Confira Tudo Sobre o Fluxo de Caixa: Conceito, Importância e Como Fazer
De forma simples e rápida, fluxo de caixa informa onde o dinheiro de sua empresa foi gasto. Fácil não é?! A ideia básica pode até ser de fácil compreensão, porém, para o seu negócio dar certo você precisa ir além e entender que esse conceito será responsável pelos lucros e perdas a partir do movimento de sua empresa.
Sem dinheiro, seu negócio não funciona, seus funcionários deixam de trabalhar e os fornecedores deixarão de enviar o que você precisa para tocar seu negócio, e, acredite ou não, você poderá ficar sem dinheiro enquanto sua empresa é lucrativa.
Pode até parecer estranho esse cenário, não ter um fluxo de caixa controlado faz com que administrar um negócio se torne um desafio impossível, mesmo que sua empresa consiga vender seus produtos ou fechar contratos de serviços.
O fluxo de caixa é muito mais do que saber onde seu dinheiro foi gasto
De forma mais completa, o fluxo de caixa é o controle do dinheiro que está sendo movimentado dentro e fora do seu negócio durante todo o período. Embora às vezes pareça que o fluxo de caixa só vai para um lado, o de fora do negócio, ele flui para os dois lados.
Dinheiro que está vindo de clientes através da compra dos seus produtos ou serviços ou se os clientes não pagarem no momento da compra, parte do seu fluxo de caixa é proveniente de cobranças de contas a receber.
O dinheiro está saindo do seu negócio na forma de pagamentos de despesas, como aluguel ou hipoteca, em pagamentos de empréstimos mensais, impostos e outras contas a pagar.
- Pense no “fluxo de caixa” como uma imagem de sua conta corrente de negócios. Se mais dinheiro está chegando do que saindo, você está em uma situação positiva de “fluxo de caixa” e você tem o suficiente para pagar suas contas.
Porém, se mais dinheiro está saindo do que entrando, você corre o risco de ficar descoberto em sua conta, e você vai precisar encontrar dinheiro para cobrir seus gastos. É por isso que as empresas logo no início de suas operações precisam de capital de giro, na forma de um empréstimo ou linha de crédito, para cobrir a diferença de fluxo de caixa.
A importância do fluxo de caixa
Como não poderia ser diferente, a falta de dinheiro ou a falta de controle dele é uma das principais razões pelas quais as empresas quebram. A expressão “o dinheiro é rei” faz todo sentido, partindo da premissa que com ele você tem uma posição mais estável do negócio e com melhor poder de compra em relação a fornecedores e bancos.
Enquanto você pode pedir dinheiro emprestado para manter seu negócio, esse capital vai lhe oferece maior proteção contra inadimplência ou execuções hipotecárias, por exemplo, porém coloca você em uma posição de risco. Ter dinheiro à mão é fundamental, por isso, o fluxo de caixa indica uma capacidade contínua de gerar e usar dinheiro.
Ao iniciar um negócio
Lidar com problemas de fluxo de caixa é mais difícil quando você está iniciando um negócio. Você tem muitas despesas e o dinheiro está saindo rápido. É possível que nesse período você não tenha vendas ou clientes suficientes para equilibrar o processo do caixa. Será preciso outras fontes temporárias de dinheiro, como através de uma linha de crédito temporária, para levá-lo a uma situação positiva do controle financeiro.
Em um Negócio Sazonal
O fluxo de caixa é particularmente importante para as empresas sazonais, aquelas que têm uma grande flutuação de negócios em diferentes épocas do ano, a exemplo de empresas de férias ou de verão. Administrar o caixa nesse tipo de negócio é complicado, mas isso pode ser feito com organização.
Existe diferença entre Fluxo de Caixa e Lucro?
É possível que o seu negócio tenha lucro, mas não tenha dinheiro?! Como isso pode acontecer? A resposta curta é que o lucro é um conceito contábil, enquanto o dinheiro, como mencionado acima, é apenas o valor da conta corrente do negócio.
De fato, você até pode ter ativos, como contas a receber (dinheiro devido a você pelos clientes), mas se você não puder cobrar o que deve, você não terá dinheiro.
Seu sistema contábil também pode mostrar uma diferença entre dinheiro e lucro. Se o seu negócio é executado na contabilidade de exercício, você reconhece a receita quando a fatura é enviada, mesmo que o cliente não tenha pago. Nesse caso, você pode mostrar um lucro, mas não tem o dinheiro.
Analisar é fundamental
A melhor maneira de acompanhar o fluxo de caixa do seu negócio é gerar um relatório. Uma demonstração de fluxo de caixa examina de forma detalhada a movimentação em dinheiro, neste caso, sua conta corrente de negócios, em diferentes atividades de negócios e aumentos ou reduções em outras contas no balanço patrimonial da empresa. Por exemplo:
O que acontece com dinheiro se um cliente pagar uma conta?
O que acontece com dinheiro se sua empresa comprar suprimentos?
O que acontece com dinheiro se você investir em um ativo?
O que acontece com dinheiro se você pagar um empregado ou um contratado independente?
Às vezes, você pode precisar acompanhar o fluxo de caixa semanalmente, talvez até diariamente para ter uma ideia real do que acontece em seu negócio e desta forma, ter uma real ideia da situação financeira da empresa.
4 razões para dar total prioridade ao seu fluxo de caixa
Se você ainda não estiver convencido sobre a importância do fluxo de caixa para sua empresa, então, para finalizar o artigo, separamos 4 importantes razões para dar prioridade a esse controle.
Uma demonstração de fluxo de caixa impede sua empresa quebrar.
O fluxo de caixa pode ajudá-lo a se concentrar no crescimento futuro do negócio.
As demonstrações de fluxo de caixa fornece indicadores de desempenho (KPIs) vitais para a gestão do negócio.
Demonstrações de fluxo de caixa ajudam nas decisões de financiamento.
- Perceba que o fluxo de caixa será o elemento chave para dar estabilidade ao seu negócio e promover o crescimento futuro da empresa. Com as informações geradas por ele você terá a base para realizar investimentos ou ações assertivas para salvar o empreendimento nos momentos de crise.
Portanto, a dica final do artigo é: “pare tudo e invista tempo no controle do seu fluxo de caixa”. Sua empresa e seus clientes agradecem.
Para saber como realizar a gestão eficiente de sua empresa, conheça a solução de controle financeiro empresarial da OTK Sistemas e inicie agora mesmo a sua jornada rumo ao crescimento do seu negócio.
Compartilhe esse conteúdo: