. Boas ferramentas de planejamento e gerenciamento de estoque são essenciais para os níveis de atendimento.
Aumente a Eficiência e a Produtividade
Dispositivos de gerenciamento de estoque, como software de controle de estoque e leitores de código de barras, podem afetar drasticamente sua eficiência e produtividade. Estas ferramentas ajudam a mecanizar e automatizar muito o processo de estoque.
Desde acelerar a entrada de estoque até ajudar no PDV (ponto de venda) a reduzir o sistema de estoque após a venda, um excelente sistema de controle de estoque ajuda a garantir que sua equipe seja capaz de gerenciar seu estoque da maneira mais eficiente possível.
Enquanto a contagem manual de estoque, ou auditorias físicas, ainda são fortemente aconselhados a mitigar o risco de encolhimento ou quebra, ter um sistema de controle de estoque automatizado e digital em geral oferece muito mais controle e compreensão de seu negócio e seu estoque.
Além disso, um sistema de gerenciamento de estoque bem executado também auxilia nas decisões operacionais, como layouts de armazéns ou lojas. Assim, os colaboradores poderão realizar o gerenciamento de estoque em uma fração do tempo, permitindo que eles sejam mais produtivos.
? 5 estratégias para desenvolver um estoque inteligente
? Como fazer a gestão de um negócio digital?
Quais são os ramos que podem ser beneficiados com o controle de estoque?
Os sistemas ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) podem fornecer uma visão completa dos pedidos em todos os departamentos, desde vendas até contabilidade e atendimento.
Sendo assim, a compra centralizada reduz a duplicação ao reabastecer o estoque e a capacidade de comprar em grandes quantidades economiza dinheiro. Outros benefícios são abundantes quando você integra seu software de inventário com processos de contabilidade.
Portanto, aproveite os recursos analíticos do software de gerenciamento de inventário para tomar decisões de estoque baseadas em dados. Economize dinheiro reduzindo os custos de estoque e transporte.
Outro ponto em destaque, a avaliação correta do estoque é vital para a transparência financeira. Portanto, um ótimo software de controle de estoque pode oferecer a precisão que sua empresa precisa. Veja abaixo os setores que devem ser beneficiados.
- Compras;
- Vendas;
- Contabilidade;
- Tesouraria;
- Gestão de Estoque;
- Transporte;
- entre outros.
Sabendo de tudo isso, agora ficou fácil de você entender melhor sobre controle de estoque para sua empresa e as formas e benefícios que você terá se trabalhar de modo eficiente e preciso. Por isso, não espere mais para transformar sua organização em um ponto de excelência e despontar entre os concorrentes.